
Como empregador, talvez imagine que cativar os trabalhadores mais jovens seja uma tarefa fácil. No entanto, não poderia estar mais longe da verdade. Sendo a conectividade digital uma constante tão importante nas suas vidas, os jovens da atualidade são muito mais autoconscientes e tal traduz-se no que querem obter do trabalho.
Seguem-se algumas das principais características dos trabalhadores mais jovens:
- elevada valorização de trabalhos determinantes para os valores fundamentais de uma empresa, a sociedade ou as crenças pessoais,
- desagrado por abordagens inflexíveis,
- garantia de tempo pessoal,
- elevado nível de conhecimentos tecnológicos,
- maior propensão em demitir-se se as suas necessidades não forem satisfeitas.
Assim, atrair pessoas mais jovens para a sua marca implica compreender a sua mentalidade e adotar abordagens que sejam apelativas a este grupo demográfico específico. Como o pode fazer?
Repensar as práticas de recrutamento
Os jovens passam muito tempo em linha. Por isso, a melhor forma de os alcançar é através das plataformas digitais. As redes sociais permitem-lhe dar a conhecer a cultura da sua empresa e também publicar ofertas de emprego. De acordo com a investigação, 73 % dos candidatos a emprego entre os 18 e os 34 anos encontraram o seu último emprego através das redes sociais. O recrutamento digital também é rápido e simples, eliminando etapas morosas e complicadas do passado que têm o potencial de desincentivar os candidatos mais jovens.
Promover uma cultura empresarial positiva
Ao analisarem potenciais empregadores, é mais provável que os jovens deem prioridade à cultura do local de trabalho. Para os atrair, deve dispor de uma missão clara, aplicar práticas transparentes e demonstrar um ambiente de trabalho agradável. Além disso, a diversidade, a equidade e a inclusão devem ocupar um lugar de destaque na lista dos seus valores: uma má reputação neste domínio é um grave sinal de alerta.
Proporcionar amplas oportunidades de crescimento
Na sua opinião, os jovens apenas tratam do trabalho o mais rapidamente possível de modo a ficarem livres para fazerem aquilo que realmente lhes interessa? Pense duas vezes. Este grupo está muito centrado no respetivo crescimento: 59 % dos membros da geração do milénio afirmam que as oportunidades de desenvolvimento são extremamente importantes ao ponderar uma oportunidade de trabalho e 87 % consideram que a aprendizagem no local de trabalho é essencial. Os empregadores que dão prioridade ao desenvolvimento profissional e apoiam os seus funcionários na expansão das respetivas competências têm mais probabilidades de reter os funcionários mais jovens.
Apoiar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal
A geração mais jovem defende a saúde e o bem-estar no local de trabalho, e é mais provável sentir-se atraída por ambientes de trabalho que apoiem esses domínios. O equilíbrio entre vida profissional e pessoal pode possuir significados diferentes para pessoas diferentes: algumas podem valorizar um horário de trabalho flexível e a possibilidade de trabalhar à distância, enquanto outras podem apreciar benefícios como seminários de sensibilização para a saúde mental, o acesso a ginásios ou a participação em atividades de desenvolvimento de equipas. Escutar os seus funcionários e agir em conformidade torná-lo-á atrativo aos recrutas mais jovens e permitir-lhe-á conquistar a sua lealdade.
Como empregador que deseja atrair jovens adultos que estão a entrar no mercado de trabalho, reformule o método que utiliza para os abordar e reavalie a sua missão. Uma comunicação clara, uma imagem de marca autêntica e oportunidades de crescimento visíveis são fundamentais para captar o interesse desta geração, e são cruciais para garantir os talentos que impulsionarão a sua organização.
Pretende atrair os melhores talentos? Crie a sua conta de empregador na EURES, pesquise entre mais de um milhão de currículos e prepare-se para conhecer os candidatos mais adequados de toda a Europa. Também pode publicar a sua oferta de emprego.
Ligações relacionadas:
Parlamento Europeu: Emprego dos Jovens
Informações adicionais:
Procurar Conselheiros EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de eventos EURES
Próximos eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no X
A EURES no LinkedIn
A EURES no Instagram
Informação detalhada
- Data de publicação
- 5 de dezembro de 2025
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Sugestões e Dicas
- Tendências de recrutamento
- Juventude
- Seções relacionadas
- Ajuda e Apoio
- Sugestões e Dicas
- Setor
- Accomodation and food service activities
- Activities of extraterritorial organisations and bodies
- Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
- Administrative and support service activities
- Agriculture, forestry and fishing
- Arts, entertainment and recreation
- Construction
- Education
- Electricity, gas, steam and air conditioning supply
- Financial and insurance activities
- Human health and social work activities
- Information and communication
- Manufacturing
- Mining and quarrying
- Other service activities
- Professional, scientific and technical activities
- Public administration and defence; compulsory social security
- Real estate activities
- Transportation and storage
- Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
- Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles