
Há pouco tempo, os percursos de carreira lineares eram considerados a norma. As pessoas entravam na área escolhida e subiam na carreira até chegar a altura de se reformarem. Este modelo de trabalho está agora ultrapassado; cada vez mais pessoas ousam desafiar os limites que impuseram a si próprias e aventuram-se por caminhos diferentes, quer seja no início ou no final do seu percurso profissional. Há mesmo quem defenda que esta postura é mais benéfica a longo prazo.
Eis alguns aspetos a ter em conta se estiver a ponderar uma mudança de carreira.
Tenha uma estratégia tão clara quanto possível
Antes de partir para qualquer lugar, é preciso ter um destino em mente. Por vezes, a mudança de carreira é desencadeada pelo desejo de seguir um caminho específico; muitas vezes, porém, a pessoa sente que precisa simplesmente de uma mudança.
Nestes casos, reserve algum tempo para fazer algum trabalho de reflexão. Não se centre apenas nas suas competências, mas também nos seus valores, prioridades e aspirações de vida. Tenha uma visão clara de como quer que o próximo capítulo se desenrole: valoriza a flexibilidade, a liberdade, a estrutura? Trabalha bem individualmente ou como parte de uma grande equipa? Estas perguntas permitir-lhe-ão concentrar-se nas carreiras que mais lhe convêm.
Teste as águas, se for possível
Depois de definir um objetivo de carreira, tente experimentar a área escolhida antes de se comprometer totalmente. Poderia começar por trabalhar como freelancer? Voluntário? Acompanhar e observar alguém mais experiente neste setor?
Tenha um plano financeiro sólido em vigor
Um dos fatores mais comuns que dificultam as transições profissionais é a insegurança financeira. Iniciar uma nova carreira pode, por vezes, implicar uma diminuição de rendimentos ou despesas adicionais, como a aquisição de novo equipamento ou a cobertura de custos de formação. Planeie eventuais implicações financeiras com antecedência. Regra geral, idealmente, terá de poupar três a seis meses de despesas de subsistência antes de fazer uma mudança de carreira.
Potencie as suas competências transversais
Mesmo que a mudança que está a iniciar seja radical em comparação com a sua carreira anterior, há certamente competências que podem ser aproveitadas. O pensamento crítico, a adaptabilidade, a resolução de problemas, a organização, a criatividade e a negociação são competências aplicáveis a quase todos os setores. Não se esqueça de as destacar no seu currículo e nas entrevistas e de mostrar de que forma são pertinentes para a área em questão.
Utilize ou expanda a sua rede
Não subestime o poder da sua rede existente para o fazer avançar, mesmo de formas que não sejam imediatamente óbvias. Divulgue que está à procura de uma oportunidade numa nova área. Peça aos seus contactos que o apresentem a outras pessoas que estão atualmente no domínio que pretende. Estabeleça contactos com pessoas-chave em sítios de redes profissionais e contacte-as diretamente. As oportunidades aparecerão, mais cedo ou mais tarde, para aqueles que as procuram ativamente.
Acima de tudo, confie no seu instinto e ultrapasse o medo
Nem todos concordarão com a mudança que pretende fazer e muitos tentarão dissuadi-lo por medo de um futuro desconhecido. Oiça o que têm a dizer, mas compreenda que, no fim, a decisão é sua. Uma vez esclarecido sobre as suas verdadeiras paixões, continue a avançar e todas as dúvidas dissipar-se-ão.
Tudo a postos para fazer uma transição profissional? A sua próxima oportunidade poderá ser em qualquer parte da Europa! Visite o portal EURES e mantenha-se atualizado com notícias, anúncios de emprego e informações úteis sobre a mobilidade laboral.
Ligações relacionadas:
Está na hora de mudar? Como mudar de carreira sem experiência
Informações adicionais:
Procurar Conselheiros EURES
Condições de vida e de trabalho nos países da rede EURES
Base de dados de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de eventos EURES
Próximos eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no X
A EURES no LinkedIn
A EURES no Instagram
Informação detalhada
- Data de publicação
- 18 de setembro de 2024
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Sugestões e Dicas
- Seções relacionadas
- Sugestões e Dicas
- Setor
- Accomodation and food service activities
- Activities of extraterritorial organisations and bodies
- Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
- Administrative and support service activities
- Agriculture, forestry and fishing
- Arts, entertainment and recreation
- Construction
- Education
- Electricity, gas, steam and air conditioning supply
- Financial and insurance activities
- Human health and social work activities
- Information and communication
- Manufacturing
- Mining and quarrying
- Other service activities
- Professional, scientific and technical activities
- Public administration and defence; compulsory social security
- Real estate activities
- Transportation and storage
- Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
- Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles