Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia5 de junho de 2024Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão3 min de leitura

Razões para considerar um emprego num setor especializado

Os profissionais especializados são responsáveis pela maior parte das coisas de que dependemos para viver, trabalhar e divertirmo-nos. Mas num mundo ainda maioritariamente orientado para empregos de «colarinho branco», fará sentido seguir uma carreira num setor especializado?

Why you should consider a skilled trades job

Está prestes a terminar a universidade e começa a considerar opções, ou está no seu emprego atual há já alguns anos e sente que chegou o momento de mudar. Que percurso profissional escolher?

Durante décadas, a tendência comum entre os países do mundo ocidental tem sido a de orientar as pessoas para a suposta segurança de uma carreira académica ou de um trabalho de escritório. No entanto, de acordo com as últimas conclusões da EURES  sobre a escassez e os excedentes de mão de obra na Europa, estas profissões ocupam um lugar de destaque nas listas da maioria dos países da UE em termos de excedentes de mão de obra, o que significa que a oferta excede largamente a procura.

Por outro lado, a escassez afeta significativamente o sector das profissões especializadas, onde os anúncios de emprego ultrapassam a oferta de pessoas qualificadas para os preencher.

De acordo com o relatório, 5 das 10 principais profissões com escassez de mão de obra na UE são profissões especializadas:

  • soldadores/cortadores de chapa
  • canalizadores/instaladores de tubagens
  • mecânicos de motores
  • preparadores de metais/máquinas
  • eletricistas

Além disso, previsões recentes mostram que, para algumas indústrias (por exemplo, a indústria automóvel, os produtos metálicos, os equipamentos elétricos), o progresso tecnológico será tal que se espera que absorvam a maior parte (55 %) das oportunidades de emprego de alta tecnologia até 2035.

Se estes dados não são suficientes para reconsiderar as suas aspirações de carreira e optar por uma profissão especializada, eis mais algumas razões:

Uma vasta gama de percursos profissionais. Das profissões mais tradicionais (por exemplo, carpinteiro, canalizador, eletricista) às profissões da «nova era» (instalador de energia solar, técnico de energia eólica, mecânico de AVAC), existe uma lista interminável de profissões que podem ser opção, com base nas suas competências e inclinações.

Elevado potencial de rendimentos. Devido à escassez acima referida, as competências profissionais especializadas são muito procuradas. Isso traduzir-se-á em elevados rendimentos à medida que for ganhando experiência e conquistando o seu lugar entre os profissionais mais procurados na sua área.

Maior controlo da sua agenda. Não gosta de rotina? Uma carreira num sector de profissões especializadas pode ser ideal para si. O mais provável é trabalhar como trabalhador independente, ou mesmo abrir o seu próprio negócio, o que em nenhum caso será um trabalho das 9 às 5.

Oportunidades de formação para todos, sejam jovens ou pessoas em transição de carreira. Através dos programas de aprendizagem e de formação profissional, a UE oferece muitas oportunidades para adquirir uma experiência inestimável na profissão que escolher, quer esteja no início ou em transição.

O futuro das profissões especializadas é brilhante

Com a revolução tecnológica a avançar a todo o vapor, a dupla transição (verde e digital) bem encaminhada e a inevitável expansão das nossas cidades a exigir uma vasta oferta de mão de obra qualificada, não há dúvida de que as profissões especializadas desempenharão um papel crucial na remodelação do nosso mundo. Não será apelativo fazer parte dessa enorme transformação?

Quer saber mais sobre a escassez e os excedentes de mão de obra na Europa? Leia aqui o relatório EURES de 2023.

 

Ligações relacionadas:

Ferramentas Cedefop: Previsão de Competências, Skills-OVATE, Base de dados europeia sobre regimes de aprendizagem

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países da rede EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no X

A EURES no LinkedIn

A EURES no Instagram

Informação detalhada

Tópicos
  • Negócios / Empreendedorismo
  • Notícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidade
  • Juventude
Seções relacionadas
Setor
  • Construction
  • Manufacturing
  • Mining and quarrying
  • Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.