Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia25 de novembro de 2022Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Como dar feedback negativo aos colaboradores de forma sensível

Partilhar feedback negativo pode ser um desafio, mas é uma parte importante da gestão dos colaboradores e pode, na verdade, fortalecer a sua relação, se tal for feito da forma correta. Continue a ler para saber como pode consegui-lo.

How to sensitively deliver negative feedback to employees

Seja respeitoso

Dê sempre o feedback negativo em privado e mantenha-se calmo e empático. Escute de forma ativa o ponto de vista dos seus colaboradores e reflita genuinamente sobre o que estes dizem, ponderando bem as suas respostas antes de falar. Isto irá não só torná-los mais recetivos aos seus comentários, como também fomentará o crescimento profissional dos seus colaboradores, pois sentir-se-ão capazes de enfrentar novos desafios no futuro, sem receio de se sentirem constrangidos ou confrontados.

Seja direto e honesto, mas não severo

Embora possa parecer mais fácil suavizar o golpe dando um feedback positivo para compensar o negativo, a longo prazo tal não é produtivo. Em vez disso, os seus colaboradores ficarão com uma falsa impressão do seu desempenho, levando a confusão e potencial destabilização quando os seus comentários positivos não se refletirem nas respetivas avaliações ou progressão na carreira. Para evitá-lo, dê um feedback objetivo, específico para determinados comportamentos ou marcos. Não faça afirmações esmagadoras ou juízos generalizados sobre a capacidade ou intenções de um colaborador, pois tal pode ser interpretado como um ataque pessoal.

Escolha o momento certo

Dê feedback negativo sem rodeios, no momento apropriado. Isto irá permitir que os seus colaboradores possam tomar medidas imediatas para ajustar a sua abordagem e evitar que surjam outras problemas. Além disso, esperar demasiado tempo pode diminuir o impacto dos seus comentários, uma vez que os seus colaboradores podem sentir-se injusta e inesperadamente emboscados e perderem o foco das tarefas em que estão atualmente a trabalhar.

Identificar soluções e definir objetivos realistas

Para assegurar que o seu feedback é construtivo e não apenas uma crítica, ajude o seu colaborador a identificar soluções para as questões levantadas e defina objetivos realistas e específicos para melhorar no futuro. Sublinhe a importância destas mudanças e o modo como irão contribuir para melhorar o seu desempenho profissional geral. Além disso, não se esqueça de fixar uma data para acompanhar os progressos. Isto não só ajudará a assegurar uma melhoria contínua no desempenho dos seus colaboradores, como também os fará sentir o seu empenho no desenvolvimento das suas carreiras.

Quer mais conselhos sobre como manter os seus colaboradores satisfeitos? Leia o nosso artigo sobre «Como ser um empregador de referência».

 

Ligações relacionadas:

Como ser um empregador de referência

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Encontrar conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Negócios / EmpreendedorismoSugestões e Dicas
Seções relacionadas
Sugestões e Dicas
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.