Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia31 de agosto de 2023Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão3 min de leitura

Fomentar o crescimento profissional dos seus colaboradores com planos de desenvolvimento pessoal

Cultivar o crescimento profissional dos colaboradores é uma competência essencial para qualquer empregador ou gestor. Continue a ler para descobrir como ajudar os seus colaboradores a elaborar um plano de desenvolvimento pessoal eficaz que irá reforçar as suas competências no local de trabalho.

Nurturing your employees’ professional growth with personal development plans

Reúna-se frequentemente com os seus colaboradores

Falar regularmente com os seus colaboradores é uma das melhores formas de saber como trabalham e quais são os seus objetivos profissionais. Se ainda não o fez, comece por planear uma reunião com o seu colaborador para discutir o seu volume de trabalho atual e os seus objetivos futuros. Estas reuniões individuais dar-lhe-ão uma ideia clara das suas competências profissionais e pode também aproveitar esta oportunidade para verificar se existem preocupações com alguma tarefa e oferecer-lhe apoio.

Se houver áreas em que o colaborador necessita de apoio, pode recomendar-lhe formação ou atribuir-lhe uma nova responsabilidade para ajudar a reforçar a sua confiança. Cada ação acordada deve ser escrita como um objetivo nos respetivos planos de desenvolvimento pessoal.

Desenvolver os seus pontos fortes

Ao discutir os respetivos planos de desenvolvimento pessoal, seja positivo e encoraje o colaborador a começar por escrever sobre os seus pontos fortes. Ao perguntar-lhe quais são as áreas mais fortes do seu trabalho, pode dar-lhe mais oportunidades para assumir maiores responsabilidades. Isto ajudará a sua equipa a tornar-se mais especializada e competente, para que possa distinguir-se das outras.

Utilize os objetivos S.M.A.R.T.

Defina objetivos que sejam específicos, mensuráveis, realizáveis, pertinentes e limitados no tempo (S.M.A.R.T.) para permitir que os seus colaboradores definam metas realistas e dê-lhes um ponto de partida claro. Por exemplo, se tiverem manifestado interesse na gestão, um objetivo poderia ser gerir de forma consistente um pequeno projeto nos próximos seis meses. Os objetivos S.M.A.R.T. permitem aos seus colaboradores crescer e desenvolver-se – podem progredir para a gestão de outro projeto, por exemplo, ou assumir um papel de mentoria de outro colega. Desta forma, pode incentivar o crescimento no âmbito das competências da sua equipa.

Centre-se no crescimento

Embora os objetivos S.M.A.R.T. devam ser alcançáveis, incentive os seus colaboradores a definir objetivos que desafiem as suas capacidades e permitam a progressão nas suas carreiras. Para tal, identifique e defina objetivos nos domínios que estes evitaram mencionar na secção «pontos fortes». Isto dará aos seus colaboradores a oportunidade de se tornarem mais competentes e confiantes nas suas funções.

As análises do desempenho são importantes

As análises do desempenho e os planos de desenvolvimento pessoal andam de mãos dadas com a progressão dos seus colaboradores. Quando chegar o período de análise do desempenho, dedique algum tempo a preencher cuidadosamente a secção do gestor dos formulários. Deve concentrar-se em responder aos comentários dos colaboradores, ponto por ponto, e verificar se estão corretos, se são evidentes e se se enquadram no âmbito das suas funções. Além disso, concentre-se em avaliar se os objetivos definidos na análise anterior foram cumpridos. Se foram, pode desenvolvê-los. Se não for esse o caso, deve falar com o seu colaborador para verificar se existe alguma forma de ajudar a alcançá-los antes da análise do desempenho.

Dar novas oportunidades

É da sua responsabilidade atribuir trabalho aos seus colaboradores. Por conseguinte, se estes não tiverem atingido um objetivo do seu plano de desenvolvimento pessoal, podem não ter tido a oportunidade de tentar realizar a tarefa. As discussões sobre o volume de trabalho são oportunidades essenciais para os seus colaboradores partilharem aquilo em que querem trabalhar, de modo a poderem progredir.

Quer mais conselhos sobre como apoiar o crescimento profissional dos os seus colaboradores? Leia o nosso artigo sobre Dez coisas que todos os bons mentores devem fazer'.

 

Ligações relacionadas:

Dez coisas que todos os bons mentores devem fazer

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
  • Negócios / Empreendedorismo
  • Sugestões e Dicas
Seções relacionadas
Setor
  • Accomodation and food service activities
  • Activities of extraterritorial organisations and bodies
  • Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
  • Administrative and support service activities
  • Agriculture, forestry and fishing
  • Arts, entertainment and recreation
  • Construction
  • Education
  • Electricity, gas, steam and air conditioning supply
  • Financial and insurance activities
  • Human health and social work activities
  • Information and communication
  • Manufacturing
  • Mining and quarrying
  • Other service activities
  • Professional, scientific and technical activities
  • Public administration and defence; compulsory social security
  • Real estate activities
  • Transportation and storage
  • Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
  • Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.