O que são... ONG?
As ONG - Organizações não governamentais - são organizações sem fins lucrativos que operam independentemente dos governos nacionais. Assumem muitas vezes a forma de instituições de caridade e tendem a ser particularmente ativas na luta contra a pobreza, a saúde precária, os problemas ambientais e a exclusão social.
As ONG abrangem desde iniciativas locais dirigidas pela comunidade até organizações internacionais que trabalham em todo o mundo. Normalmente financiadas por doações, unem pessoas que partilham um interesse comum e procuram fazer a diferença ou influenciar a mudança.
Quais... as ONG têm sede na Europa?
A NGO Advisor incluiu no ranking de 2016 das «Top 500 NGOs World» 185 organizações com sede na Europa, que representavam mais de um terço da lista total. As ONG europeias variam em tamanho, objetivos e natureza, e oferecem uma vasta gama de potenciais oportunidades de emprego. De entre elas, destacam-se:
- Oxfam (Reino Unido): Fundada em 1942, a Oxfam é uma ONG internacional dedicada à erradicação da pobreza, que fornece apoio a catástrofes e defende os direitos humanos.
- Médecins Sans Frontières (França / Suíça): Também conhecida por «Médicos sem Fronteiras», a Médecins Sans Frontières é uma ONG humanitária famosa pelos seus projetos em países em desenvolvimento e devastados pela guerra, que ganhou o Prémio Nobel da Paz em 1999.
- Fundação para a Educação Ambiental (Dinamarca): A FEE é uma organização-mãe internacional com membros em mais de 70 países em todo o mundo, que promove o desenvolvimento sustentável através da educação ambiental.
- APOPO (Bélgica / Tanzânia): ONG com uma abordagem única, a APOPO treina ratos gigantes africanos para detetar minas terrestres e a tuberculose.
- Greenpeace (Canadá / Países Baixos): Fundada no Canadá, a ONG ambiental mundialmente conhecida Greenpeace está agora sediada nos Países Baixos e tem escritórios em mais de 40 países.
O que... faz a UE para estabelecer relações com as ONG na Europa?
No âmbito da Estratégia Europa 2020 para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, a Comissão Europeia definiu a criação e o reforço de parcerias entre as instituições da UE, os governos nacionais e regionais e as partes interessadas europeias como aspetos prioritários.
Além disso, as DG pertinentes da Comissão trabalham em estreita colaboração com as ONG em atividades como reuniões bianuais onde as ONG são convidadas a debater os assuntos comunitários atuais (DG JUST, organizada em conjunto com a Plataforma social) e diálogos com as ONG e os parceiros sociais a nível da UE (DG EMPL, no âmbito da Plataforma Europeia contra a Pobreza e a Exclusão Social).
O Comité Económico e Social Europeu é um órgão consultivo da União Europeia composto por membros que representam empregadores, trabalhadores e diversos interesses. Um dos principais objetos do Comité é a sociedade civil, nomeadamente a maneira como as pessoas e as organizações empenhadas são essenciais para o progresso político. O recente evento Civil Society Days 2017 (jornadas da sociedade civil 2017) (26-27 de junho) realçou o papel das organizações da sociedade civil como ponte entre as pessoas e as instituições europeias e como oferta de novas perspetivas e soluções para a UE.
Porquê... trabalhar para uma ONG?
Um dos maiores benefícios de trabalhar para uma ONG é o sentimento de que está a fazer a diferença para o mundo ou a vida das pessoas que nele vivem. As ONG podem permitir-lhe ver o impacto do seu trabalho árduo em primeira mão, o que é imensamente gratificante, tanto profissional como pessoalmente.
Além disso, como a estrutura das ONG é muitas vezes menos hierárquica do que a das empresas tradicionais, pode ter mais oportunidades para desenvolver múltiplos conjuntos de competências trabalhando em diferentes áreas.
Onde ... posso procurar oportunidades em ONG?
O site EURES acolhe toda uma vasta gama de anúncios de emprego e estágios profissionais e de aprendizagem em empresas em toda a Europa, incluindo ONG.
Os sítios Web de procura de emprego permitem-lhe geralmente filtrar os empregos disponíveis por «tipo de organização», pelo que podem constituir uma forma excelente para procurar oportunidades de ONG na sua área de interesses. Uma pesquisa rápida na Internet exibirá uma lista dos principais sítios Web de procura de emprego no seu país.
Sítios Web como o Euro Brussels, o Global Jobs e o Impact Pool dispõem igualmente de uma grande variedade de oportunidades dentro de ONG, tanto europeias como globais. Então, por que não conhecê-las melhor?
Procurar uma oportunidade é apenas o primeiro passo. Precisa de aperfeiçoar o seu CV, escrever uma carta de acompanhamento demolidora e revelar todos os seus trunfos na entrevista... Apoiamo-lo em todas as etapas do seu caminho!
Ligações úteis:
Ranking de 2016 das «Top 500 NGOs World»
Plataforma Europeia contra a Pobreza e a Exclusão Social
Vasta gama de anúncios de emprego e estágios profissionais e de aprendizagem
Escrever uma carta de acompanhamento demolidora
Revelar todos os seus trunfos na entrevista
Informações adicionais:
Encontrar um Conselheiro EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de dados de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de Eventos EURES
Próximos eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
A EURES no Google+
Informação detalhada
- Data de publicação
- 3 de julho de 2017
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Sugestões e Dicas
- Notícias/relatórios/estatísticas
- Juventude
- Setor
- Accomodation and food service activities
- Activities of extraterritorial organisations and bodies
- Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
- Administrative and support service activities
- Agriculture, forestry and fishing
- Arts, entertainment and recreation
- Construction
- Education
- Electricity, gas, steam and air conditioning supply
- Financial and insurance activities
- Human health and social work activities
- Information and communication
- Manufacturing
- Mining and quarrying
- Other service activities
- Professional, scientific and technical activities
- Public administration and defence; compulsory social security
- Real estate activities
- Transportation and storage
- Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
- Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles