
Pode estar satisfeito no seu emprego atual ou à procura de uma alternativa à situação em que se encontra. Em qualquer dos cenários, tem o direito – e, por vezes, até é encorajado – a explorar o mercado de trabalho. Talvez por curiosidade: esteve durante muitos anos na mesma empresa ou função e perdeu contacto com as tendências atuais do mercado. Ou poderá tratar-se de uma necessidade mais premente de mudança, por se sentir estagnado, esgotado ou desmotivado no cargo atual.
Seja qual for o caso, participar em entrevistas noutras entidades enquanto se encontra empregado não é motivo de culpa. No entanto, há «regras» que deva respeitar para tomar as decisões corretas, proteger a sua situação atual e, simultaneamente, reforçar a sua imagem perante potenciais empregadores.
Seja seletivo
Se já se encontra empregado, tem uma vantagem significativa: pode escolher. Sem a pressão imediata de garantir o sustento, pode ser mais criterioso em relação às oportunidades que explora. Dedique tempo a avaliar as empresas e funções que mais se ajustam ao seu perfil e objetivos e tenha presente que não é obrigatório comparecer a todas as entrevistas se considerar que a oportunidade não se enquadra na sua visão de futuro.
Seja transparente sobre a sua situação atual
Não há necessidade de esconder o facto de estar empregado; é seu direito explorar novas oportunidades, desde que o faça da forma adequada. Contudo, deve preparar-se para a pergunta inevitável: Porque pretende deixar o cargo atual? Aqui, é fundamental equilibrar honestidade com diplomacia, o que nos leva ao ponto seguinte.
Nunca desvalorize o empregador ou emprego atual
Pode estar insatisfeito por vários motivos: a organização não responde às suas necessidades; existem falhas de comunicação com chefias ou colegas; sente-se desmotivado, sobrecarregado ou sem desafios. Qualquer que seja a situação, não transforme o entrevistador em confidente, esperando que manifeste simpatia. Quando questionado sobre as razões da procura de um novo emprego, refira os aspetos positivos da experiência atual e expresse a sua vontade de desenvolver mais o seu potencial. Desta forma, transmite ao futuro empregador que, se um dia decidir procurar uma nova oportunidade, terá a mesma atitude profissional.
Mantenha a procura em privado
Não partilhe a sua procura de emprego no local de trabalho, mesmo com colegas em quem confia. Se a informação for divulgada, mesmo de forma não intencional, poderá criar uma situação constrangedora com a chefia. Envie candidaturas e CV através de canais privados.
Continue empenhado nas suas funções atuais
É importante que a procura de emprego não interfira com o desempenho profissional. Agende entrevistas fora do horário de trabalho e reserve as candidaturas e pesquisas para o final do dia ou fins de semana. Enquanto mantiver vínculo a um empregador, assegure a qualidade do seu trabalho e cumpra as suas responsabilidades.
Saia de forma respeitosa
Por último, se decidir mudar de função, dê o pré-aviso adequado e procure deixar a organização em bons termos.
Em busca de uma nova oportunidade de progressão profissional? Deixe que o EURES o ponha em contacto com milhões de ofertas de emprego e milhares de empregadores em toda a Europa.
Ligações úteis:
EURES - Things to consider when making a career change
Saiba mais:
Procurar Conselheiros EURES
Condições de vida e de trabalho nos países da rede EURES
Base de dados de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de eventos EURES
Próximos eventos online
A EURES no Facebook
A EURES no X
A EURES no LinkedIn
A EURES no Instagram
Informação detalhada
- Data de publicação
- 7 de outubro de 2025
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Sugestões e Dicas
- Seções relacionadas
- Ajuda e Apoio
- Vida & Trabalho
- Setor
- Accomodation and food service activities
- Activities of extraterritorial organisations and bodies
- Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
- Administrative and support service activities
- Agriculture, forestry and fishing
- Arts, entertainment and recreation
- Construction
- Education
- Electricity, gas, steam and air conditioning supply
- Financial and insurance activities
- Human health and social work activities
- Information and communication
- Manufacturing
- Mining and quarrying
- Other service activities
- Professional, scientific and technical activities
- Public administration and defence; compulsory social security
- Real estate activities
- Transportation and storage
- Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
- Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles