De acordo com o Vice-Primeiro-Ministro polaco, Mateusz Morawiecki, espera-se que entre 100 000 e 200 000 polacos residentes no Reino Unido regressem ao país. «Os polacos estão a começar a perceber que existem oportunidades entusiasmantes à sua espera na Polónia», afirma Mateusz Morawiecki. Com a economia polaca numa fase de grande crescimento, o fator «entusiasmo» está a ganhar mais ímpeto do que nunca. No entanto, para a maior parte das pessoas que passaram um período significativo no estrangeiro, voltar pode não ser assim tão fácil. O país de origem pode ser um local diferente no regresso do que era aquando da partida. Pode ser diferente daquilo a que estavam habituados. Irá, provavelmente, ser diferente do que as pessoas esperam.
É aqui que intervém Zielona Linia – um serviço público de emprego a nível nacional que ajuda os polacos que regressam à Polónia a reinstalarem-se no país. A agência desenvolveu uma campanha, atualmente em curso, denominada «Vai voltar à Polónia?» dirigida aos polacos que residem no estrangeiro e que já decidiram regressar ao seu país. A principal fonte de informação sobre este processo é o sítio da campanha, http://powroty.gov.pl. A campanha tem por objetivo prestar informações pormenorizadas, completas e atualizadas e ajudar nas formalidades que os polacos terão de cumprir. Fora da Internet, foi elaborada uma brochura impressa para ajudar a apoiar e a promover a iniciativa. Com informações sobre os principais domínios em que as pessoas podem obter informações e apoio, a brochura está disponível em polaco e em inglês.
Edyta Jaremko-Kuśmirak, conselheira do serviço público de emprego, observa que o objetivo é ajudar os polacos a lidar com todas as questões jurídicas, administrativas e da comunidade, ou até mesmo psicológicas. Estas abrangem um amplo leque de temas, entre os quais o registo no centro de emprego, a procura de emprego e questões fiscais, bem como a complicada transferência das prestações sociais para a Polónia. Entre os serviços prestados, encontram-se informações sobre como obter fundos para iniciar a sua própria empresa, apoio ao emprego, dicas para elaborar um CV e cursos de formação. Edyta e a sua equipa também prestam auxílio em domínios mais delicados, como o choque cultural inverso, a adaptação das crianças ao novo ambiente (possivelmente não pela primeira vez) ou a escolha da escola mais adequada.
«Ajudamos as pessoas que já decidiram que querem voltar a casa, mas não participamos ativamente no processo de tomada dessa decisão, tão importante e pessoal» afirma Agnieszka Juźwiuk, conselheira de emprego da Zielona Linia e web designer.
Se está a pensar regressar à Polónia, não deixe de visitar o sítio da campanha. E esteja descansado: a equipa da Zielona Linia irá responder a todas as suas questões, quer através de correio eletrónico, quer da linha pública de informação (n.º 19524). Não se esqueça de se manter a par das informações através do Facebook, onde pode também encontrar dicas valiosas, conselhos e vídeos úteis. Ainda tem dúvidas? Assista às sessões de perguntas e respostas ao vivo em vídeo todas as últimas quintas-feiras de cada mês na mesma página do Facebook e encontre resposta para todas as suas perguntas!
São estes tipos de desafios que a EURES Polónia, com a ajuda do serviço público de emprego polaco, espera superar com campanhas como esta. O seu objetivo consiste em criar uma plataforma mais acessível para os polacos que regressam ao país, permitindo-lhes tomar decisões mais informadas e obter informações atempadas e facultadas por especialistas, com profissionais dedicados e com outros polacos que já tenham beneficiado da ajuda da EURES.
Ligações úteis
Zielona linia, serviços públicos de emprego da Polónia
Campanha «Vai voltar à Polónia?»
Secção em linha de entrevistas e testemunhos de polacos que regressaram ao país
Campanha na página do Facebook
Estudo internacional sobre os desafios de regressar a casa – «choque da cultura reversa»
Informações adicionais
Encontra um Conselheiro EURES.
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de Eventos EURES
Próximos Eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
A EURES no Google+
Informação detalhada
- Data de publicação
- 6 de junho de 2017
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Melhor prática EURES
- Formação EURES
- Notícias internas da EURES
- Notícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidade
- Mídia social
- Seções relacionadas
- Ajuda e Apoio
- Vida & Trabalho
- Setor
- Accomodation and food service activities
- Activities of extraterritorial organisations and bodies
- Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
- Administrative and support service activities
- Agriculture, forestry and fishing
- Arts, entertainment and recreation
- Construction
- Education
- Electricity, gas, steam and air conditioning supply
- Financial and insurance activities
- Human health and social work activities
- Information and communication
- Manufacturing
- Mining and quarrying
- Other service activities
- Professional, scientific and technical activities
- Public administration and defence; compulsory social security
- Real estate activities
- Transportation and storage
- Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
- Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles