Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia5 de maio de 2022Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão4 min de leitura

Como promover um bom equilíbrio entre a vida profissional e familiar para os trabalhadores depois da pandemia de COVID-19

Quando o escritório se torna parte do domicílio, a distinção entre o trabalho e o tempo pessoal pode tornar-se pouco clara. Aqui, oferecemos os nossos melhores conselhos aos empregadores sobre a promoção de um equilíbrio saudável entre a vida profissional e familiar dos trabalhadores depois da pandemia de COVID-19.

How to promote a good work-life balance for employees post-COVID-19

No rescaldo da mudança forçada para o trabalho híbrido e remoto provocada pela pandemia de COVID-19, o trabalho no domicílio passou a ser, para muitas pessoas, o novo normal. Muitas vezes, as vantagens superam os aspetos negativos: ausência de custos de deslocação, maior independência e ênfase na produtividade durante o horário de trabalho. Tudo isto, acrescido da vantagem de não ter de ficar parado no trânsito ou pagar pelos transportes públicos, pode acrescentar horas ao tempo livre dos trabalhadores, sem pôr em causa a sua produtividade.

Contudo, é importante lembrar que o trabalho no domicílio também pode ter impactos negativos. Ao seguir estas dicas, pode ajudar os seus colaboradores a desfrutar dos benefícios do trabalho remoto, sem comprometer o equilíbrio entre a vida profissional e familiar.

  1. Dar o exemplo

Muitos trabalhadores sentem que se espera que trabalhem mais horas quando trabalham a partir de casa. Isto porque frequentemente não têm uma hora de «saída» determinada, como acontece no escritório. Por conseguinte, é importante que quem ocupa posições de liderança dê o exemplo e termine o trabalho a uma hora adequada, encorajando os outros trabalhadores a fazer o mesmo e a concluir as tarefas no fim do dia de trabalho. Também pode definir e comunicar horários específicos em que os seus funcionários devem e não devem enviar e-mails e sugerir que, se trabalharem fora desses horários, devem recorrer à entrega retardada desses e-mails, a fim de respeitarem o horário de trabalho dos seus colegas. Estabelecer limites adequados e respeitar o seu tempo pessoal e o tempo pessoal uns dos outros desta forma ajudá-los-á a evitar o esgotamento a longo prazo.

  1. Fornecer equipamento adequado

Se utilizarem o seu computador privado para trabalhar, os trabalhadores poderão ter dificuldade em manter as atividades pessoais e de trabalho separadas (por exemplo, continuarão a receber notificações relacionadas com o trabalho fora do horário de trabalho). Isto pode afetar a capacidade de «desligar» e descontrair. Para evitar problemas desta natureza, forneça computadores portáteis e outros equipamentos profissionais importantes (por exemplo, auscultadores, rato, teclado) a todos os funcionários.

Em 2021, a Royal Society for Public Health (RSPH) verificou que 48 % dos trabalhadores inquiridos que trabalhavam sentados num sofá ou no quarto declararam que tinham problemas musculoesqueléticos. Além de fornecer o equipamento técnico necessário, considere se pode proporcionar outro equipamento que ajude a evitar estes problemas – um suporte para o computador portátil que mantenha o ecrã ao nível dos olhos, uma cadeira ou uma secretária, por exemplo. Isto ajudará os trabalhadores a manter uma boa postura quando trabalham a partir de casa, reduzindo a possibilidade de lesões.

  1. Criar uma divisão entre trabalho e vida familiar

Muitas pessoas em teletrabalho não dispõem de espaço para um escritório e trabalham num quarto ou na sala de estar. Essa falta de um espaço de trabalho distinto pode ter impactos psicológicos reais. Entre os trabalhadores inquiridos no âmbito do relatório da RSPH, 56 % dos que trabalhavam a partir de casa declararam ter dificuldade em desligar após o trabalho.

Para ajudar a criar uma separação mais definida entre a vida profissional e a vida pessoal, incentive os trabalhadores a porem de lado o equipamento de trabalho (sempre que possível) quando terminarem o trabalho. Isto criará o espaço físico e psicológico de que precisam para se desligarem e para se prepararem para o dia seguinte. Partindo desta base, também pode organizar uma formação específica sobre como criar um ambiente de trabalho saudável no domicílio, para os ajudar na adaptação eficaz ao trabalho depois da pandemia de COVID-19.

  1. Oferecer horários de trabalho flexíveis

Um dia de trabalho flexível (com um número de horas de trabalho definido e a liberdade de escolher o início e o termo) pode ajudar os trabalhadores a equilibrar os compromissos fora do trabalho, como a assistência a crianças ou as consultas médicas. Esta abordagem pode também aumentar a produtividade das empresas multinacionais, uma vez que os trabalhadores que trabalham em diferentes fusos horários podem planear a conciliação dos seus horários sem regularmente terem de fazer horas extraordinárias ou de trabalhar durante a noite, arriscando-se a sofrer um esgotamento.

Para obter mais informações sobre como apoiar os trabalhadores depois da pandemia de COVID-19, consulte o nosso artigo sobre «Como promover o bem-estar entre os trabalhadores depois da COVID-19».

 

Ligações relacionadas:

Impacto mental e físico do teletrabalho na saúde durante a COVID-19

Como promover o bem-estar entre os trabalhadores depois da COVID-19

 

Mais informações:

Jornadas Europeias do Emprego

Pesquisar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Informação detalhada

Tópicos
  • Negócios / Empreendedorismo
  • Sugestões e Dicas
Seções relacionadas
Setor
  • Accomodation and food service activities
  • Activities of extraterritorial organisations and bodies
  • Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
  • Administrative and support service activities
  • Agriculture, forestry and fishing
  • Arts, entertainment and recreation
  • Construction
  • Education
  • Electricity, gas, steam and air conditioning supply
  • Financial and insurance activities
  • Human health and social work activities
  • Information and communication
  • Manufacturing
  • Mining and quarrying
  • Other service activities
  • Professional, scientific and technical activities
  • Public administration and defence; compulsory social security
  • Real estate activities
  • Transportation and storage
  • Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
  • Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.