Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia15 de março de 2018Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão4 min de leitura

A Alemanha precisava de trabalhadores do setor da saúde... e foi para lá que Cristina apanhou um avião

A ajudante de enfermagem espanhola Cristina Cañadas Pequin precisava de encontrar trabalho rapidamente. O seu contrato temporário tinha chegado ao fim e as oportunidades a nível local eram escassas. Quando se candidatou a um estágio na Alemanha através do programa O teu primeiro emprego EURES (YfEJ), encontrou finalmente o emprego que procurava.

Germany needed care sector workers… so Cristina got on a plane
EURES

Cristina conseguiu um estágio na «Haus Margerita», um serviço de cuidados especializados, onde presta apoio especializado a pessoas com necessidades no domínio da saúde mental:

«O meu trabalho consiste em cuidar dos mais necessitados», explica Cristina. «Por exemplo, apoio os utentes do serviço à hora das refeições e ajudo-os a nível da saúde física. Mas mais do que disso, o meu papel é dar-lhes motivação e criar um sentimento de confiança e segurança.»

O YfEJ apresentava dois aspetos atrativos. «Em primeiro lugar, estava desempregada e tinha muita dificuldade em encontrar um trabalho em Espanha. Em segundo lugar, a oferta de uma experiência de trabalho de elevada qualidade, aliada à oportunidade de viver no estrangeiro, atraiu-me muito... Foi um sonho que se tornou realidade.»

Ao candidatar-se ao cargo através do YfEJ, Cristina teve acesso a um apoio considerável na preparação para a sua nova vida no estrangeiro.

«O programa ajudou-me a encontrar um emprego que adoro, mas também me deu algum dinheiro para assentar... além disso, tenho aulas semanais de alemão, tudo graças ao projeto.»

O estágio de três anos de Cristina combina ensino e formação profissionais com trabalho prático. Isto permite-lhe adquirir as competências de que precisa para progredir na carreira, obter novas qualificações e receber um salário digno – tudo ao mesmo tempo.

«Estou a fazer um tipo de formação a que os alemães chamam "Ausbildung". Na verdade, vou trabalhar na empresa durante um mês, depois tenho um mês de aulas, a seguir regresso ao trabalho e assim sucessivamente. Isto significa que, quando estou a trabalhar, posso pôr em prática tudo o que aprendi nas aulas.»

Ao aceitar o trabalho na Haus Margerita, Cristina também contribuiu para reduzir a escassez de pessoal verificada no país, numa altura em que quase dois terços dos serviços de prestação de cuidados na Alemanha têm falta de pessoal.

Conforme explica a diretora do serviço, Stefanie Goldwich: «O setor da saúde está a crescer de forma constante e, infelizmente, a escassez de competências é um problema grave na nossa região. Como tivemos mais vagas do que candidatos adequados, fomos obrigados a pedir ajuda ao programa YfEJ.»

O YfEJ colocou rapidamente Stefanie em contacto com Cristina. «O programa YfEJ foi realmente muito prestável em todo o processo de organização. Nós apenas tivemos de manifestar o interesse em contratar um estagiário do estrangeiro», informou a Stefanie. «É claro que indicámos alguns critérios para a contratação... Por exemplo, o potencial trabalhador teria de possuir um certificado de conclusão do ensino secundário inferior (Mittlere Reife) e de ter concluído formação no setor da saúde.»

Assim que o YfEJ lhes forneceu os dados de contacto de Cristina, o processo de recrutamento foi muito simples. Após alguma correspondência inicial por correio eletrónico, Cristina conheceu Stefanie e os seus colegas pessoalmente na casa de repouso e, após ter causado uma boa impressão na entrevista, foi contratada.

O principal desafio para Cristina foi a necessidade de aprender rapidamente a língua alemã, sobretudo os termos técnicos, e Stefanie admite que isso a colocou numa «situação de desvantagem inicial» face aos estagiários alemães. No entanto, afirma que isso não criou obstáculos, uma vez que o trabalho com os utentes «é sobretudo não verbal e exige muita mímica e gestos».

Stefanie considera que Cristina tem sido «uma grande ajuda» e a Haus Margerita está a oferecer-lhe formação adicional em língua alemã, centrada em terminologia da especialidade.

Por seu lado, Cristina não hesita em incentivar outros jovens a participarem no programa YfEJ:

«É uma excelente oportunidade, embora muito difícil..., mas se forem competentes e estiverem motivados, o YfEJ irá abrir-vos portas. Ganharão confiança por terem de viver de forma autónoma, de gerir o vosso dinheiro, de construir amizades e de se adaptar à vida noutro país... Ficarei para sempre grata por esta oportunidade maravilhosa.»

O teu primeiro emprego EURES é um programa de mobilidade profissional da União Europeia. Para saber mais sobre as oportunidades de emprego e de formação em toda a UE ou para encontrar trabalhadores com as competências de que precisa, contacte um dos serviços de emprego do programa ou o seu Conselheiro EURES local através do portal EURES.

 

Ligações úteis:

Deutsche Welle – «A Alemanha precisa urgentemente de prestadores de cuidados»

Portal EURES

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
  • Histórias de sucesso
  • Juventude
Seções relacionadas
Setor
  • Accomodation and food service activities
  • Activities of extraterritorial organisations and bodies
  • Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
  • Administrative and support service activities
  • Agriculture, forestry and fishing
  • Arts, entertainment and recreation
  • Construction
  • Education
  • Electricity, gas, steam and air conditioning supply
  • Financial and insurance activities
  • Human health and social work activities
  • Information and communication
  • Manufacturing
  • Mining and quarrying
  • Other service activities
  • Professional, scientific and technical activities
  • Public administration and defence; compulsory social security
  • Real estate activities
  • Transportation and storage
  • Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
  • Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.