Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia13 de junho de 2022Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão3 min de leitura

Professores da Polónia e da Grécia encontram emprego na Alemanha com a ajuda da rede EURES

Graças ao projeto-piloto «Professores para a o Norte da Alemanha», 17 professores da Polónia e da Grécia encontraram emprego na região alemã de Meclemburgo-Pomerânia Ocidental.

Teachers from Poland and Greece find jobs in Germany with the help of EURES

O projeto «Professores para o Norte da Alemanha» foi lançado pelo Ministério Federal da Educação na Meclemburgo-Pomerânia Ocidental, uma região do nordeste da Alemanha que faz fronteira com a Polónia. Depois de o Ministério partilhar nas redes sociais mensagens de divulgação, professores polacos interessados em dar aulas no estrangeiro começaram a candidatar-se a vagas em escolas de zonas rurais da região.

Candidatos recebem um valioso apoio da rede EURES

Os conselheiros EURES junto dos Serviço de Colocação Internacional da Agência Federal de Emprego (Zentrale Auslands- und Fachvermittlung, ZAV) ajudaram os candidatos nos processos administrativos e, em particular, o Centro de Serviços de Reconhecimento de Qualificações Profissionais (Zentrale Servicestelle Berufsanerkennung) prestou-lhes assistência no reconhecimento das qualificações formais. «O Ministério criou uma espécie de processo de integração para os professores recrutados, através do qual estes podiam, simultaneamente, melhorar as competências de alemão, familiarizar-se com o sistema de ensino alemão e começar a trabalhar», explica Lena Sundheimer, que trabalha para o Gabinete Nacional de Coordenação da EURES Alemanha.

Os conselheiros EURES ajudaram os candidatos a pedir apoio financeiro ao abrigo do regime específico de mobilidade e no Serviço Federal para a Migração e os Refugiados (Bundesamt für Migration und Flüchtlinge, BAMF), que financiaram alguns dos cursos de língua que fizeram em linha antes de irem para a Alemanha.

Colmatar o défice de competências local

O projeto contribuiu para fazer face à escassez de professores. Há muito que as escolas da região lutam, em particular, para conseguir recrutar pessoal mais jovem e que tentam recrutar professores estrangeiros para colmatar o défice de competências. O projeto «Professores para o Norte da Alemanha» criou um quadro para o efeito. Uma vez que o ZAV faz parte da rede EURES, os conselheiros EURES estavam na posição ideal para encontrar candidatos estrangeiros. «O ZAV contactou diversos serviços EURES para encontrar mais candidatos para o projeto», recorda Lena. Em seguida, a EURES Alemanha trabalhou com a EURES Grécia para organizar um evento de informação em linha, através do qual vários candidatos gregos conseguiram um posto de trabalho.

Quando o projeto ficou concluído em 2021, um total de 17 professores (13 da Polónia e 4 da Grécia) tinham assumido funções docentes a tempo inteiro na Alemanha. «Recebemos muitas candidaturas e estamos muito satisfeitos por ter dado emprego 13 professores polacos», afirmou Rita Gerlach-March do Ministério da Educação.

Aneta regressa ao ensino do outro lado da fronteira

Um dos candidatos selecionados foi Aneta Goch, que aparece neste vídeo produzido pela Agência Federal do Emprego. Aneta é polaca e estudou alemão como língua estrangeira, antes de trabalhar na Polónia como professora do ensino primário e, mais tarde, num banco.

Agora, Aneta voltou ao ensino, desta vez através do projeto «Professores para o Norte da Alemanha». Os professores ganham mais na Alemanha do que na Polónia e, por isso, aceitar um emprego do outro lado da fronteira permitiu a Aneta voltar à profissão e, ao mesmo tempo, ajuda-a a pagar os estudos universitários da filha.

«Estou contente por ter encontrado este emprego na Alemanha e ansiosa por começar», afirmou Aneta. «Adoro trabalhar com crianças e acho que sempre quis ser professora.»

Inspirado no êxito do projeto, o ZAV está a realizar campanhas para contratar professores de países como a Hungria e Portugal. As escolas locais continuam a procurar professores estrangeiros com um bom conhecimento da língua alemã, especialmente nas disciplinas CTEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática).

Se estiver interessado em trabalhar no estrangeiro, consulte as ofertas de emprego do portal EURES ou contacte um conselheiro EURES para obter apoio.

 

Ligações úteis:

Professores para o Norte da Alemanha

Programa específico de mobilidade EURES

Vídeo: Boas Práticas: Lehrkräfte für Mecklenburg-Vorpommern

EURES: encontrar um emprego na Europa

Contactar um conselheiro EURES

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
  • Dias de Trabalho/Eventos
  • Tendências de recrutamento
  • Mídia social
  • Histórias de sucesso
  • Juventude
Seções relacionadas
Setor
  • Education

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.