
Há vinte anos, Chipre, Chéquia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, Eslováquia e Eslovénia aderiram à mais significativa parceria política, económica e cultural. Ao fazê-lo, ganharam acesso a benefícios como a livre circulação de mercadorias, serviços, capitais e pessoas, além de beneficiarem de níveis de vida e de trabalho mais elevados e de mais oportunidades.
Desde o alargamento de 2004:
- Foram criados 26 milhões de novos postos de trabalho em toda a UE, dos quais 6 milhões nos 10 novos Estados-Membros.
- Mais de 2,7 milhões de jovens dos 10 novos países participaram no programa Erasmus+.
- A pobreza também diminuiu significativamente nos 10 países: de 37 % em 2005 para 17 % em 2020, e os números continuam a diminuir.
Polónia
Antes da sua adesão, a Polónia enfrentava elevados níveis de desemprego, especialmente entre os jovens. O desemprego sazonal também era elevado, levando os polacos a procurar oportunidades de trabalho no estrangeiro, com base em acordos internacionais sobre a circulação de trabalhadores.
A adesão da Polónia à UE trouxe uma mudança significativa. A migração para fins de trabalho prosseguiu, mas num quadro diferente. A abertura simultânea dos mercados de trabalho no Reino Unido, na Irlanda e na Suécia levou a uma migração em massa dos polacos para estas regiões, numa procura por melhores salários e níveis de vida. O EURES Polónia tornou-se o principal ponto de referência para esses trabalhadores, oferecendo aconselhamento e serviços personalizados para facilitar a sua transição.
Com a ajuda do EURES, a Polónia tornou-se mais determinada a oferecer aos seus cidadãos melhores oportunidades de trabalho. «Entre 2004 e 2007, registou-se na Polónia o maior número de feiras de emprego internacionais e de eventos de recrutamento organizados por serviços de emprego individuais», afirma Katarzyna Kawka-Kopeć, especialista principal no Ministério da Família e da Política Social, Gabinete de Coordenação Nacional EURES da Polónia.
Eslováquia
Os trabalhadores eslovacos também beneficiaram enormemente da adesão do seu país à UE. A criação simultânea do EURES Eslováquia abriu novas oportunidades para os candidatos a emprego, oferecendo assistência na sua procura, aconselhamento sobre condições de vida e de trabalho, bem como oportunidades de ajuda financeira para apoiar a mobilidade profissional através do EURES Targeted Mobility Scheme.
Nos seus 20 anos de existência, o EURES Eslováquia organizou 75 feiras de emprego e 2 250 eventos de recrutamento. Os seus consultores apoiaram 500 000 clientes e publicaram 21 000 ofertas de emprego no portal EURES Eslováquia.
Miroslava Pangrácová, conselheira EURES no EURES Eslováquia, comentou as atividades da rede e a contribuição global para a transformação do mercado de trabalho eslovaco: «Os conselheiros EURES eslovacos divulgaram a sua sensibilização sobre a rede em reuniões com estudantes nas escolas, dias de carreira, Dia da Europa ou festivais de música. Além disso, o EURES Eslováquia apoia a mobilidade transfronteiriça em colaboração com outros parceiros.»
Procura trabalho na UE? Um conselheiro EURES está aqui para ajudar.
Ligações relacionadas:
Conselho Europeu - Conselho da União Europeia: Alargamento de 2004: factos e números
Conselho Europeu - Conselho da União Europeia: 20.º Aniversário do Alargamento da União Europeia em 2004 – Nativos dos Estados-Membros comentam a forma como a adesão beneficiou o seu país e mudou as suas vidas.
Informações adicionais:
Procurar Conselheiros EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de eventos EURES
Próximos eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no X
A EURES no LinkedIn
A EURES no Instagram
Informação detalhada
- Data de publicação
- 17 de julho de 2024
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- EURES30
- Notícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidade
- Notícias/relatórios/estatísticas
- Seções relacionadas
- Setor
- Accomodation and food service activities
- Activities of extraterritorial organisations and bodies
- Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
- Administrative and support service activities
- Agriculture, forestry and fishing
- Arts, entertainment and recreation
- Construction
- Education
- Electricity, gas, steam and air conditioning supply
- Financial and insurance activities
- Human health and social work activities
- Information and communication
- Manufacturing
- Mining and quarrying
- Other service activities
- Professional, scientific and technical activities
- Public administration and defence; compulsory social security
- Real estate activities
- Transportation and storage
- Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
- Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles