Ir para o conteúdo principal
Logotipo
EURES (EURopean Employment Services)
  • Notícia
  • 3 de outubro de 2024
  • Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
  • 4 min de leitura

Da Espanha para a Irlanda: como dois professores do ensino pré-escolar encontraram oportunidades de emprego noutro país

Laura Sáez Martínez e Johanny Rodriguez beneficiaram de um projeto que ajudou escolas e infantários em toda a Irlanda a recrutar mais de 100 professores espanhóis e especialistas em estruturas de acolhimento de crianças.

Laura Sáez Martínez (l) e Johanny Rodriguez
©Conor Ryan

Johanny Rodriguez recorreu à EURES porque não conseguia encontrar emprego como professora a tempo inteiro na Espanha. Foi apresentada à Faylinn Montessori School and Creche, sediada em Wexford, numa feira de recrutamento em Barcelona, em junho de 2024, organizada pelo Departamento de Proteção Social da Irlanda e pela EURES Espanha.

Às entrevistas via Zoom seguiu-se uma entrevista presencial na Irlanda. Surgiu então a oferta de emprego e a mudança para a Irlanda, tudo com o apoio da EURES.

EURES ajuda a facilitar a transição dos professores

«A EURES destaca-se pelo seu compromisso inabalável para com o desenvolvimento profissional e pessoal, ao mesmo tempo que se preocupa em nos ajudar a encontrar a melhor escola de acordo com os nossos interesses», afirma Johanny. «Graças à EURES e à Faylinn, melhorei os meus conhecimentos de inglês, conheci outro país e outra cultura, melhorei o meu CV e tive a honra de trabalhar com crianças e pessoas fantásticas.»

Johanny recomenda a EURES a outras pessoas. «No início, é um pouco difícil ousar fazer uma mudança tão radical na nossa vida, mas a EURES torna o desafio um pouco mais fácil, pois ajuda-nos em tudo o que pode e tenta dar-nos a segurança que procuramos, respondendo a todas as perguntas ou dúvidas que possamos ter por correio eletrónico, telefone ou pessoalmente.»

A sua colega Laura Sáez Martínez afirma: «Estou a trabalhar na Irlanda, numa pequena escola em Wexford, e a verdade é que estou feliz e a viver uma das melhores experiências da minha vida. E isso deve-se, em parte, ao programa EURES.»

Laura diz que o programa EURES lhe deu ajuda prática e financeira. A EURES agiu como intermediário com a escola, permitindo-lhe visitar a escola antes de assumir o cargo e analisando o seu contrato. O apoio financeiro ajudou-a a pagar os voos e a cobrir a renda do primeiro mês antes de receber o primeiro salário. «Para ser sincera, quando me disseram que ia receber tantas ajudas por ir trabalhar para um país diferente, pensei que não era verdade, que era bom demais para ser verdade, mas estava muito enganada - era tudo completamente verdade», acrescenta Laura.

EURES Espanha e Irlanda juntam-se para satisfazer a necessidade de educadores de infância

A conselheira da EURES Irlanda, Cathy Moran, do Departamento de Proteção Social da Irlanda, lidera uma equipa que trabalha com mais de 25 empresas de acolhimento de crianças de toda a Irlanda com vagas para preencher. Os consultores da EURES Espanha, liderados pela gestora Ana Carreras Bejar, anunciam e promovem as oportunidades junto de candidatos em várias regiões espanholas através de eventos de recrutamento presenciais, em linha e híbridos. Em 2023, 74 candidatos espanhóis mudaram-se para a Irlanda para assumir funções na área da educação de infância em todo o país. Em julho de 2024, mais 59 pessoas deram também este passo.

Cathy afirma: «A equipa espanhola tem trabalhado incansavelmente nos últimos três anos, promovendo vagas de acolhimento de crianças para empresas irlandesas. A empresa recolhe e filtra os CV dos candidatos espanhóis que, em seguida, envia às empresas para apreciação. Nos últimos três anos, a equipa organizou eventos de recrutamento no setor do acolhimento de crianças em Madrid, Sevilha, Málaga e Barcelona.

«Além de tudo isto, eles e os seus colegas EURES em toda a Espanha também ajudaram os candidatos a candidatarem-se ao financiamento do Targeted Mobility Scheme para os ajudar a participar em entrevistas e a mudarem-se para a Irlanda. É um enorme prazer trabalhar com esta equipa fantástica e é graças ao seu trabalho árduo e profissionalismo que tantas empresas irlandesas conseguiram recrutar excelentes candidatos espanhóis para preencher as suas vagas.»

Conor Ryan, da Faylinn, elogiou a qualidade dos candidatos e as oportunidades de apoio e de estabelecimento de contactos oferecidas pelo evento. «Considerámos a feira de recrutamento altamente benéfica. Permitiu-nos o acesso a uma reserva de candidatos talentosos e ansiosos, reforçando significativamente os nossos esforços de recrutamento. Felicitamos o Departamento de Proteção Social e a equipa EURES Espanha pela excelente organização e condução do evento.»

 

Ligações relacionadas:

Programa específico de mobilidade EURES

Viver e trabalhar na Irlanda

Viver e trabalhar na Espanha

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no X

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
  • Caixa de ferramentas da UE para mobilidade
  • Formação EURES
  • Sugestões e Dicas
  • Notícias internas da EURES
  • Notícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidade
  • Notícias/relatórios/estatísticas
  • Tendências de recrutamento
Seções relacionadas

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.