
Quer seja um agente imobiliário residente em França quer um químico na Eslovénia, é provável que enfrente o mesmo problema: há demasiadas pessoas nas respetivas profissões a competir por um número limitado de empregos.
Os desequilíbrios laborais na Europa estão a aumentar, como destaca o mais recente relatório da Autoridade Europeia do Trabalho. Atualmente, 24 países enfrentam excedentes e 29 enfrentam escassez. Significa isto que algumas profissões podem estar «superlotadas» num determinado país, dificultando que os candidatos a emprego consigam encontrar trabalho devido à concorrência. Também pode querer dizer que há muito poucas pessoas disponíveis numa determinada área, deixando muitas vagas por preencher e vários setores com falta de pessoal.
Desbloquear o potencial de correspondência transnacional na Europa
Os cenários acima referidos têm um impacto significativo não só na economia mas, sobretudo, na vida das pessoas. Os desequilíbrios do mercado de trabalho afetam todas as pessoas, mas alguns grupos têm uma situação mais grave do que outros. A maioria das mulheres trabalhadoras, por exemplo, encontra-se em profissões com excesso de oferta, tal como os jovens. Não só esta situação é desencorajadora, como também prejudica as suas perspetivas de carreira a longo prazo.
Para contrariar esta situação, a rede EURES está a dar prioridade ao apoio à mobilidade além-fronteiras. O que significa isto na prática? Com o apoio da EURES, os candidatos a emprego num país onde uma determinada profissão apresenta excesso de oferta têm a oportunidade de se ligar a empregadores noutro país onde a mesma profissão está em falta.
Por exemplo, o relatório identificou uma escassez de canalizadores na Irlanda, enquanto essa profissão apresenta excesso de oferta em Espanha; assim, os canalizadores espanhóis podem explorar oportunidades de emprego na Irlanda, onde as suas competências podem ser mais facilmente integradas.
Ao incentivar a mobilidade entre regiões com excesso de oferta e regiões com escassez, reduz-se a pressão dos mercados de trabalho locais e as possibilidades aumentam para as pessoas encontrarem trabalho significativo no setor no qual receberam formação.
Ferramenta digital abre novas possibilidades de mobilidade transfronteiriça
O painel de indicadores de escassez e excedentes da EURES permite-lhe verificar situações de escassez e excedente por país, profissão e ano. As pessoas podem explorar os dados e, depois de identificarem o país ou países onde os seus serviços são mais urgentemente necessários, podem filtrar a sua pesquisa de emprego em conformidade ou contactar um conselheiro EURES para obter mais informações e assistência.
De um modo geral, a UE oferece um grande privilégio aos seus cidadãos: a livre circulação de pessoas e de competências entre os 27 Estados-Membros. Contando com a ajuda de tecnologias baseadas em dados para direcionar os talentos para onde são mais necessários, a rede EURES ajuda a explorar grandes possibilidades que podem transformar a vida das pessoas.
Leia mais sobre a situação atual dos desequilíbrios do mercado de trabalho na Europa no nosso artigo Qual é o ponto de situação sobre a escassez e os excedentes de mão de obra na Europa?
Ligações relacionadas:
EURES Shortages and surpluses dashboard 2024 [Painel de indicadores de reduções e excedentes EURES 2024]
Informações adicionais:
Procurar Conselheiros EURES
Condições de vida e de trabalho nos países da rede EURES
Base de dados de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de eventos EURES
Próximos eventos online
A EURES no Facebook
A EURES no X
A EURES no LinkedIn
A EURES no Instagram
Informação detalhada
- Data de publicação
- 18 de julho de 2025
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Notícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidade
- Tendências de recrutamento
- Seções relacionadas
- Serviços EURES
- Sugestões e Dicas
- Informações sobre o mercado de trabalho
- Setor
- Accomodation and food service activities
- Activities of extraterritorial organisations and bodies
- Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
- Administrative and support service activities
- Agriculture, forestry and fishing
- Arts, entertainment and recreation
- Construction
- Education
- Electricity, gas, steam and air conditioning supply
- Financial and insurance activities
- Human health and social work activities
- Information and communication
- Manufacturing
- Mining and quarrying
- Other service activities
- Professional, scientific and technical activities
- Public administration and defence; compulsory social security
- Real estate activities
- Transportation and storage
- Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
- Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles