Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia14 de dezembro de 2017Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Cinco dicas para trabalhar de forma eficiente

Trabalhar de forma eficiente traz uma série de benefícios. Não só impressionará discretamente os seus superiores e colegas de trabalho, mas poderá também libertar algum tempo para se dedicar a tarefas de maior interesse para si. O melhor de tudo é que trabalhar de forma eficiente pode ajudar a reduzir o stresse e a aumentar a sua confiança nas suas capacidades!

5 tips for working efficiently
EURES

O nosso último artigo apresenta uma análise de como é possível trabalhar de forma mais eficiente e oferece algumas dicas para o ajudar a começar…

Planeie com antecedência e defina prioridades

Os locais de trabalho podem ser opressivos. Muito barulho, muitas pessoas a reivindicar o seu tempo, muita coisa para fazer antes do final do dia. Planear como vai usar o seu tempo pode realmente ajudá-lo a concentrar-se e a trabalhar tirando o máximo partido das suas capacidades. Por que não começar o seu dia por examinar as tarefas que tem de completar e, em seguida, determinar a melhor forma – e a melhor ordem – de as abordar? A utilização de listas, ferramentas ou outras técnicas pode tornar este processo verdadeiramente simples e, além de permitir definir prioridades de forma eficiente, um plano também pode ajudar a mitigar alguma da ansiedade que pode surgir em resultado de um esforço para conjugar vários trabalhos ao mesmo tempo.

Utilize uma agenda

A agenda é o seu melhor amigo quando se trata de planear o seu volume de trabalho e trabalhar de forma eficiente. Anote todas as reuniões e prazos importantes para assegurar que nunca se esquece de nada. Marcar na agenda o tempo reservado para as tarefas que tem a seu cargo também lhe permitirá identificar visualmente o tempo livre que tem para dar apoio a alguém e onde, pelo contrário, poderá precisar de ajuda.

Se utiliza um sistema de correio eletrónico como o Microsoft Outlook, tem à sua disposição um calendário integrado, pronto a ser preenchido. Programas deste tipo oferecem ainda uma variedade de funcionalidades que o podem ajudar a trabalhar de forma eficiente, por isso, não deixe de os explorar.

Tire proveito das aplicações de forma inteligente

Já falámos anteriormente sobre aplicações que podem trazer eficiência ao seu dia de trabalho, mas uma coisa é conhecê-las, outra é realmente utilizá-las no dia a dia. Dedique algum tempo a introduzir aplicações úteis na sua vida profissional. Este pequeno gesto poderá ter um grande impacto no futuro.

Obtenha a informação completa

Seja onde for que trabalhe, muito provavelmente é regularmente incumbido de realizar tarefas por outras pessoas. Se lhe fornecerem toda a informação de que necessita, isso é ótimo. Mas, caso não o façam, não tenha receio de fazer perguntas. Certificar-se de que entendeu o que é esperado de si ajudará a reduzir a quantidade de tempo que desperdiçará tentando colmatar lacunas na informação. Isso aumentará não só a sua eficiência, mas também a dos seus colegas!

Dedique algum tempo à reflexão

A autorreflexão e a autoavaliação são uma parte importante da vida profissional. Despender um momento para refletir sobre os seus progressos no final de cada dia de trabalho – ou semana de trabalho, conforme o caso – permitir-lhe-á identificar o que correu bem e o que correu mal, assim como identificar onde pode melhorar no futuro. O efeito natural deste processo de eliminação será um aumento da produtividade e da eficiência, pelo que vale cada segundo do seu tempo.

Seja proativo

Embora seja importante pedir ajuda quando precisa, também haverá momentos em que a sua própria iniciativa poderá trazer a solução. Se não tem a certeza sobre como fazer algo, por que não gastar alguns minutos a tentar descobrir? A Internet é uma fonte fantástica de informação, dicas e orientações e descobrirá, com frequência, que outra pessoa se deparou com o mesmo problema – e encontrou uma solução que poderá resultar para si. Resolver um problema desta forma autónoma pode ser extremamente gratificante, além de lhe proporcionar competências e conhecimentos adicionais que poderão ser úteis no futuro.

Procura mais algumas dicas ou truques para o ajudar a ter sucesso no trabalho? Consulte 5 dicas para aprendizes ou estagiários e como causar uma boa impressão inicial… nas primeiras duas semanas.

 

Ligações úteis:

funcionalidades que o podem ajudar a trabalhar de forma eficiente

aplicações que podem trazer eficiência ao seu dia de trabalho

 

Informações adicionais

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

A EURES no Google+

Informação detalhada

Tópicos
Sugestões e DicasJuventude
Seções relacionadas
Vida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.