Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia27 de abril de 2023Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão3 min de leitura

Por que razão deve utilizar jornadas de avaliação virtual no processo de contratação

As jornadas de avaliação permitem aos candidatos revelarem muitas competências que as entrevistas tradicionais não permitem. A sua realização em linha evita, contudo, algumas das dificuldades inerentes aos eventos presenciais, apresentando múltiplas vantagens.

Why you should use virtual assessment days in your hiring process

Menos stress para os candidatos

Parte do seu dia de avaliação consistirá em realizar entrevistas individuais, que costumam ser a parte mais difícil do processo de contratação para o entrevistado. Os candidatos podem estar nervosos por causa das viagens, por estarem num espaço desconhecido ou até por terem de manter contacto visual. A entrevista em linha atenua muitas das pressões da entrevista presencial. Por conseguinte, os potenciais colaboradores que estejam nervosos e cujo desempenho fique aquém no modo presencial poderão beneficiar de uma entrevista realizada num espaço mais neutro.

Encontrar os colaboradores com espírito de equipa

As jornadas de avaliação virtual permitem-lhe descobrir os candidatos que trabalham bem com os outros. Na comunicação em linha, é fácil falar por cima das outras pessoas. Por exemplo, um candidato carismático poderá dominar um espaço em linha, não dando aos outros tempo para falar nos debates de grupo. Assim, será interessante observar as interações entre os candidatos nas comunicações virtuais e se se incentivam e se se apoiam mutuamente. Se a sua equipa trabalhar à distância ou em regime híbrido, é especialmente importante fazer uma ideia de como comunica e colabora em linha.

Perceber quem sabe usar tecnologia

Um dia de avaliação virtual é uma forma simples de ver em que medida o seu potencial colaborador consegue trabalhar em linha, independentemente do que tiver escrito no CV sobre as suas competências tecnológicas. O dia será provavelmente constituído por entrevistas, testes e apresentações em linha, pelo que será fácil perceber quem são os candidatos eficazes no trabalho à distância.

Maior facilidade de realização de testes em linha

Se optar por jornadas de avaliação virtual, poderá realizar com facilidade testes e avaliações em linha. Se a função profissional exigir competências num domínio específico, uma jornada de avaliação virtual permite a execução contínua das avaliações e uma forma simples de recolher e processar os resultados. As avaliações virtuais evitam, assim, as complicações dos testes em papel e podem poupar tempo e custos no processo de recrutamento.

Mais inclusivas e adaptáveis à situação sanitária

As jornadas de avaliação virtual não só não são afetadas por eventuais imprevistos causados por pandemias, como também provavelmente aumentarão o número de candidatos. Receberá as candidaturas de pessoas que, de outro modo, não conseguiriam sacrificar o tempo e as despesas de deslocação para uma entrevista pessoal. Além disso, os trabalhadores móveis de outros países terão a possibilidade de participar, o que ajudará a diversificar o leque de candidatos a entrevistar.

Mais respeitadoras do ambiente

A eliminação da necessidade de viajar é fundamental para uma jornada de avaliação virtual ecológica. Se considerar necessidades pessoais adicionais, como restauração, documentos impressos (por exemplo, exames) e equipamento de apresentação, os custos ambientais de um evento presencial aumentam drasticamente, quando poderiam ser evitados por completo na modalidade virtual.

Mais flexíveis

As jornadas de avaliação presencial são geralmente o último passo do processo de recrutamento; o mesmo não é verdade no caso das jornadas de avaliação virtual. A organização da jornada em linha tem a vantagem de ser mais flexível e fácil de planear (não são necessários espaços nem restauração e não há despesas de viagem), bem como de permitir a participação de mais candidatos. Pode até decidir organizar várias jornadas de avaliação virtual para afunilar as suas opções sem elevar os custos.

Uma semana de trabalho mais curta pode tornar a sua equipa mais eficiente? Aqui ficam algumas das razões pelas quais uma semana de trabalho de quatro dias pode ser o futuro para os seus colaboradores.

 

Ligações relacionadas

Poderá uma semana de trabalho de quatro dias ser o futuro para os seus colaboradores?

 

Informações adicionais

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
  • Negócios / Empreendedorismo
  • Sugestões e Dicas
  • Dias de Trabalho/Eventos
  • Tendências de recrutamento
Seções relacionadas
Setor
  • Accomodation and food service activities
  • Activities of extraterritorial organisations and bodies
  • Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
  • Administrative and support service activities
  • Agriculture, forestry and fishing
  • Arts, entertainment and recreation
  • Construction
  • Education
  • Electricity, gas, steam and air conditioning supply
  • Financial and insurance activities
  • Human health and social work activities
  • Information and communication
  • Manufacturing
  • Mining and quarrying
  • Other service activities
  • Professional, scientific and technical activities
  • Public administration and defence; compulsory social security
  • Real estate activities
  • Transportation and storage
  • Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
  • Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.