
Se foi entrevistado(a) para um emprego nos últimos cinco anos, é provável que tenha participado em pelo menos uma entrevista virtual. O processo parece simples e conveniente: permite-lhe estar sentado(a) no conforto da sua casa, não implica custos e tempo de deslocação nem nenhuma logística especial a ter em conta. Conveniente para todos, certo?
Sim e não. Embora o aspeto da conveniência seja certamente verdadeiro, as interações virtuais têm desafios que lhes são próprios. As falhas técnicas e os obstáculos à comunicação impostos por um ecrã são bem conhecidos; além disso, a utilização da Inteligência Artificial (IA) está a introduzir outra dimensão com a qual ainda não estamos plenamente familiarizados.
Inteligência artificial na contratação à distância: amiga ou inimiga?
A IA pode ser um aliado importante para os recrutadores, especialmente durante as fases iniciais do processo de contratação. Os algoritmos poupam muito tempo ao criar uma primeira seleção de candidatos, por vezes entre centenas de candidatos. Se for utilizada durante a entrevista, a IA pode fazer uma seleção inteligente ao analisar outros aspetos para além dos antecedentes e das competências, como identificar indícios não verbais que dizem muito sobre a personalidade de um candidato e sobre a forma como se enquadraria na cultura da empresa.
Para os candidatos, as ferramentas de IA podem ser utilizadas para agendar entrevistas, responder a perguntas sobre questões práticas e oferecer feedback em tempo real, ajudando-os na fase anterior à entrevista. Durante a entrevista, a IA poderá ser menos tendenciosa do que os entrevistadores humanos.
Por outro lado, a IA está, naturalmente, longe de ser «perfeita», o que pode custar às empresas a perda de potenciais bons colaboradores: os candidatos adequados podem ser filtrados antes mesmo de chegarem à fase de interação humana, uma vez que muitas interfaces podem não estar treinadas para olhar para além de elementos específicos. Por exemplo, os gestos das mãos ou as pausas naturais de um discurso podem ser mal interpretados como um indício de má comunicação.
À luz destes parâmetros, como pode proporcionar a si próprio(a) as melhores oportunidades de sucesso na sua entrevista à distância?
Trate-a como uma entrevista presencial
O maior «segredo» para lidar com êxito com entrevistas à distância é provavelmente não as tratar como tal. Por exemplo, o facto de a entrevista com um recrutador ser realizada através de uma câmara não deverá ser motivo para descurar sua aparência, por isso, vista-se da mesma forma como que se fosse para o escritório num dia normal de trabalho.
Além disso, procure saber o máximo que puder sobre a empresa e o cargo ao qual se está a candidatar e dedique algum tempo a preparar as respostas às perguntas mais frequentes em entrevistas. Considere também uma lista de perguntas a fazer ao recrutador, o que demonstrará o seu interesse genuíno na função.
Teste os seus dispositivos tecnológicos
Não há nada pior do que estar bem preparado para uma entrevista, mas depois ter de lidar com uma falha técnica. Para evitar esta situação, verifique a velocidade e a ligação à Internet, bem como o bom funcionamento da câmara e do microfone. É também boa ideia familiarizar-se com a plataforma específica que o recrutador utiliza. Faça uma chamada experimental com um amigo ou familiar para testar tudo.
Prepare-se para a presença da IA
Muitas empresas optam por utilizar a IA na sua primeira ronda de entrevistas. Se o seu primeiro contacto com o recrutador for através de uma plataforma de IA, preste especial atenção à comunicação, que deve ser clara e concisa. Ensaie de antemão para evitar pausas incómodas no discurso e o uso excessivo de frases de preenchimento ou de divagações. O seu tom, ritmo e confiança são muito importantes nestas interações. Agir como se tivesse um recrutador humano à sua frente maximizará as suas hipóteses de passar pelo filtro da IA e de prosseguir para o resto do processo de recrutamento.
Tem interesse em saber como é que os recrutadores utilizam efetivamente a IA em seu benefício? Leia o nosso artigo sobre De que forma a IA pode melhorar o processo de aquisição de talentos.
Hiperligações relacionadas:
5 tips for acing your interview (5 dicas para ter sucesso numa entrevista)
Cinco formas como a IA pode ajudar a sua procura de emprego
Informações adicionais:
Procurar Conselheiros EURES
Condições de vida e de trabalho nos países da rede EURES
Base de dados de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de eventos EURES
Próximos eventos online
A EURES no Facebook
A EURES no X
A EURES no LinkedIn
A EURES no Instagram
Informação detalhada
- Data de publicação
- 11 de setembro de 2025
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Sugestões e Dicas
- Tendências de recrutamento
- Seções relacionadas
- Ajuda e Apoio
- Sugestões e Dicas
- Setor
- Accomodation and food service activities
- Activities of extraterritorial organisations and bodies
- Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
- Administrative and support service activities
- Agriculture, forestry and fishing
- Arts, entertainment and recreation
- Construction
- Education
- Electricity, gas, steam and air conditioning supply
- Financial and insurance activities
- Human health and social work activities
- Information and communication
- Manufacturing
- Mining and quarrying
- Other service activities
- Professional, scientific and technical activities
- Public administration and defence; compulsory social security
- Real estate activities
- Transportation and storage
- Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
- Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles