Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia29 de maio de 2017Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão4 min de leitura

O que pode uma rede de contactos fazer por si?

As competências e a experiência são uma componente essencial de qualquer carreira de sucesso. No entanto, à medida que o mercado de trabalho se torna mais competitivo no mundo moderno em que vivemos, ganha maior importância o velho ditado «O que conta, não é o que se sabe, mas sim quem se conhece». A criação de uma rede de contactos pode colocá-lo numa posição mais vantajosa em relação à concorrência e ajudá-lo a abrir portas que provavelmente desconhecia.

What can networking do for me?

Uma rede de contactos... traz novas oportunidades e conhecimentos

Nunca se sabe quem poderemos encontrar através de uma rede de contactos, que experiências poderão compartilhar connosco, ou que oportunidades surgirão. Ou que membros das redes destes contactospoderão vir a fazer parte da sua. A rede de contactos ajuda-o a expandir os horizontes e a divulgar o seu nome e a sua imagem.

Por sua vez, quanto mais pessoas conhecer, mais conhecimentos adquirirá sobre o setor específico do seu interesse. Quanto mais conhecimentos revelar, melhor impressão causará e mais direcionada se tornará a sua rede de contactos. É um ciclo positivo que só o ajudará a melhorar as perspetivas de finalmente encontrar a oportunidade ou o ensejo que procurava.

Um rede de contactos... pode aumentar a sua confiança e as suas capacidades de comunicação

Abordar um estranho e iniciar uma conversa não é fácil, nem mesmo para as pessoas mais confiantes. Não obstante, quanto mais tentar, mais ficará a saber sobre a melhor maneira de abordar as pessoas e quebrar o gelo e sobre aquilo que constitui um bom tópico de conversa. Por isso, ganhe coragem e dê-se a conhecer - poderá tirar mais proveito deste tipo de interação do que apenas uma eventual pista sobre um trabalho!

Uma rede de contactos... tem a ver com o desenvolvimento de relacionamentos

É fácil pensar em redes de contacto como simplesmente uma oportunidade para promover o nosso perfil e aquilo que temos para oferecer. Mas, na verdade, trata-se de estabelecer relacionamentos com quem nos rodeia - relacionamentos que podem conduzir a oportunidades no futuro. Portanto, certifique-se de que resiste ao desejo de só querer falar de si mesmo! Informe-se sobre as pessoas que for conhecendo e as suas empresas. Faça tantas perguntas quantas as que responder. E comece já a desenvolver estes relacionamentos tão importantes.

Uma rede de contactos... pode ser criada tanto online como offline

Tradicionalmente, interagir em rede significava participar num evento ou numa reunião social. Porém, graças a sites como o LinkedIn, as redes de contacto online cresceram em popularidade e alcance. Os benefícios das redes online residem no facto de alguém se poder conectar com pessoas de todo o mundo ao clicar uma simples tecla. As desvantagens são sobretudo a falta de interação pessoal, a qual por vezes pode ser essencial para dar uma boa impressão ou na apresentação da candidatura a um emprego. Porque não tentar combinar as duas abordagens e, assim, garantir a maior exposição possível?

Uma rede de contactos... é um investimento a longo prazo

Os cartões-de-visita são uma ferramenta útil para fazer contactos, mas é comum aceitá-los com as melhores intenções, colocá-los no bolso e nunca mais olhar para eles novamente. A verdade é que quando alguém nos entrega um cartão-de-visita, isso é apenas o início da jornada. Dar seguimento aos contactos que foram feitos é quase tão importante como fazê-los em primeiro lugar. Enviar um e-mail, telefonar – não importa o meio utilizado. Manter-se em diálogo significa que o seu nome pode ser aquele que primeiro vem à mente dos seus contactos quando surge uma nova oportunidade.

Uma rede de contactos... requer tempo e dedicação

A não ser que tenha muita sorte, participar num único evento ou juntar-se a uma única comunidade não lhe trará emprego. Gerir uma rede de contactos exige paciência e um forte empenhamento para se obter resultados. Embora possa parecer por vezes que o seu tempo seria mais bem gasto de outro modo, a gestão de uma rede de contactos vale o esforço face aos benefícios, tanto pessoais como profissionais, que poderá trazer a longo prazo.

Deseja criar uma rede de contactos, mas não sabe por onde começar? Porque não consultar as Jornadas Europeias do Emprego, feiras de recrutamento online e físicas que reúnem candidatos a emprego e empresas de toda a Europa? Se já conseguiu uma entrevista de emprego através da sua rede de contactos, então não se esqueça de verificar as 5 dicas para obter nota máxima na sua entrevista.

 

Ligações úteis

LinkedIn

Jornadas Europeias do Emprego

 

Informações adicionais

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um Conselheiro EURES.

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Bases de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos da EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

A EURES no Google+

Informação detalhada

Tópicos
  • Melhor prática EURES
  • Sugestões e Dicas
  • Tendências de recrutamento
  • Juventude
Seções relacionadas
Setor
  • Accomodation and food service activities
  • Activities of extraterritorial organisations and bodies
  • Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
  • Administrative and support service activities
  • Agriculture, forestry and fishing
  • Arts, entertainment and recreation
  • Construction
  • Education
  • Electricity, gas, steam and air conditioning supply
  • Financial and insurance activities
  • Human health and social work activities
  • Information and communication
  • Manufacturing
  • Mining and quarrying
  • Other service activities
  • Professional, scientific and technical activities
  • Public administration and defence; compulsory social security
  • Real estate activities
  • Transportation and storage
  • Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
  • Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.