Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia26 de junho de 2017Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão4 min de leitura

O que fazer e o que evitar ao criar uma empresa – entrar no jogo

Criar uma empresa requer uma mentalidade competitiva e tem muito a ver com a gestão de uma equipa desportiva de sucesso. Vamos, pois, ao fundo da questão!

Do's and don'ts when starting a business – get in the game

Andreas Fruth é cofundador e diretor do Global Savings Group, que opera em cerca de 25 países. Em 2012, juntamente com Gerhard Trautmann e Adrian Renner, Andreas fundou a CupoNation, a principal plataforma de cupões em linha do grupo. Há pouco tempo, conversámos com ele para obter algumas dicas sobre o que fazer quando criamos a nossa própria empresa.

Atreva-se a entrar no jogo

Sentado no vestiário, está pronto para entrar na sua primeira competição enquanto jogador profissional de futebol, voleibol ou hóquei. É o momento para o qual tem trabalhado há vários anos; o resultado de inúmeras horas de recapitulação e de prática. Acredita em si mesmo, mas isso não significa que não sinta as pernas a fraquejarem. Ao entrar em campo, não há onde se esconder.

Pode sentir-se exatamente o mesmo ao criar uma empresa. Mesmo que a sua ideia seja ótima e as suas competências excelentes, nunca se sentirá totalmente pronto para arrancar. E se estiver à espera do «momento certo», está sujeito a ficar eternamente à espera. Atreva-se a entrar no jogo!

Não ignore opiniões

Tem alguns bons jogos no seu currículo? A sua técnica desorientou um jogador mais experiente? Sabe tão bem! Então, porque será que o seu treinador está a dificultar-lhe tanto os treinos?

Porque você é ainda um «trabalho em curso». Quando deixar de pensar assim, bem que se pode reformar. Se não consegue lidar com opiniões construtivas, não alcançará todo o seu potencial.

O mesmo acontece nas empresas. Deve ouvir as pessoas com experiência. Quando lhe dão conselhos, tenha em consideração o facto de que eles «estiveram lá, passaram pelo mesmo». É fácil ficar na defensiva, mas ouvi-los pode ditar a passagem da sua empresa para o próximo nível.

Encontre os jogadores certos

Assistimos a isto todos os dias: os treinadores de futebol titubeando ao longo das entrevistas. «Porque perderam o jogo? Por que razão a equipa não está a apresentar resultados?» Falarão, frequentemente, de táticas e do seu roteiro para o sucesso, mas, e se as táticas não forem o problema? E se for a conjugação do roteiro com as pessoas que o acompanham no projeto?

O treinador precisa dos jogadores certos nas posições certas – e o mesmo acontece com as empresas. Sem isso, o seu roteiro pode ser o melhor do mundo e ainda assim fracassar. Isso não significa que deva procurar a excelência para cada posição; por vezes, é igualmente importante identificar o potencial. O desenvolvimento de pessoas é um fator importante na criação de uma empresa.

Procure além-fronteiras

Por vezes, é preciso ir ao estrangeiro procurar o jogador certo para uma determinada posição. Aquele que fará com que tudo se encaixe.

A contratação de trabalhadores de outros países traz muitas dessas mesmas vantagens. Todos temos recursos diferentes para trazer para o campo de jogos, consoante a nossa origem; e se estiver interessado em singrar num país que não o seu, convém investir em trabalhadores que conhecem a cultura.

Não se esqueça de motivar

Alguns treinadores podem ter as competências de um jogador de xadrez quando se trata de criar um roteiro para o sucesso, mas não conseguem motivar a sua equipa. Gastam milhões nos jogadores certos, para depois verem tudo a desmoronar-se à frente dos seus olhos.

Se não for um motivador, tenha a ousadia suficiente para o admitir. E contrate alguém que o seja. Os trabalhadores precisam de acreditar na empresa tal como o empreendedor acredita, e não se pode esperar que quem não está devidamente motivado tenha um desempenho eficaz.

Conheça bem a concorrência

Porque será que, por vezes, as pequenas equipas de amadores superam os profissionais? Complacência e falta de preparação.

Se não sabe quem é o seu adversário, não faz ideia do que é preciso para ganhar o jogo. É importante respeitar os seus adversários. O que estão a fazer corretamente? O que estão a fazer de errado? Como beneficiar disso? Conhecer os pontos fortes e fracos dos concorrentes pode constituir um importante fator para o seu êxito ou fracasso.

Não acredite que irá ganhar sempre

Toda a gente perde de vez em quando. Culpar quem está à sua volta, sejam os jogadores ou o árbitro, não o leva a lado nenhum.

Aprenda com esta lição! Não se limite a conhecer a concorrência... Conheça a sua empresa. Deixe que os erros sejam motivação para o crescimento. Ganhar não é fácil, nem deve sê-lo. Aprender com o fracasso torna-o mais competente da próxima vez. Não se trata de ganhar todos os jogos; trata-se de, com o tempo, passar para a liderança. Mas, primeiro, o mais importante: entre no jogo!

 

Hiperligações relacionadas:

Global Savings Group

CupoNation

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um Conselheiro EURES.

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

A EURES no Google+

Informação detalhada

Tópicos
  • Negócios / Empreendedorismo
  • Notícias externas EURES
  • Sugestões e Dicas
  • Juventude
Seções relacionadas
Setor
  • Accomodation and food service activities
  • Activities of extraterritorial organisations and bodies
  • Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
  • Administrative and support service activities
  • Agriculture, forestry and fishing
  • Arts, entertainment and recreation
  • Construction
  • Education
  • Electricity, gas, steam and air conditioning supply
  • Financial and insurance activities
  • Human health and social work activities
  • Information and communication
  • Manufacturing
  • Mining and quarrying
  • Other service activities
  • Professional, scientific and technical activities
  • Public administration and defence; compulsory social security
  • Real estate activities
  • Transportation and storage
  • Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
  • Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.