
Conheça a sua situação salarial
Uma das primeiras coisas que deve fazer antes de pedir um aumento salarial é comparar o seu salário com o de outros trabalhadores no seu nível e setor. Existem muitas formas de o fazer. Pode perguntar ao responsável dos recursos humanos da sua empresa qual o intervalo de salários para o seu nível, falar com os colegas, visitar um sítio Web de comparação de salários a nível nacional ou procurar ofertas de emprego em linha para saber qual é o salário oferecido pelos outros empregadores para um trabalho como o seu. Um ótimo local para fazer isto é oportalEURES, que contém quase 4 milhões de empregos.
Fundamente o seu pedido
Faça uma retrospetiva e reflita sobre o trabalho que realizou desde o seu último aumento salarial (ou desde que foi recrutado). Tente obter estatísticas específicas, bem como exemplos de situações em que foi além do que era esperado para fazer o seu trabalho. Tal inclui horas extraordinárias, a realização de tarefas próprias de graus de remuneração superiores ao seu, orientação de novos colegas, etc. Quanto mais concretos forem os exemplos que apresentar ao seu gestor, mais sólido será o seu pedido de aumento.
Escolha o momento certo
Um erro comum que os trabalhadores frequentemente cometem quando pedem um aumento salarial é fazerem-no no momento errado. Evite períodos de grande atividade em que o seu chefe esteja sob pressão, ou períodos em que estejam a ser feitos cortes na empresa. Tente apanhar o seu chefe após uma grande conquista para a empresa.
Tenha também em conta as suas próprias tarefas. Está para breve alguma conquista importante ou um marco profissional? Então, é melhor esperar até que isso aconteça, para que possa ter melhores motivos para um aumento salarial.
Faça-o pessoalmente
Num mundo pós-pandemia em que o trabalho à distância se tornou a nova normalidade, poderá ser tentador pedir um aumento salarial por correio eletrónico. No entanto, se o fizer pessoalmente (ou por videochamada), poderá obter muito melhores resultados. As negociações salariais são uma conversa, por isso certifique-se de que marca uma reunião com o seu chefe onde possa falar em vez de trocar mensagens de correio eletrónico.
Não se subestime
Por vezes, é tão desconfortável pedir um aumento salarial que acabamos por pedir menos do que achamos que merecemos. Você é o seu melhor advogado, por isso não se subestime. Se acha que merece um aumento salarial de 10 %, peça 10 %. É pouco provável que o seu empregador lhe ofereça mais do que o que pede, por isso não seja condescendente consigo próprio.
Seja positivo e confiante
A linguagem corporal é muito importante nas negociações salariais. Mostre ao seu chefe que está confiante sobre o que acha que merece, mas não seja arrogante. Sente-se direito, com uma atitude positiva, e mantenha o contacto olhos nos olhos durante a reunião. Não se esqueça de destacar a sua gratidão pelo cargo que ocupa e por fazer parte da empresa.
Prepare-se para receber mais trabalho
Por vezes, as negociações salariais não decorrem como previsto. Se a resposta do seu empregador for «não», pergunte-lhe o que poderá fazer para ter direito a um aumento salarial. Poderá ser uma questão de assumir outras tarefas para demonstrar o seu valor.
Os prazos apertados são um desafio comum no mundo do trabalho. Saiba como lidar com os seus prazos, próximos ou distantes, e trabalhar sem stress.
Ligações relacionadas:
Depara-se com dificuldades no cumprimento de prazos? Saiba como nunca mais falhar outro prazo
Informações adicionais
Procurar Conselheiros EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de Eventos EURES
Próximos eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
Informação detalhada
- Data de publicação
- 6 de janeiro de 2023
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Sugestões e Dicas
- Juventude
- Seções relacionadas
- Sugestões e Dicas
- Setor
- Accomodation and food service activities
- Activities of extraterritorial organisations and bodies
- Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
- Administrative and support service activities
- Agriculture, forestry and fishing
- Arts, entertainment and recreation
- Construction
- Education
- Electricity, gas, steam and air conditioning supply
- Financial and insurance activities
- Human health and social work activities
- Information and communication
- Manufacturing
- Mining and quarrying
- Other service activities
- Professional, scientific and technical activities
- Public administration and defence; compulsory social security
- Real estate activities
- Transportation and storage
- Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
- Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles