Um projeto que apoiou com êxito esse tipo de intercâmbios transfronteiras foi o projeto MobiliseSME, uma espécie de «plataforma de correspondência» para pequenas e médias empresas (PME).
A premissa do projeto é simples: os empregados de PME participam em programas de intercâmbio com PME de outros Estados-Membros da UE. O objetivo consiste em alargar as suas competências profissionais, adquirir experiência internacional e proceder ao intercâmbio de boas práticas.
Ao mesmo tempo, os empregadores podem desenvolver as competências do seu pessoal e criar novas oportunidades com parceiros estrangeiros, aprendendo simultaneamente com as perspetivas externas dos empregados que acolhem do estrangeiro.
O programa de intercâmbio teve um impacto significativo desde a sua criação, tendo levado ao registo de mais de 400 empresas na plataforma e à realização de mais de 50 intercâmbios entre novembro de 2016 e junho de 2017. O projeto pode ser familiar a alguns leitores, já que foi objeto de um artigo no portal EURES, em julho de 2017.
O relatório de avaliação da MobiliseSME, publicado em outubro de 2017, salientou os comentários positivos daqueles que beneficiaram do projeto até à data. No total, 91 % das empresas de origem e 95 % das empresas de acolhimento ficaram satisfeitas com a correspondência que obtiveram, 90 % referiram que a sua atividade transfronteiriça se irá desenvolver graças ao intercâmbio e 75 % afirmaram que agora têm condições para introduzir novos produtos e serviços.
«O MobiliseSME ajudou-nos realmente a alcançar o nosso objetivo de desenvolver as competência técnicas e de comercialização dos nossos empregados, o que deu frutos a curto prazo», disse Emanuele D’Angella, uma empresária italiana estabelecida em Espanha que acolheu empregados de outras empresas.
Os comentários dos funcionários participantes foram igualmente positivos, tendo 90 % dos empregados que participaram no intercâmbio adquirido as novas competências pretendidas e 81 % referido que o intercâmbio contribuiu para o seu desenvolvimento profissional e para oportunidades de carreira futuras.
«O MobiliseSME ajudou-nos a compreender as novas oportunidades de mercado no estrangeiro, o que é muito difícil de fazer com os recursos limitados das PME», referiu Triin Tammearu, da Estónia, que visitou uma empresa no Reino Unido através do programa.
Na sequência de um projeto-piloto extremamente bem-sucedido, o MobiliseSME está agora a concentrar a sua atenção no futuro, sendo claro que os seus responsáveis estão a pensar em grande.
«O primeiro passo será ampliar a dimensão projeto, a fim de abranger todos os Estados-Membros e de envolver mais redes nacionais de PME e organizações de apoio às empresas para informar as empresas da existência do programa de intercâmbio», explicou Stefan Moritz, o Diretor Executivo da European Entrepreneurs CEA-PME (Confederação Europeia das Associações de Pequenas e Médias Empresas). A CEA-PME é a maior confederação europeia de PME voluntariamente associadas e a líder do consórcio do projeto MobiliseSME.
Moritz afirma que o objetivo último do projeto é a construção de uma espécie de «Erasmus para as PME», um programa de intercâmbio em grande escala comparável ao programa emblemático da UE de intercâmbio de estudantes.
«Os dados revelam que existe, na Europa, um interesse efetivo num programa de mobilidade deste tipo», refere Moritz. «O objetivo é colmatar uma lacuna, proporcionando às PME a oportunidade de enfrentarem a globalização de uma forma simples: indo para fora para aprenderem com os outros.»
O projeto teve um grande êxito até agora, mas, como nos diz Moritz, «o êxito do MobiliseSME só terá valor se representar o início de um processo de dimensões mais vastas».
Refere ainda que «dados os imensos benefícios de expandir um programa deste género, é muito importante que mantenhamos esta dinâmica».
O projeto MobiliseSME foi financiado pelo Programa da UE para o Emprego e a Inovação Social (EaSI), que é diretamente gerido pela Comissão Europeia. Reúne três programas de apoio ao emprego: O EURES, o PROGRESS e o Microfinanciamento «Progress».
Ligações úteis:
300 PME encontram parceria perfeita através de programa de intercâmbio
MobiliseSME – Relatório Final de Avaliação
Programa da UE para o Emprego e a Inovação Social
Informações adicionais:
Encontrar um Conselheiro EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de eventos EURES
Próximos eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
Informação detalhada
- Data de publicação
- 7 de junho de 2018
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Negócios / Empreendedorismo
- Melhor prática EURES
- Notícias externas EURES
- Partes interessadas externas
- Notícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidade
- Histórias de sucesso
- Juventude
- Setor
- Accomodation and food service activities
- Activities of extraterritorial organisations and bodies
- Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
- Administrative and support service activities
- Agriculture, forestry and fishing
- Arts, entertainment and recreation
- Construction
- Education
- Electricity, gas, steam and air conditioning supply
- Financial and insurance activities
- Human health and social work activities
- Information and communication
- Manufacturing
- Mining and quarrying
- Other service activities
- Professional, scientific and technical activities
- Public administration and defence; compulsory social security
- Real estate activities
- Transportation and storage
- Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
- Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles