Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia23 de fevereiro de 2023Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão3 min de leitura

O trabalho em equipa faz o sonho funcionar: Como promover a confiança entre os seus trabalhadores

Quando os trabalhadores confiam nos seus colegas, têm um melhor desempenho e colaboram mais entre si, sabendo que contam com o apoio inabalável dos que os rodeiam. Mas como pode ajudar a promover a confiança na sua equipa? Estamos aqui para o ajudar!

Teamwork makes the dream work: How to foster trust among your employees
Adobe Stock

Incentive as ligações pessoais

Confiar numa pessoa que não conhecemos muito bem pode ser difícil. Incentive os membros da sua equipa a conviver fora do local de trabalho e eles sentir-se-ão mais confortáveis em colaborar uns com os outros. Isto não significa que tenham de se encontrar fora do horário de trabalho; especialmente porque muitas equipas trabalham agora à distância, o que pode tornar isso difícil, senão impossível. Em vez disso, pode ser tão simples como encorajar e participar em discussões amigáveis durante reuniões de equipa, e fazer um esforço para perguntar e recordar o que se está a passar na vida dos seus colegas.

Seja um ouvinte atento

Ouvir ativamente as ideias e as perspetivas dos seus trabalhadores é a base para uma boa relação de trabalho com eles. Seja recetivo a novas formas de fazer as coisas e faça com que os membros da sua equipa se sintam à vontade para partilhar comentários tanto positivos como negativos, sem receio de julgamento ou repreensão. Reserve-lhes tempo dedicado para isso, incluindo em reuniões regulares individuais e de grupo.

Aja em resposta às sugestões

Ouvir apenas as ideias e perspetivas dos empregados não é suficiente — também é preciso agir sobre elas. Quando um colega apresenta uma sugestão ou um comentário útil, certifique-se de que informa os seus colaboradores do seguimento que está a ser dado. Se, por outro lado, fizerem uma sugestão com a qual não está de acordo, não seja desdenhoso. Em vez disso, explique de forma construtiva por que razão considera que deve ser adotada uma abordagem diferente e esteja aberto a ouvir outras ideias ou esclarecimentos.

feedback regularmente

Não espere pelo processo formal de avaliação para dar feedback à sua equipa. Dê feedback de imediato, na altura adequada e em privado, se necessário. Isto irá permitir que os seus colaboradores tomem logo medidas para ajustar as suas abordagens. O esperar demasiado tempo pode retirar impacto às suas observações, em especial se forem negativas; o pessoal pode não estar a contar e isso e pode desviar a sua atenção do que está a fazer no momento.

Seja transparente

Por vezes, pode sentir-se desconfortável em discutir com a sua equipa temas sensíveis como, por exemplo, a anulação de um prémio muito aguardado ou uma alteração importante das práticas de trabalho. Contudo, adiar ou evitar falar do assunto só prejudicará o seu relacionamento com os trabalhadores, bem como o sentimento de pertença dentro da organização. Em vez disso, seja honesto em relação à perspetivas da empresa, sejam elas boas ou más, e mantenha os seus trabalhadores informados de quaisquer alterações futuras suscetíveis de os afetar.

Dê o exemplo

Os hipócritas não são bem vistos. Se não acreditar verdadeiramente nas suas próprias instruções e juízos, como pode esperar que a sua equipa acredite? Para incentivar um determinado comportamento entre os seus empregados, paute a sua atuação pelos mesmos padrões e respeite-os sempre no desempenho das suas funções.

Mostre apreço

É pouco provável que um trabalhador que nunca vê os seus esforços serem reconhecidos sinta motivação para continuar a fazer um bom trabalho. Dê o devido valor aos seus colaboradores destacando e elogiando as suas realizações junto de outros membros do pessoal e felicitando-os pelo bom trabalho dispensado. Além disso, proporcione incentivos financeiros e profissionais transparentes como recompensa.

A necessidade de dar feedback pode dificultar a criação de uma relação positiva com os trabalhadores. Aprenda Como dar feedback negativo aos colaboradores de forma sensível para trabalhar de forma mais construtiva com a sua equipa.

 

Ligações relacionadas

Portal EURES

Como dar feedback negativo aos colaboradores de forma sensível

 

Informações adicionais

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Data de publicação
23 de fevereiro de 2023
Autores/Autoras
Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
Tópicos
  • Sugestões e Dicas
Seções relacionadas
  • Sugestões e Dicas
Setor
  • Accomodation and food service activities
  • Activities of extraterritorial organisations and bodies
  • Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
  • Administrative and support service activities
  • Agriculture, forestry and fishing
  • Arts, entertainment and recreation
  • Construction
  • Education
  • Electricity, gas, steam and air conditioning supply
  • Financial and insurance activities
  • Human health and social work activities
  • Information and communication
  • Manufacturing
  • Mining and quarrying
  • Other service activities
  • Professional, scientific and technical activities
  • Public administration and defence; compulsory social security
  • Real estate activities
  • Transportation and storage
  • Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
  • Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.