Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia7 de julho de 2022Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão3 min de leitura

Diplomados romenos encontram estágios na Alemanha rural com a EURES

No âmbito da iniciativa «Da zonal rural para a zonal rural», apoiada pela EURES, quatro diplomados romenos encontraram um estágio em Heidekreis, um distrito rural no norte da Alemanha.

Romanian school graduates find traineeships in rural Germany with EURES

Um dos beneficiários foi Józsi Kotroczo, que trabalha agora para a Elektro Müller, empresa de engenharia elétrica com sede na cidade de Soldau. Józsi tem nacionalidade húngara e romena, mas antes de se mudar para a Alemanha viveu muitos anos na Roménia. Estava a estudar para os exames finais do secundário quando se encontrou com Marianne Perrin, conselheira EURES, nos serviços de colocação internacional da Agência Federal para o Emprego (ZAV). Marianne tinha visitado a escola de Józsi em Ineu, perto de Arad, onde fez apresentações sobre oportunidades de viver, aprender e trabalhar em Heidekreis. Com o apoio do programa específico de mobilidade EURES, do serviço público para o emprego regional e do centro de acolhimento local, a equipa de Marianne convidou quatro potenciais estagiários para visitarem Heidekreis, encontrarem-se com empregadores e se imaginarem a viver em Heidekreis.

Ajudar os empregadores locais a combater a inadequação das competências

Um dos empregadores era Patrick Müller, proprietário da Elektro Müller. «Hoje em dia, é muito difícil os jovens terem interesse no ofício [de engenharia elétrica]», afirma Patrick. «Muitos diplomados querem fazer uma aprendizagem ou estudos no domínio comercial. Por isso nós, como empresa, ficamos muito contentes quando pessoas do estrangeiro querem começar uma aprendizagem connosco aqui em Heidekreis», explica. «As zonas rurais oferecem frequentemente muito bons empregos e condições de vida (boa relação custos/benefício, infraestruturas para as famílias, etc.), mas os candidatos tendem a preferir as grandes cidades», acrescenta Marianne. «Existe um grande desequilíbrio e decidimos combatê-lo explicando claramente as vantagens de viver e trabalhar nas zonas rurais e fazendo marketing destas zonas»

Superar os desafios relacionados com a língua e a pandemia

Uma vez que a formação profissional envolve a aprendizagem em contexto escolar, os formandos necessitavam de competências avançadas de língua alemã. Isto, inicialmente, tornou difícil encontrar empregadores. No entanto, os ambiciosos estudantes estavam dispostos a frequentar cursos de língua e Marianne encontrou três empresas, entre as quais a Elektro Müller, que lhes ofereceram estágios, incluindo um longo período de preparação para melhorar o alemão.

Pouco depois da mudança, a pandemia de COVID-19 trouxe mais dificuldades. Os jovens estagiários não podiam sair das casas onde tinham acabado de se instalar e viram-se obrigados a fazer os cursos de língua em linha. Vendo que havia o risco de eles voltaram para o país de origem, Marianne trabalhou com os empregadores, o centro de acolhimento e a escola de línguas para os apoiar e motivar. «Para mim, este foi um bom exemplo de que a rede EURES não é unicamente uma excelente rede pan-europeia que oferece múltiplas oportunidades, mas também que abre as portas a outras redes, como é o caso das redes locais especializadas em dar apoio no local», afirma.

Ambientar-se bem

Józsi ultrapassou estes desafios e ambientou-se bem à vida na Alemanha. «Gosto da vida em Heidekreis. As pessoas de cá são amigáveis e prestáveis», afirma. Proveniente de uma região rural relativamente semelhante da Roménia, pôde dedicar-se aos seus passatempos habituais, como o futebol e a corrida, num ambiente confortável. «Gosto muito de morar perto do local de trabalho e posso fazer quase tudo sem automóvel», acrescenta Józsi.

Refletindo sobre a sua experiência, Józsi reconhece imediatamente o apoio que recebeu. «Depois de nos mudarmos para cá, o centro de acolhimento disponibilizou-nos alojamento e ajudou-nos com certas formalidades como o registo, as consultas médicas, as compras, a procura de apartamento, a mobília, os contratos de telemóvel, as contas bancárias, etc. Foi uma grande ajuda», explica. «O apoio financeiro da EURES permitiu-me financiar a minha mudança para a Alemanha», acrescenta Józsi. «Sem esta ajuda para arrancar, provavelmente não estaria aqui.»

Se estiver interessado em trabalhar no estrangeiro, consulte as nossas ofertas de emprego ou contacte um conselheiro EURES.

 

Ligações úteis:

Procurar emprego

Contactar um conselheiro EURES

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
  • Dias de Trabalho/Eventos
  • Tendências de recrutamento
  • Histórias de sucesso
  • Juventude
Seções relacionadas
Setor
  • Electricity, gas, steam and air conditioning supply

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.