
Quer seja um recém-licenciado à procura do seu primeiro emprego ou pretenda mudar de carreira, procurar um emprego pode ser uma experiência stressante. As feiras de emprego reúnem uma variedade de potenciais empregadores sob o mesmo teto, tornando o processo de conexão muito mais fácil. As feiras oferecem-lhe a oportunidade de explorar uma gama de opções no(s) setor(es) do seu interesse, de se ligar a recrutadores ou outros profissionais individualmente e, eventualmente, de assegurar entrevistas com empresas líderes. Continue a ler para saber como tirar o melhor partido da sua visita.
Prepare-se
Para estabelecer uma rede de contactos para obter o seu próximo emprego, certifique-se de que atualiza e aperfeiçoa o seu CV Europass, bem como o seu perfil no LinkedIn ou em qualquer outra plataforma profissional que utilize. Se direcionou o foco para vários setores de atividade, talvez seja melhor adaptar o seu currículo a cada um deles, a fim de mostrar as suas competências em cada uma das áreas visadas. Além disso, prepare respostas a algumas perguntas típicas sobre a sua pessoa, a sua experiência e as suas aspirações actuais. Preparar um «discurso de elevador» é uma excelente ideia para mostrar o seu melhor e maximizar as suas hipóteses de ser notado.
Escolha os seus objetivos
As feiras de emprego são geralmente eventos bastante grandes e é praticamente impossível visitar todos os stands ou balcões. Por isso, é melhor saber com antecedência quem vai estar presente, para que possa restringir a sua escolha às empresas que mais lhe interessem e com as quais possa realisticamente interagir durante a sua visita. Depois de fazer a sua escolha, faça uma pesquisa sobre os antecedentes da empresa, o que poderá aumentar as suas hipóteses de causar uma impressão duradoura se puder demonstrar que dedicou algum tempo a conhecer melhor o recrutador.
Transmita uma imagem profissional e aja em conformidade
Obviamente, as feiras de emprego são ambientes profissionais, pelo que deve comportar-se em conformidade. O que é que isso significa, na prática? Vista-se adequadamente, como se tratasse de uma entrevista de emprego; se ainda tiver dúvidas, lembre-se da regra de ouro: é sempre melhor estar demasiado bem vestido do que o contrário. Além disso, pratique um aperto de mão firme e um contacto visual direto com o seu interlocutor; estas duas coisas simples transmitem autoconfiança e impõem respeito.
O depois
Idealmente, terá saído de uma feira de emprego com um bom número de novos contactos e ligações na sua agenda. Na melhor das hipóteses, talvez tenha mesmo agendado um diálogo mais aprofundado. É uma boa ideia dar seguimento a esses contactos dentro de um ou dois dias, nem que seja só para agradecer o tempo dispensado, aproveitando para reiterar o seu interesse. Se um recrutador estiver a contratar ativamente, certifique-se de que apresenta o currículo de acordo com as suas instruções no prazo de alguns dias após o evento.
É verdade que as feiras de emprego parecem intimidantes à primeira vista. No entanto, com a preparação adequada, poderão constituir um atalho conveniente para o processo normal de recrutamento. Boa sorte!
Ficou convencido de que participar numa feira de emprego é um bom passo para si no seu percurso profissional? Consulte a lista de próximos eventos regularmente publicada no sítio Web das Jornadas Europeias do Emprego.
Ligações relacionadas:
EURES – Encontrar um emprego na Europa
Informações adicionais:
Procurar Conselheiros EURES
Condições de vida e de trabalho nos países da rede EURES
Base de dados de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de eventos EURES
Próximos eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no X
A EURES no LinkedIn
A EURES no Instagram
Informação detalhada
- Data de publicação
- 4 de setembro de 2024
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Sugestões e Dicas
- Tendências de recrutamento
- Seções relacionadas
- Ajuda e Apoio
- Sugestões e Dicas
- Setor
- Accomodation and food service activities
- Activities of extraterritorial organisations and bodies
- Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
- Administrative and support service activities
- Agriculture, forestry and fishing
- Arts, entertainment and recreation
- Construction
- Education
- Electricity, gas, steam and air conditioning supply
- Financial and insurance activities
- Human health and social work activities
- Information and communication
- Manufacturing
- Mining and quarrying
- Other service activities
- Professional, scientific and technical activities
- Public administration and defence; compulsory social security
- Real estate activities
- Transportation and storage
- Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
- Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles