Ao fazer corresponder os empregos aos candidatos adequados, é prática comum ter especialmente em conta a forma como o percurso académico e a formação de uma pessoa se coadunam com as exigências da função. Ultimamente, tanto os recrutadores como os candidatos a emprego têm vindo a aperceber-se de que, embora os conhecimentos técnicos sejam importantes, o sucesso profissional depende de outro conjunto de competências, a saber, as competências sociais e comportamentais.
O que são competências sociais e comportamentais?
Ao contrário das competências técnicas, que são adquiridas através de uma formação estruturada e são muito específicas de um posto de trabalho (por exemplo, design gráfico, redação publicitária, análise de dados, gestão de projetos), as competências sociais e comportamentais estão relacionadas com traços de carácter e aptidões interpessoais. Incluem, por exemplo, o pensamento crítico, a resolução de problemas, o trabalho em equipa, a inteligência emocional, a negociação, a empatia, a gestão do tempo e a flexibilidade.
No início deste ano, o LinkedIn publicou a sua lista de competências mais procuradas para 2024. Sem surpresa, a comunicação ocupa um lugar de destaque no topo da lista, seguida do serviço ao cliente e da liderança. Nenhuma destas competências é específica de uma função, mas todas elas são cruciais em todos os setores. Por esse motivo, irão certamente beneficiar a sua carreira se tirar tempo para as aperfeiçoar.
Por que razão são importantes as competências sociais e comportamentais?
Um relatório de investigação da Deloitte prevê que, até 2030, 63 % de todos os postos de trabalho passarão a incluir funções relacionadas com as competências sociais e comportamentais, destacando a procura cada vez maior das mesmas. Porquê?
O mercado de trabalho tornou-se muito competitivo. Há muitas transições em curso, como a transição ecológica e digital, e novos caminhos para percorrer, como o trabalho híbrido ou à distância. Para se ter sucesso em tempos tão voláteis, é necessário um equilíbrio adequado entre as competências técnicas e as competências sociais e comportamentais. E dado que as primeiras são fáceis de adquirir através de estudos formais, são as segundas que farão com que se destaque num mar de pessoas com formação semelhante.
Como desenvolver as suas competências sociais e comportamentais?
A «formação» em competências sociais e comportamentais baseia-se na proatividade e na iniciativa, o que torna a sua prossecução uma competência social e comportamental em si mesma. Eis algumas formas de melhorar o seu perfil geral de competências sociais e comportamentais:
- Treine a sua capacidade de comunicar com clareza. Uma comunicação eficaz (verbal e escrita) é a pedra angular de todas as competências sociais e comportamentais.
- Torne-se um ouvinte ativo. Procure compreender a perspetiva da outra pessoa, mesmo que não concorde com ela. (Será ainda melhor se conseguir não formular uma resposta na sua mente enquanto as pessoas estão a falar).
- «Reescreva» a sua história. Se sempre se considerou uma pessoa introvertida, aceite ir a mais eventos sociais. Se considera que não tem jeito com as palavras, peça para contribuir para um relatório escrito. Saia da sua zona de conforto e desafie os pressupostos que tem sobre si.
- Resolva os conflitos de forma profissional. Concentre-se em encontrar uma base comum em vez de atribuir culpas ou levar as coisas a peito.
- Mantenha uma atitude positiva e dinâmica. É especialmente importante quando se faz parte de uma equipa. Concentre-se na solução em vez de ficar a remoer no problema.
- Comprometa-se com a aprendizagem ao longo da vida. Há imensos recursos disponíveis em linha, por exemplo, plataformas de formação como a Udemy e a Coursera, ou mesmo vídeos passo a passo no YouTube sobre todos os temas que possa imaginar. A melhoria é um processo contínuo; continue!
Pode também ler este artigo da EURES para obter mais informações sobre as competências sociais e comportamentais específicas que impulsionarão a sua carreira.
Ligações relacionadas:
Competências de IA para o futuro: Um guia para a melhoria de competências na era digital
Informações adicionais:
Pesquisar Conselheiros EURES
Condições de vida e de trabalho nos países da rede EURES
Base de dados de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de eventos EURES
Próximos eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no X
A EURES no LinkedIn
A EURES no Instagram
Informação detalhada
- Data de publicação
- 26 de setembro de 2024
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Sugestões e Dicas
- Seções relacionadas
- Sugestões e Dicas
- Setor
- Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services