
A construção é uma parte importante da economia da UE, empregando mais de 13 milhões de pessoas. No entanto, há muitos anos que se encontra na «lista de escassez», enfrentando uma falta persistente de profissionais qualificados. Uma vez que a dupla transição (ecológica e digital) está a transformar rapidamente a forma como vivemos e trabalhamos, é mais importante do que nunca colmatar este défice de competências, impulsionando o setor e melhorando simultaneamente as oportunidades de carreira.
Aquisição de competências para a vida
Uma das principais razões por detrás da estagnação das competências no setor da construção é que, embora as necessidades estejam a evoluir rapidamente, os trabalhadores têm dificuldade em acompanhar o ritmo. A literacia digital — ou, mais precisamente, a sua falta — é um problema que bloqueia. Os métodos de formação desatualizados não conseguem abordar os novos requisitos, por exemplo, o conhecimento do processo de modelação da informação da construção (BIM) ou a capacidade de navegar em ambientes digitais de gestão de projetos.
O Programa LIFE da UE é o instrumento emblemático da UE que impulsiona as alterações fundamentais ao visar iniciativas de ação climática. Como é que isso está relacionado com a construção? Uma característica fundamental de um setor de construção resiliente e sustentável é o seu foco em edifícios que cumpram as normas de desempenho energético da UE. Para o efeito, o programa apoiou a iniciativa BUILD UP Skills, a fim de promover as competências necessárias no setor para impulsionar a transição para a eficiência energética e a neutralidade climática. Isto significa melhorar as competências e requalificar a mão de obra, conforme necessário, e dar a conhecer simultaneamente as oportunidades que a nova era irá proporcionar.
O plano da BUILD UP Skills para 2024-2025 inclui ajudar os países a atualizar os seus roteiros nacionais de competências para apoiar a indústria da construção e alinhar-se com os seus objetivos ecológicos. A Áustria, a Bulgária, a Croácia, a Chéquia, a França, a Grécia, a Hungria, a Irlanda, a Itália, a Lituânia, os Países Baixos, a Polónia, a Roménia e a Espanha beneficiaram desta iniciativa, identificando as lacunas existentes e tomando medidas para reduzir a escassez.
Criação de um plano de ação
A iniciativa BUILD UP Skills apoiou mais de 100 projetos e mais de 50 000 pessoas no seu percurso profissional nas cadeias de valor da construção e da renovação. As ferramentas e abordagens desenvolvidas incluem:
- formação em áreas-chave, como edifícios com necessidades quase nulas de energia (nZEB), renovações profundas e BIM;
- métodos de formação inovadores, por exemplo, programas de formação presenciais ou digitais;
- estratégias em matéria de competências desenvolvidas e implementadas a nível nacional com o contributo das partes interessadas pertinentes;
- partilha de conhecimentos e competências com outros profissionais da área através de reuniões organizadas e da plataforma da BUILD UP Skills;
- acesso a oportunidades de financiamento para formação e qualificações adicionais.
Ao participar na BUILD UP Skills, pode atualizar as suas competências e melhorar os seus conhecimentos num dos setores mais transformadores da Europa. Não só melhorará as suas perspetivas de carreira, como também contribuirá para um ambiente construído mais sustentável, alinhado com os objetivos da UE em matéria de emissões líquidas nulas.
Para mais informações sobre projetos relacionados com as competências de construção no seu país, consulte a página de Projetos BUILD UP Skills.
Está a considerar uma carreira na construção? Leia os nossos artigos sobre as razões pelas quais esta é uma excelente ideia e como conseguir o seu primeiro emprego.
Hiperligações relacionadas:
Evolução das competências e tendências no setor da construção
Projeto de plano de construção
Informações adicionais:
Procurar Conselheiros EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de eventos EURES
Próximos eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no X
A EURES no LinkedIn
A EURES no Instagram
Informação detalhada
- Data de publicação
- 3 de setembro de 2025
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Sugestões e Dicas
- Notícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidade
- Seções relacionadas
- Ajuda e Apoio
- Informações sobre o mercado de trabalho
- Setor
- Construction