Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia26 de março de 2021Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Quatro coisas que deve saber sobre o trabalho sazonal em 2021

Os empregos sazonais são uma excelente forma de viver e trabalhar no estrangeiro. Se está a pensar em arranjar um emprego de verão na Europa este ano, poderá ter dúvidas sobre a situação. Eis quatro coisas que deve saber sobre o trabalho sazonal em 2021.

Four things you should know about seasonal work in 2021
Shutterstock

1.O trabalho sazonal tem muitas vantagens

Em primeiro lugar, há várias boas razões para considerar o trabalho sazonal. Pode ajudá-lo a adquirir novas competências, a experimentar uma nova carreira, a abrir novas oportunidades e a conhecer novas pessoas. É também uma excelente forma de passar tempo no estrangeiro ao mesmo tempo que se é pago pela experiência!

O trabalho sazonal pode ajudá-lo a adquirir uma experiência valiosa sem um compromisso a longo prazo, pelo que é uma boa opção se for estudante ou jovem à procura de um emprego a termo no verão.

Muitos empregadores precisam de mais pessoal durante esta época alta, pelo que ficarão satisfeitos com a sua presença e trabalho durante um curto período de tempo, após o qual regressará a casa.

2.Haverá oportunidades

É evidente que o ano que passou foi invulgar para todos nós. Poderá recear que os empregos sazonais não estejam disponíveis devido à COVID-19, mas é provável que os empregadores continuem a procurar pessoal sazonal.

A maioria dos empregos sazonais é exercida em setores como o turismo, a hotelaria, o entretenimento e a agricultura. Estes setores são verdadeiramente importantes para a economia da UE, pelo que podemos esperar que aumentem a atividade quando for seguro fazê-lo.

Desde que lugares como hotéis, estâncias de férias, restaurantes e cafés possam reabrir antes do verão, terão de recrutar rapidamente antes do início do agitado período de verão. Se for esse o caso, poderá ser a pessoa que procuram!

3.Tem direitos enquanto trabalhador sazonal na UE

Enquanto trabalhador sazonal, tem direito às mesmas condições de trabalho justas que os trabalhadores locais. Tal inclui aspetos como a remuneração, o horário de trabalho e a saúde e segurança.

A UE também apelou recentemente aos  Estados-Membros para que protejam melhor os trabalhadores sazonais. Por exemplo, o seu local de trabalho deve dispor de medidas de distanciamento e higiene adequadas para o proteger contra os riscos da COVID-19.

Poderá descobrir que alguns locais de trabalho mais pequenos não lhe oferecem um contrato formal quando começar, mas não deixe que se aproveitem disso. Lembre-se dos seus direitos enquanto trabalhador sazonal e deixe claro que espera que o seu empregador respeite o acordo.

Consulte a secção Viver e Trabalhar do portal EURES para obter informações sobre alojamento ou escolas, impostos, custo de vida, saúde, legislação social e comparabilidade das qualificações para o país em que está interessado.

4.A situação está a mudar constantemente

Se se deslocar para o estrangeiro — mesmo para trabalhar —, deve continuar a verificar as orientações e restrições em matéria de viagem no seu país de origem e no país para onde pretende deslocar-se. Re-open EU é uma nova ferramenta para o manter atualizado com os mais recentes conselhos de viagem.

As pessoas estão agora a ser vacinadas em toda a Europa, mas alguns países estão mais adiantados do que outros. Tal poderá também afetar a rapidez com que locais como restaurantes, hotéis, cafés, festivais e atrações turísticas possam reabrir.

Acima de tudo, é difícil prever o que irá acontecer a seguir com este vírus, por isso tente ser flexível e sensato. Mantenha-se aberto a diferentes oportunidades e disponha de um plano de reserva em caso de alteração da situação.

Esperamos que este artigo lhe ofereça algumas dicas úteis sobre o trabalho sazonal em 2021. Para mais informações sobre oportunidades no estrangeiro, contacte o seu conselheiro EURES local  hoje.

Em parceria com o EURES, o Portal Europeu da Mobilidade Profissional.

 

Ligações úteis:

8 razões por que deve considerar o trabalho sazonal como uma opção

Coronavírus: Comissão Europeia apela à tomada de medidas para proteger os trabalhadores sazonais

Quer viajar com segurança para outro país da UE?A nova ferramenta interativa indica-lhe o que precisa de saber

Pesquisar Conselheiros EURES

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Sugestões e DicasNotícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidadeTendências de recrutamentoJuventude
Seções relacionadas
Vida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.