As competências linguísticas são essenciais
A Iberostar é uma cadeia hoteleira mundial especializada em hotéis e estâncias de luxo. O grupo é proprietário de várias estâncias em todo o mundo, incluindo na Espanha, na Grécia e no Montenegro. Em 2015, a Iberostar dirigiu-se à EURESpara solicitar apoio na procura de trabalhadores sazonais para os seus hotéis da Europa.
«Iniciámos a nossa colaboração com a EURES Eslovénia devido à nossa necessidade de encontrar pessoal com competências linguísticas em inglês e alemão», explica Alberto. «Depois de analisarmos todas as possibilidades, decidimos que o mercado de trabalhadores da Eslovénia é um bom local para procurar [trabalhadores].»
O entretenimento é uma grande componente da oferta da Iberostar. Em especial, o grupo necessita de profissionais para gerir as suas atividades de fitness e bem-estar, especialmente durante a época alta. Os hotéis nem sempre conseguem encontrar pessoal adequado a nível local, pelo que é importante procurar candidatos de outros países, refere Alberto.
«Temos muitos eslovenos a trabalhar na Espanha e na Grécia. Como precisamos de animadores que falem duas ou três línguas da UE, é difícil cobrir todas estas necessidades apenas com os trabalhadores locais. É por isso que colaboramos com a EURES Eslovénia.»
Eventos anuais
«Todos os anos, organizamos um dia de entrevistas em [capital da Eslovénia], Liubliana, em fevereiro ou março, para conhecermos os candidatos e apresentarmos a empresa,» explica Alberto.
A principal iniciativa de recrutamento da Iberostar tem lugar durante este período de inverno, com o objetivo de angariar trabalhadores antes da época alta do verão. Para os trabalhadores que procuram uma nova experiência no estrangeiro, como é comum no setor da hotelaria, isto pode representar uma oportunidade mutuamente benéfica.
Apesar da natureza de curto prazo do recrutamento sazonal, Alberto insiste que existe a possibilidade de os trabalhadores permanecerem a longo prazo, progredirem dentro da empresa e mesmo chegarem a gestores.
«A nossa colaboração com a EURES Eslovénia é um êxito. Todos os anos, desde 2015, temos contratado muitos bons trabalhadores eslovenos que trabalham connosco nas nossas estâncias na Espanha e na Grécia», afirma.
«Um mês depois estava a caminho da Grécia»
Uma trabalhadora que beneficiou da cooperação da Iberostar com a EURES foi Aleksandra, que deixou a Eslovénia para ir trabalhar na Grécia.
«Candidatei-me à Iberostar através da EURES,» recorda Aleksandra. «Tinha visto um anúncio [que dizia] que a Iberostar estava à procura de animadores de fitness e desportos para locais em todo o mundo.»
«E tentei a minha sorte. Alguns dias mais tarde, fui convidada para uma reunião na Eslovénia e, em seguida, para uma entrevista por Skype. Fui selecionada e um mês depois estava a caminho da Grécia.»
O processo de recrutamento decorreu sem problemas para Aleksandra. Mas o que a levou a mudar de país? «Por que não?», pergunta. «Novas pessoas, nova experiência, fazer algo que adoro.»
Graças à rede EURES, Aleksandra conseguiu encontrar um emprego que lhe permite fazer o que gosta no novo e estimulante ambiente de outro país da UE.
Entretanto, a descrição de Alberto sobre a experiência da Iberostardemonstra os benefícios da EURES para os empregadores no setor da hotelaria, em especial os que necessitam de pessoal multilingue e sazonal.
Para mais informações sobre esta iniciativa, contacte Katarina Kavčič, da EURES Eslovénia, em katarina [dot] kavcicess [dot] gov [dot] si (katarina[dot]kavcic[at]ess[dot]gov[dot]si).
Informações adicionais
Encontre um Conselheiro EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de Eventos EURES
Próximos Eventos em Linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
Informação detalhada
- Data de publicação
- 31 de maio de 2019
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Notícias externas EURES
- Histórias de sucesso
- Juventude
- Seções relacionadas
- Setor
- Accomodation and food service activities
- Activities of extraterritorial organisations and bodies
- Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
- Administrative and support service activities
- Agriculture, forestry and fishing
- Arts, entertainment and recreation
- Construction
- Education
- Electricity, gas, steam and air conditioning supply
- Financial and insurance activities
- Human health and social work activities
- Information and communication
- Manufacturing
- Mining and quarrying
- Other service activities
- Professional, scientific and technical activities
- Public administration and defence; compulsory social security
- Real estate activities
- Transportation and storage
- Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
- Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles