- Canalizador
Os empregos técnicos e comerciais, como o de canalizador, podem ser altamente rentáveis, com uma procura quase infinita por parte dos consumidores. Os canalizadores instalam e fazem a manutenção de uma série de equipamentos essenciais ao dia a dia, o que faz desta atividade uma forma segura de emprego. Pode implicar horas de trabalho imprevisíveis e trabalho aos fins de semana, mas proporciona flexibilidade em termos de localização e deslocações ao longo do dia de trabalho.
- Higienista dentário
Todos os dentistas precisam de um higienista! É provável que já tenha sido atendido mais vezes por um higienista do que por um dentista quando vai cuidar dos seus dentes. Os higienistas são especializados em cuidados orais preventivos — limpam os dentes, realizam raios X, detetam doenças e educam os doentes para a boa saúde oral. Tendo em conta o bom horário de trabalho e a procura estável de cuidados de saúde, este trabalho pode ser uma boa opção.
- Especialista em apoio informático
À medida que as TI se tornaram essenciais para a maioria das empresas em todo o mundo, a procura de especialistas informáticos aumentou. Apesar de utilizarmos diariamente a tecnologia no nosso trabalho, há muitas pessoas que não sabem o que fazer quando algo corre mal com o equipamento. Os especialistas técnicos prestam assistência em várias áreas, desde questões relacionadas com o hardware até ao suporte de redes. Se é paciente, bom a lidar com pessoas e se sente confortável no meio da tecnologia, esta pode ser uma ótima opção de carreira.
- Eletricista
Os eletricistas são outro emprego muito procurado. O trabalho envolve a cablagem, a inspeção e a manutenção de sistemas elétricos em residências e escritórios, e muitas vezes pode oferecer formação remunerada no local de trabalho. Os eletricistas seguem normas e regulamentos rigorosos para garantir a segurança de sistemas como a iluminação e a comunicação. Os programas de aprendizagem podem durar até cinco anos, mas proporcionam as competências necessárias para uma longa carreira.
- Designer gráfico
Tem uma veia criativa? Os designers gráficos são artistas que costumam trabalhar na criação de brochuras, revistas, embalagens e outros materiais de marketing. Normalmente, trabalham com programas como Adobe Photoshop e Adobe InDesign, pelo que também precisa de conhecimentos de software.
- Agente de polícia
Procura algo mais significativo? Os agentes de polícia prestam um contributo à comunidade ao investigar crimes, responder a situações de emergência e garantir que as pessoas respeitam a lei. Dependendo do país, podem patrulhar as ruas a pé, em automóvel ou até a cavalo. Se não gosta da ideia de ficar sentado a uma secretária o dia inteiro, este trabalho pode dar-lhe a variedade que procura.
- Técnico de engenharia civil
As empresas de engenharia e os organismos públicos necessitam de técnicos de engenharia civil para ajudar na conceção de projetos comerciais e residenciais. Esta atividade consiste em estimar custos, analisar esquemas, avaliar as condições dos vários locais e garantir que cada projeto cumpre as especificações de conceção e os códigos exigidos.
- Avaliador de imóveis
Este trabalho consiste em avaliar propriedades para estimar o seu valor. Os avaliadores de imóveis têm de manter uma perspetiva imparcial ao calcularem o valor dos edifícios e dos terrenos em que estão implantados. É uma profissão que requer atenção ao pormenor, uma vez que as estimativas fornecem informações importantes aos gestores e investidores imobiliários.
Por conseguinte, se não tem a certeza se a universidade é a melhor opção para si, pondere a possibilidade de explorar uma destas funções. Não se esqueça que os trabalhos, os salários e os requisitos académicos diferem de país para país. Para mais informações sobre iniciar uma nova carreira, consulte as nossas «4 dicas fundamentais para os candidatos a emprego sobre criar uma presença em linha sem mácula e profissional».
Visite a ESCO, uma taxonomia das qualificações, competências e profissões europeias, traduzida para as 27 línguas oficiais da UE. Descreve, identifica e classifica 2942 profissões e 13 485 competências relevantes para o mercado de trabalho da UE e para o ensino e formação.
Ligações úteis:
Informações adicionais:
Procurar Conselheiros EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de dados de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de eventos EURES
Próximos eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
Informação detalhada
- Data de publicação
- 31 de janeiro de 2022
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Sugestões e Dicas
- Juventude
- Seções relacionadas
- Setor
- Arts, entertainment and recreation
- Construction
- Electricity, gas, steam and air conditioning supply
- Human health and social work activities
- Information and communication
- Real estate activities
- Water supply, sewerage, waste management and remediation activities