Perspetivas sobre as ofertas de emprego - União Europeia
Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)

Perspetivas sobre as ofertas de emprego

Em baixo pode encontrar as ligações para painéis de instrumentos com dados EURES que fornecem informações sobre o mercado de trabalho, as profissões e as competências. Pode explorar livremente os painéis de instrumentos.

(Ao clicar nas hiperligações, será direcionado para o sítio Web SkillsOVATE do Cedefop, o Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (uma agência da UE). Se quiser manter também a página atual do portal EURES aberta, clique com o botão direito do rato na ligação e selecione «Abrir num novo separador».)

Painéis de instrumentos

Este painel fornece informações sobre as profissões procuradas nas vagas na EURES nos últimos quatro trimestres. Estão divididas em macrogrupos abrangentes e subdivididos em grupos de profissões mais pormenorizados.

Este painel de instrumentos mostra as diferenças na procura de profissões entre países. Mostra a percentagem de vagas na EURES para profissões selecionadas em relação ao número total de vagas na EURES em cada país.

Este painel de instrumentos mostra as percentagens dos grupos de profissões (2 dígitos da CITP) entre setores e países, em comparação com a procura total nas ofertas de emprego da EURES. O mapa apresenta a procura de combinações de setores/profissões em diferentes países. Mostra a percentagem de vagas na EURES para cada profissão em relação ao número total de vagas na EURES publicadas em cada país.

Este painel de instrumentos mostra a ocupação e as competências exigidas em cada setor, tal como procurado nas ofertas de emprego na EURES. A informação pode ser apresentada para grupos de profissões (2 dígitos da CITP) e dois níveis da classificação de competências.

Este painel de instrumentos mostra as competências e a experiência exigidas nas profissões, tal como procurado nas ofertas de emprego na EURES. A informação pode ser apresentada para grupos de profissões (2 dígitos da CITP), dados sobre competências e experiência exigida.

Glossário - Definições

AEL

Anúncios de emprego em linha

IMT

Informações sobre o Mercado de Trabalho

CITP

A Classificação Internacional Tipo das Profissões (CITP) é uma classificação internacional sob a responsabilidade da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para a organização de empregos num conjunto claramente definido de grupos de acordo com as tarefas e funções desempenhadas no posto de trabalho.

ESCO

A ESCO (Classificação Europeia das Competências/Aptidões, Qualificações e Profissões) é a classificação europeia multilingue de competências, qualificações e profissões. 

A ESCO funciona como um dicionário, descrevendo, identificando e classificando as profissões e competências profissionais relevantes para o mercado de trabalho da UE, bem como as habilitações literárias e a formação. Estes conceitos e as relações entre eles podem ser compreendidos pelos sistemas eletrónicos, o que permite que diferentes plataformas em linha utilizem a ESCO para serviços como a correspondência entre os candidatos a emprego e os postos de trabalho com base nas suas competências, sugerindo ações de formação a pessoas que pretendem obter novas qualificações ou melhorar competências, etc.

NACE

NACE é o acrónimo utilizado para designar as várias classificações estatísticas das atividades económicas desenvolvidas desde 1970 na União Europeia (UE). A NACE fornece o quadro para a recolha e apresentação de uma vasta gama de dados estatísticos de acordo com a atividade económica nos domínios das estatísticas económicas (por exemplo, estatísticas de empresas, mercado de trabalho, contas nacionais) e noutros domínios estatísticos.

As estatísticas produzidas com base na NACE são comparáveis a nível europeu e, em geral, a nível mundial. A utilização da NACE é obrigatória no âmbito do Sistema Estatístico Europeu.

Colaboração entre a AET e o Cedefop

Em janeiro de 2023, a Autoridade Europeia do Trabalho (AET, proprietária do sistema do portal EURES) e o Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (Cedefop) assinaram um memorando de entendimento. O objetivo é chegar a acordo sobre a cooperação entre as duas organizações, a fim de fornecer aos utilizadores informações claras e pertinentes sobre anúncios de emprego que possam ser consultados em linha.

Os dados provenientes de anúncios de emprego em linha (AEL) são uma fonte de informação altamente promissora sobre o recrutamento e as necessidades de competências dos empregadores. Desde 2016, o Cedefop desenvolveu e construiu um sistema para recolher e analisar dados dos AEL e uma ferramenta Web em linha para a divulgação de dados dos AEL (SkillsOVATE). A EURES é considerada uma fonte complementar essencial de dados dos AEL.