Aperfeiçoe a sua presença em linha
Antes de começar, certifique-se de que atualiza os seus perfis nas plataformas de redes que utiliza. Carregue uma fotografia de perfil profissional, escreva um título, uma descrição de funções e um resumo chamativos e enumere as suas realizações, experiência e competências mais pertinentes. Ao criar o seu perfil, tente pôr-se no lugar do potencial empregador. Um perfil longo nem sempre é sinónimo de um bom perfil. Apresente as suas informações de forma sucinta e concisa. Um perfil bem pensado pode ser mais poderoso do que pensa.
Além disso, não se esqueça de rever os seus outros canais de redes sociais. Os potenciais empregadores e recrutadores procuram frequentemente candidatos nas redes sociais, pelo que poderá ser sensato apagar eventuais publicações controversas e verificar os parâmetros de privacidade. Procure o seu nome na Internet para se certificar de que não deixou passar nada.
Crie uma rede equilibrada
Uma das grandes vantagens das redes de contactos é o facto de poderem dar-lhe uma nova perspetiva sobre a sua carreira. Ao criar a sua rede, certifique-se de que também adiciona pessoas de áreas diferentes da sua. A sua área profissional talvez seja transversal a vários setores. Pense quais poderão ser esses setores e procure pessoas com uma presença relevante em cada um. Nunca se sabe de onde pode vir uma recomendação.
Personalize as suas mensagens
Um dos maiores erros dos profissionais quando usam as redes de contactos é enviarem mensagens impessoais. Quanto mais genérica for a mensagem, maior a probabilidade de a pessoa contactada a considerar como correio indesejado e a ignorar. Antes de adicionar alguém à sua rede, explore o perfil dessa pessoa e veja o que tem em comum com ela. Não tem necessariamente de ser a experiência profissional — podem ser causas sociais semelhantes ou interesses de aprendizagem comuns. Certifique-se de que inicia a sua mensagem com a razão pela qual está a contactar essa pessoa e por que a escolheu.
Seja dinâmico
A simples adesão a uma rede profissional não chega para repararem em si. Tem de dar-se a conhecer através da publicação e partilha regulares de conteúdos relevantes e de publicações apelativas. Mostre à rede o seu entusiasmo pela área em que trabalha.
Mostre conhecimento
Lembre-se de que quantidade não significa qualidade. Certifique-se de que as suas publicações são pertinentes e de que as suas contribuições têm uma finalidade. Se as pessoas acharem que está a publicar conteúdos só por publicar, deixarão de dar atenção à sua atividade na rede.
Seja prestável
As redes de contactos são recíprocas, pelo que também deve procurar oportunidades de recomendar alguém. Se ajudar alguém a encontrar um emprego, talvez no futuro essa pessoa possa retribuir-lhe o favor.
Esperamos que estas sugestões reforcem as suas competências de utilização de redes de contactos em linha. Com o alívio das restrições da COVID-19, os eventos físicos das redes de contactos começam a ser de novo frequentes. Certifique-se de que consulta o nosso Guia essencial para a criação de uma rede de contactos.
Em parceria com o EURES, o Portal Europeu da Mobilidade Profissional.
Ligações úteis:
Guia essencial para a criação de uma rede de contactos
Informações adicionais:
Procurar Conselheiros EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de dados de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de eventos EURES
Próximos eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
Informação detalhada
- Data de publicação
- 29 de outubro de 2021
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Negócios / Empreendedorismo
- Tendências de recrutamento
- Mídia social
- Juventude
- Setor
- Accomodation and food service activities
- Activities of extraterritorial organisations and bodies
- Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
- Administrative and support service activities
- Agriculture, forestry and fishing
- Arts, entertainment and recreation
- Construction
- Education
- Electricity, gas, steam and air conditioning supply
- Financial and insurance activities
- Human health and social work activities
- Information and communication
- Manufacturing
- Mining and quarrying
- Other service activities
- Professional, scientific and technical activities
- Public administration and defence; compulsory social security
- Real estate activities
- Transportation and storage
- Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
- Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles