Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia4 de maio de 2022Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão4 min de leitura

Nove coisas que os recém-diplomados devem saber quando começam a procurar emprego

A procura do seu primeiro emprego não tem de ser assustadora se a encarar com uma boa atitude e de espírito aberto. Veja as nossas sugestões para tornar a sua procura de emprego menos penosa e mais produtiva.

Nine things new graduates should know when they start job searching

Crie o hábito de verificar regularmente as ofertas de emprego

Independentemente dos portais de emprego que utiliza para encontrar ofertas de emprego, certifique-se de que os consulta diariamente, especialmente nos dias úteis. Candidate-se a ofertas de emprego logo que as veja. Alguns empregadores recebem centenas de candidaturas e, a menos que seja um dos primeiros candidatos, as suas hipóteses de ser considerado para o lugar podem ser reduzidas.

Uma boa forma de começar o dia é consultar as últimas oportunidades de emprego publicadas enquanto toma o seu café da manhã.

Pesquisas nem demasiado genéricas, nem demasiado específicas

Ao procurar oportunidades em portais de emprego, certifique-se de que utiliza as opções de filtragem, para que possa ver todas as ofertas de emprego que lhe interessam. Isto ajudá-lo-á a encontrar mais rapidamente oportunidades de emprego adequadas. Tenha o cuidado de não aplicar demasiadas especificações à pesquisa, pois corre o risco de obter poucos resultados.

Personalize o seu CV

Um erro que os candidatos a emprego cometem muitas vezes é ter apenas um CV em que incluem todas as competências, as informações gerais e a experiência. Certifique-se de que o seu CV está adaptado ao tipo de emprego a que se candidata e inclui apenas informações relevantes para esse domínio. Se se candidatar a um emprego em diferentes setores, deve ter um CV específico para cada um deles.

Em função do emprego a que se candidata, pode também acrescentar uma lista dos seus pontos fortes ou um portfólio.

Não se esqueça de incluir qualquer experiência de voluntariado relevante que possua.

Esteja aberto a estágios/formações

Os estágios e as formações são uma excelente forma de começar a sua carreira profissional. Podem não ser bem pagos ou não ser pagos de todo, mas podem proporcionar-lhe uma experiência profissional inestimável, que poderá utilizar mais tarde para obter um emprego a tempo inteiro. Muitos empregadores também oferecem contratos permanentes aos seus estagiários no final do período de estágio, se estiverem satisfeitos com o seu trabalho.

Utilize o Europass e a EURES para criar o seu CV e se candidatar a empregos

Com mais de 3 milhões de ofertas de emprego, o portal EURES é o local perfeito para encontrar o seu primeiro emprego. Contacte um conselheiro EURES no seu país para saber como a EURES o pode ajudar a entrar no mercado de trabalho.

Utilize as ferramentas Europass para criar um CV forte e uma carta de apresentação com impacto que o destaque de outros candidatos.

Melhore a sua presença nas redes sociais

Agora que está no mercado de trabalho, deve saber que muitos empregadores e gestores de RH procuram os candidatos nas redes sociais. Vá às suas contas e elimine/limite posts que não queira que o seu futuro empregador veja. Certifique-se de que também atualiza o seu perfil no LinkedIn!

Comece a criar redes

A ligação em rede é importante tanto para os candidatos a emprego como para os trabalhadores. Ajuda-o a manter-se a par dos últimos desenvolvimentos no seu setor, além de ser uma excelente forma de descobrir novas oportunidades de emprego. Como primeiro passo, pode ir ao LinkedIn e procurar diferentes grupos de empresas a que poderá eventualmente aderir.

Pode mesmo pedir a um dos seus contactos no LinkedIn (por exemplo, um dos seus antigos professores, professores universitários ou colegas) que escreva uma recomendação no seu perfil para o tornar mais credível.

Aceite o facto de o seu primeiro emprego poder não ser o seu trabalho de sonho

Muito poucas pessoas ficam no seu primeiro emprego durante muitos anos. É perfeitamente normal mudar de emprego quando surge uma oportunidade melhor e quando já não tem nada a aprender no seu emprego atual. Enquanto recém-diplomado, o mais importante é simplesmente começar a trabalhar, para poder começar a adquirir experiência e a construir a sua rede profissional.

Não deixe que as rejeições o desanimem

Pode ser o candidato mais qualificado para uma oferta de emprego, mas no mundo globalizado de hoje pode estar a competir com centenas de candidatos como você. Não perca a esperança e continue a procurar. Toda a gente acaba por encontrar o seu primeiro emprego.

Embora estejamos na era digital, muitas ofertas de emprego ainda não são anunciadas publicamente, sendo preenchidas por meio de recomendações e redes de contactos profissionais. Leia as nossas sugestões para utilizar eficazmente as redes de contactos em linha.

Em parceria com o EURES, o Portal Europeu da Mobilidade Profissional.

 

Ligações úteis:

Portal EURES

Europass

Pesquisar Conselheiros EURES

6 sugestões principais para utilizar eficazmente as redes de contactos em linha

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Informação detalhada

Tópicos
  • Sugestões e Dicas
  • Juventude
Seções relacionadas
  • Sugestões e Dicas
Setor
  • Accomodation and food service activities
  • Activities of extraterritorial organisations and bodies
  • Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
  • Administrative and support service activities
  • Agriculture, forestry and fishing
  • Arts, entertainment and recreation
  • Construction
  • Education
  • Electricity, gas, steam and air conditioning supply
  • Financial and insurance activities
  • Human health and social work activities
  • Information and communication
  • Manufacturing
  • Mining and quarrying
  • Other service activities
  • Professional, scientific and technical activities
  • Public administration and defence; compulsory social security
  • Real estate activities
  • Transportation and storage
  • Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
  • Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.