
Agora é mais fácil do que nunca candidatar-se a um emprego: quase todas as novas ofertas de emprego podem ser encontradas em linha, e a candidatura requer apenas alguns cliques. Embora este facto tenha facilitado o processo tanto para os empregadores como para os candidatos a emprego, aumentou significativamente o nível de concorrência, e ter um CV forte já não é o único trunfo. A carta de apresentação deve ajudar a colocar a sua candidatura no topo da lista de seleção.
Na era do recrutamento digital, a carta de apresentação pode parecer um elemento antiquado, mas continua a ser o único aspeto personalizado do processo de pré-entrevista: é nela que o recrutador pode «ouvir» o seu verdadeiro eu, o que pode aumentar as suas hipóteses de passar à fase seguinte. Então, como é que pode preparar a sua carta de apresentação de forma a destacar-se dos restantes candidatos?
Familiarize-se com a empresa e os seus valores
Antes de começar a redigir a sua carta de apresentação, procure saber o máximo possível sobre o cargo, bem como sobre a organização à qual se está a candidatar. Os empregadores querem certamente verificar se é um candidato adequado ao emprego, mas também precisam de ter a certeza de que será uma boa escolha a nível da cultura da organização. Certifique-se de que isto se reflete na sua carta de apresentação, mostrando de que forma os seus pontos fortes específicos e a sua personalidade estão alinhados com a filosofia e os valores da empresa.
Seja conciso e objetivo
A carta de apresentação é o documento onde exprime a sua motivação para se candidatar e mostra a sua aptidão para a função, centrando-se na relação entre o seu perfil e a descrição do cargo e as qualificações exigidas. Esta orientação ajudá-lo-á a limitar-se às informações pertinentes. Evite utilizar demasiados chavões ou expressões de recrutamento, pois isso fará com que a sua carta de apresentação seja apenas mais uma entre muitas outras que seguem a mesma fórmula. O texto não deve exceder três ou quatro parágrafos: esta extensão deve ser suficiente para transmitir os seus pontos principais.
Um modelo único não se adapta a todos os casos
No caso de se candidatar a várias funções, pode ser tentador criar um modelo generalizado que lhe poupará tempo. No entanto, certifique-se de que adapta o conteúdo ao cargo específico a que se está a candidatar. Ganhará pontos extra se descobrir quem é o responsável pela contratação e se se dirigir a ele pessoalmente.
Deve recorrer à ajuda da IA?
Não há como negar. A IA infiltrou-se em muitos aspetos das nossas vidas e não vale a pena fingir que não tem também um papel no recrutamento. No caso da redação de cartas de apresentação, a IA pode ser uma boa ou má opção, dependendo da forma como a utilizar:
O que não deve fazer:
- Introduzir o seu CV numa ferramenta de IA, pedindo-lhe que escreva a carta de apresentação por si, pois obterá um texto que não tem nada da sua personalidade ou, pior ainda, que se assemelha a inúmeros outros. Se redigir uma carta de apresentação totalmente gerada por IA, isso será óbvio para o seu potencial empregador, que muito provavelmente rejeitará a sua candidatura.
O que deve fazer:
- Utilizar ferramentas de IA para o ajudar a compreender melhor a descrição do posto de trabalho e a selecionar as partes que são relevantes para a sua candidatura.
- Utilizar a IA para o ajudar a organizar os seus pensamentos/notas numa estrutura.
Procura mais informações sobre como redigir uma carta de apresentação única? Leia o nosso artigo sobre como destacar-se da concorrência com estas ideias não convencionais de carta de apresentação.
Hiperligações relacionadas:
Criar a sua Carta de Apresentação Europass
Informações adicionais:
Procurar Conselheiros EURES
Condições de vida e de trabalho nos países da rede EURES
Base de dados de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de eventos EURES
Próximos eventos online
A EURES no Facebook
A EURES no X
A EURES no LinkedIn
A EURES no Instagram
Informação detalhada
- Data de publicação
- 19 de setembro de 2025
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Sugestões e Dicas
- Seções relacionadas
- Ajuda e Apoio
- Sugestões e Dicas
- Setor
- Accomodation and food service activities
- Activities of extraterritorial organisations and bodies
- Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
- Administrative and support service activities
- Agriculture, forestry and fishing
- Arts, entertainment and recreation
- Construction
- Education
- Electricity, gas, steam and air conditioning supply
- Financial and insurance activities
- Human health and social work activities
- Information and communication
- Manufacturing
- Mining and quarrying
- Other service activities
- Professional, scientific and technical activities
- Public administration and defence; compulsory social security
- Real estate activities
- Transportation and storage
- Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
- Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles