Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia18 de setembro de 2017Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

5 dicas para criar um local de trabalho próspero

As pessoas que emprega são o núcleo da sua empresa ou organização. Quer tenha dois ou duzentos colaboradores, são os membros da sua equipa que levam a empresa avante e que o ajudam a alcançar os seus objetivos. Embora a satisfação dos trabalhadores seja por vezes difícil de equilibrar com as necessidades e exigências de uma empresa – e nunca é possível agradar a todos – reunimos algumas sugestões que ajudarão o seu local de trabalho a prosperar...

5 tips for creating a thriving workplace

Criar um bom ambiente de trabalho

Ninguém quer trabalhar num local de trabalho aborrecido e pouco inspirador. Porque não dar alguma cor ao seu ambiente? Plantas? Tecidos e estofos? Ter espaços de lazer ou salas de pessoal confortáveis onde os trabalhadores podem relaxar e socializar durante as pausas pode também ser uma boa forma de manter a moral da equipa elevada. O mesmo se aplica ao número de instalações, que deve corresponder ao número de funcionários da empresa.

Oiça a sua equipa

A realização de um inquérito junto da sua equipa pode ajudá-lo a ligar-se aos seus colaboradores e a descobrir o que pensam – embora apenas seja útil se tomar medidas tendo em conta os resultados. Haverá sempre comentários negativos e positivos, mas se existirem temas recorrentes, isso significa que existem aspetos específicos a melhorar. Se os seus colaboradores perceberem que está a tentar resolver um problema que mencionaram, ganharão confiança e verão que respeita as suas opiniões.

Seja tão transparente quanto possível

Numa empresa, existem diariamente mudanças a ocorrer e decisões a ser tomadas ao nível da administração. No entanto, quando essas decisões afetam diretamente os seus colaboradores, estes podem sentir-se atraiçoados e inseguros, se apenas virem o resultado final. Embora possam existir muitos aspetos de gestão que não pode partilhar com os seus colaboradores, poderá ser positivo fazê-los perceber como e porque é que tomou uma determinada decisão (quando possível), para os tranquilizar e aliviar eventuais preocupações que possam ter.

Apoiar as necessidades de formação e de equipamento

Numa empresa de tamanho significativo, é impossível, até para a melhor equipa de gestão, conhecer a fundo o papel de cada elemento da sua equipa. É por isso que é importante que confie nas capacidades de discernimento da sua equipa no que diz respeito às suas necessidades de formação, hardware e software. Se uma pessoa lhe pede uma ferramenta ou um software específico, é muito provável que tenha uma boa razão para o fazer – talvez o torne mais eficiente, ou lhe permita resolver tarefas mais complexas. Embora seja, evidentemente, necessário ter em conta o balanço da empresa, por vezes um investimento nas necessidades da sua equipa pode trazer maiores recompensas no futuro.

Ofereça recompensas e prémios

Por falar em recompensas, é importante oferecer incentivos aos seus colaboradores para que deem o seu melhor, assim como reconhecer sempre que o fazem. Objetivos, prémios e recompensas são formas excelentes de impulsionar o espírito de iniciativa dos seus colaboradores e de lhes dar objetivos claros a atingir. Mostra também que valoriza o seu trabalho árduo e a dedicação à empresa, o que, por outro lado, pode aumentar a lealdade do pessoal!

Portanto, aqui tem: 5 dicas para ajudar a manter uma equipa satisfeita e um local de trabalho próspero. Se também está interessado em aumentar a produtividade, leia o artigo 5 aplicações para um dia de trabalho mais eficaz, com conselhos úteis que pode partilhar com a sua equipa.

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base dados de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

A EURES no Google+

Informação detalhada

Tópicos
Sugestões e Dicas
Seções relacionadas
Vida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.