Ir para o conteúdo principal
Logotipo
EURES (EURopean Employment Services)
  • Notícia
  • 7 de novembro de 2025
  • Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
  • 4 min de leitura

Uma professora de educação infantil mudou-se de Espanha para a Alemanha com o apoio da EURES.

A EURES ajuda os candidatos a emprego a mudar de país para poderem trabalhar noutros países europeus. A professora espanhola Mireia Bertran mudou-se para a Alemanha para trabalhar num jardim de infância.

An early years teacher moved from Spain to Germany with support from EURES
Image courtesy of Mireia Bertran

Mireia estava a trabalhar como professora de educação infantil em Espanha quando começou a pensar em mudar-se para outro país europeu à procura de um salário melhor e de melhores condições de trabalho. Quando decidiu seguir a ambição de longa data de se mudar para o estrangeiro, a jovem professora de 26 anos descobriu que havia muitas oportunidades.

«Sempre gostei da ideia de viver no estrangeiro», afirma Mireia. «Sempre gostei da ideia de trabalhar nos Países Baixos, na Dinamarca ou na Alemanha. A minha avó viveu na Alemanha durante algum tempo e falou-me um pouco sobre a sua experiência, e eu pensei: “Ok, eu quero fazer o mesmo”.»

Mireia participou nos Regimes de Mobilidade Específicos (TMS) da EURES, que oferecem apoio prático e financeiro dos serviços nacionais de emprego a pessoas que procuram trabalho, formação ou estágios noutro país da UE, na Noruega ou na Islândia. Neste caso específico, Mireia participou no programa «Bem-vindos ao Jardim de Infância» no âmbito dos TMS da EURES, que a ajudou a frequentar um curso intensivo de alemão em linha com a duração de quatro meses antes de partir, através do prestador de cursos de línguas Humboldt em Barcelona.

Ela mudou-se para a Alemanha integrando um grupo de 14 professores, apoiados por dois mentores que falavam alemão e espanhol da Caritas em Hanôver, uma filial local da maior associação de assistência social da Alemanha. Eles encontraram empregos para os novos professores recrutados e orientaram-nos nas formalidades administrativas necessárias para trabalhar na Alemanha.

Atualmente, Mireia trabalha num jardim de infância numa aldeia perto de Hanôver, onde continua a estudar alemão para obter a certificação completa. Ela conta que, quando chegou, o facto de ter de usar a nova língua constantemente foi um desafio, já para não falar do clima e da cultura, que eram muito diferentes dos da sua terra natal. «No início foi realmente assustador e não foi fácil. Mas, a longo prazo, vale muito, muito, muito a pena. Por isso, recomendo mesmo.» E acrescenta: «Estou muito feliz com o trabalho e agora consigo ver-me a ficar aqui e viver no estrangeiro.»

O programa «Bem-vindos ao Jardim de Infância»

A especialista sénior e consultora da EURES na Bundesagentur für Arbeit, Marianne Perrin, afirma que a organização trabalha como parte da rede EURES — e principalmente com a EURES Espanha — para recrutar e colocar educadores da primeira infância na Alemanha, com uma variedade de apoios.

«Quase todas as fases importantes do programa são apoiadas pelos TMS, desde cursos de línguas e despesas de viagem para efeitos de aprendizagem por observação até despesas relacionadas com a mudança dos candidatos e, por vezes, também dos seus familiares, formação complementar na Alemanha e, se aplicável, também despesas para o reconhecimento das suas qualificações», afirma Marianne. «Uma vez que nós e os empregadores investimos nas qualificações e empregabilidade dos candidatos, esperamos, naturalmente, que eles permaneçam na Alemanha durante muito tempo, o que acontece com a maioria.»

A Caritas de Hanôver coordena o programa «Bem-vindos ao Jardim de Infância» nessa área, recrutando professores espanhóis qualificados para as creches da região e orientando-os no reconhecimento das suas qualificações e na adaptação à vida na Alemanha.

A assistente social da Caritas, Sabrina Heinrich, afirma que, até 2027, o projeto pretende apoiar mais de 30 profissionais internacionais. «O programa revelou-se muito útil», afirma Sabrina. «Contribui significativamente para aliviar a carga de trabalho nas creches, confere um novo impulso profissional ao trabalho educativo e cria perspetivas de carreira a longo prazo na Alemanha para os participantes.»

Os professores tomam conta de grupos de até 25 crianças dos três aos seis anos de idade e conduzem atividades educativas que vão desde a música até ao exercício físico, promovendo o desenvolvimento da linguagem, supervisionando brincadeiras livres e trabalhando com os pais.

Mireia aconselha outras pessoas a seguirem os seus passos. «Penso que é muito interessante conhecer outro modo de vida. Participar num programa que ajuda com os documentos e o idioma é realmente útil. Há muita coisa em jogo e, no início, é difícil dar o primeiro passo.»

Para mais informações, consulte a página Web «Bem-vindos ao Jardim de Infância».

 

Ligações relacionadas:

Bem-vindos ao Jardim de Infância

Viver e trabalhar na Alemanha

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de empregoEURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no X

A EURES no LinkedIn

A EURES no Instagram

Informação detalhada

Tópicos
  • #withEURES
  • Negócios / Empreendedorismo
  • Caixa de ferramentas da UE para mobilidade
  • Formação EURES
  • Sugestões e Dicas
  • Notícias internas da EURES
  • Notícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidade
  • Notícias/relatórios/estatísticas
  • Tendências de recrutamento
  • Juventude
Seções relacionadas
Setor
  • Education

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.