
Crie canais de comunicação regulares
A comunicação regular entre os trabalhadores e os seus superiores hierárquicos é crucial para detetar sinais precoces de esgotamento profissional. Certifique-se de que os superiores hierárquicos e os trabalhadores têm reuniões semanais para debater e abordar o volume de trabalho e o stress.
Faça uma gestão razoável da carga de trabalho
Certifique-se de que os superiores hierárquicos se mantêm atentos ao volume de trabalho da sua equipa, assegurando que é repartido de forma equitativa e dentro de níveis razoáveis.
Faça com que os trabalhadores se sintam à vontade para estabelecer limites
Alguns trabalhadores têm dificuldade em recusar o trabalho ou em pedir prorrogações dos prazos quando têm muitas tarefas em mãos. Podem mesmo pensar que poderão ter problemas com os seus superiores hierárquicos se se recusarem a assumir uma tarefa. Quando os trabalhadores estão a trabalhar na máxima capacidade e recebem trabalho extra, devem sentir-se seguros para dizer «não» e pedir apoio aos seus superiores hierárquicos.
Ofereça horários de trabalho flexíveis
O horário de trabalho fixo pode não ser ideal para todos os seus trabalhadores. Muitas vezes, podem entrar em conflito com outros compromissos, como, por exemplo, ir buscar as crianças à escola ou cuidar de um membro da família mais velho. Ao oferecer horários de trabalho flexíveis, contribui para melhorar o equilíbrio entre a vida profissional e a vida familiar dos seus trabalhadores e, consequentemente, reduzir o stress e o esgotamento profissional.
Incentive o trabalho em equipa
As pessoas que trabalham em silos ou sozinhos são mais propensas a sentir stress e esgotamento no trabalho. Incentivar o trabalho em equipa entre os trabalhadores reduz a carga de trabalho, diminuindo o stress no local de trabalho.
Disponibilize recursos para lidar com o esgotamento no trabalho
Pode ter tomado muitas medidas para evitar o esgotamento profissional, mas, inevitavelmente, alguns dos seus trabalhadores podem ficar sobrecarregados com o stress. Isto não faz mal, uma vez que cada pessoa tem uma resiliência diferente e, por vezes, o esgotamento é alimentado por questões nas suas vidas pessoais. Discuta com o seu responsável dos recursos humanos quais os recursos que devem ser desenvolvidos e disponibilizados para as pessoas que sofrem de esgotamento profissional. Estes podem incluir linhas de apoio no domínio da saúde mental, programas de assistência, contactos de terapeutas e regimes de redução da carga de trabalho.
Introduza os dias de saúde mental
Muitas empresas oferecem aos seus trabalhadores um determinado número de dias de saúde mental por ano. Estes são dias de folga que os trabalhadores podem tirar, sem perguntas, sempre que se sentem sobrecarregados com o trabalho.
Incentive os trabalhadores a utilizarem todas as suas férias anuais
Os trabalhadores devem ser incentivados a utilizarem todos os seus dias de férias anuais. Isto pode ser feito reduzindo o número de dias que as pessoas podem «transitar» para o ano seguinte e instando as pessoas a ausentarem-se durante períodos menos movimentados.
Recompense o sucesso (e faça-o de forma justa)
Muitas vezes, os trabalhadores podem sentir-se esgotados quando não obtêm reconhecimento pelo seu trabalho árduo e pelas suas realizações, especialmente se considerarem que os superiores hierárquicos não estão a dar os devidos elogios. Certifique-se de que os seus superiores hierárquicos acompanham as realizações das suas equipas e concedem crédito nos casos em que o crédito é devido.
Todos nós já tivemos este problema - vamos numa viagem de trabalho e quando regressamos deparamo-nos com uma caixa de e-mails cheia de mensagens não lidas e tarefas pendentes. Aprenda a manter-se produtivo ao viajar em trabalho
Ligações relacionadas:
Como se manter produtivo ao viajar em trabalho
Informações adicionais:
Procurar Conselheiros EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de eventos EURES
Próximos eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
Informação detalhada
- Data de publicação
- 12 de junho de 2023
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Negócios / Empreendedorismo
- Sugestões e Dicas
- Seções relacionadas
- Ajuda e Apoio
- Sugestões e Dicas
- Setor
- Accomodation and food service activities
- Activities of extraterritorial organisations and bodies
- Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
- Administrative and support service activities
- Agriculture, forestry and fishing
- Arts, entertainment and recreation
- Construction
- Education
- Electricity, gas, steam and air conditioning supply
- Financial and insurance activities
- Human health and social work activities
- Information and communication
- Manufacturing
- Mining and quarrying
- Other service activities
- Professional, scientific and technical activities
- Public administration and defence; compulsory social security
- Real estate activities
- Transportation and storage
- Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
- Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles