Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
  • Notícia
  • 12 de junho de 2024
  • Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
  • 3 min de leitura

Da Roménia para a Áustria: como um trabalhador de pedreira mudou de país para obter um novo emprego

Quando Adrian Sinescu teve de ir trabalhar para o estrangeiro, dirigiu-se à EURES Roménia para obter aconselhamento. Em fevereiro de 2024, ele e a família mudaram-se para Kindberg, na Áustria, onde já fizeram amigos e começaram a aprender a língua.

Romania to Austria: how one quarry worker moved country for a new job
Photo credit: Sebastian Onaca

Adrian Sinescu mudou-se da Roménia para a Áustria com a família em busca de trabalho. Vivem agora no município de Kindberg, onde já se estão a integrar e a fazer amigos.

Adrian, de 38 anos, é casado e tem uma filha de três anos. Até ao ano passado, a família vivia em Aleșd, na Roménia, onde Adrian trabalhava como explorador de pedreira para uma empresa de produção de cimento. Mas quando perdeu o emprego, teve dificuldade em encontrar trabalho na Roménia. «Quando estava à procura de emprego, encontrei um anúncio que descrevia as atividades que eu também tinha realizado no meu antigo emprego – só que era na Áustria», afirma Adrian. «Tinha ouvido dizer que a Áustria era um bom lugar para viver, seguro e com belas paisagens de montanha. Falei com a minha mulher e escrevemos uma lista de vantagens e desvantagens.»

Tempo de agir

O próximo passo era encontrar um emprego, por isso Adrian começou a pesquisar na rede EURES, bem como em sítios Web de emprego em linha. Não tardou muito até encontrar uma vaga e visitar a Áustria para uma entrevista, na qual foi bem-sucedido.

O seu novo empregador e amigos locais ajudaram a família a encontrar um apartamento com uma renda adequada, para o qual Adrian se mudou no final de fevereiro de 2024. Depois de mobilar a nova casa, a família juntou-se-lhe cerca de três semanas depois. A vida na Áustria, refere Adrian, é «em alguns aspetos mais complicada e mais cara do que na Roménia, mas noutros aspetos é muito mais prática». Aprecia, em particular, os limites de velocidade para os automóveis e o facto de as crianças entre os 10 e os 12 anos precisarem de licença para andar de bicicleta.

Adrian está a fazer progressos na aprendizagem do alemão com a ajuda de colegas e amigos. «Este é um dos maiores desafios, mas também uma das razões pelas quais quisemos vir, para podermos aprender mais facilmente a língua», afirma. «Gosto de aprender línguas e de poder comunicar com pessoas de diferentes nacionalidades.»

A ajuda da EURES

George Bumbeneci, conselheiro EURES da Agência Nacional de Emprego (ANOFM) em Bucareste desde 2017, é agora o contacto nacional para o regime do sistema de mobilidade específica (SME) na Roménia e trabalha com a Suécia, o parceiro principal, na aprovação das candidaturas. George aconselhou Adrian sobre a EURES e a ajuda que podia receber através do SME. «Quando ajudamos alguém com uma candidatura, e depois com a entrevista, a recolocação, talvez com a família, e com o curso de línguas, isso é todo um processo e ficamos muito envolvidos», afirma. «Começamos a estabelecer uma ligação com a pessoa e, no final, quando recebemos a resposta positiva dos nossos parceiros a dizer que a candidatura foi aprovada, isso faz-nos sentir muito bem.»

Adrian afirma estar «muito satisfeito» com os conselhos que recebeu dos conselheiros EURES em três países — Roménia, Alemanha e Áustria. Através do SME EURES, recebeu orientação para a mudança, apoio financeiro e ajuda prática para preparar um CV em língua alemã.

Conclui: «Estamos muito felizes com o facto de, apesar de termos deixado muitos amigos no nosso país, termos feito novos amigos desde que chegámos. Para quem está a pensar mudar-se para a Áustria, ou para qualquer outro lugar, o meu conselho é que calcule bem os custos, os multiplique por cerca de quatro e adote uma atitude positiva para facilitar a transição. Não se esqueçam de que, se não puderem alterar uma situação, podem pelos menos mudar a vossa perspetiva sobre ela e será melhor assim.»

Saiba mais sobre viver e trabalhar na Áustria e na Roménia.

 

Ligações relacionadas:

Programa específico de mobilidade EURES

Viver e trabalhar na Áustria

Viver e trabalhar na Roménia

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no X

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
  • Caixa de ferramentas da UE para mobilidade
  • Formação EURES
  • Sugestões e Dicas
  • Notícias internas da EURES
  • Notícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidade
  • Notícias/relatórios/estatísticas
  • Tendências de recrutamento
Seções relacionadas
Setor
  • Mining and quarrying

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.