Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia19 de junho de 2017Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Suécia convida profissionais de saúde gregos a mudarem-se para o Norte

Um conceito de emprego de sucesso encoraja os profissionais de saúde a trocarem a Grécia pela Suécia. O evento semestral da Semana Sueca é realizado em Atenas e Salónica, tendo a última edição sido realizada no mês passado. Estes dois países contam já uma cooperação de longa data.

Sweden invites Greek health specialists to move north
EURES Sweden

«A Grécia tem uma relação muito positiva com a Suécia», explica Mia Myrgren, uma Conselheira EURES responsável pela Grécia e uma de sete membros do grupo de saúde sueco.

«Os nossos dois governos têm mantido um elevado nível de cooperação ao longo dos anos, sobretudo nas décadas de 1960 e 1970, altura em que muitos gregos vieram para a Suécia para trabalhar. É um dos poucos países da Europa para onde podemos ir recrutar trabalhadores contando receber CV de candidatos que já falam sueco.»

Graças a estes laços históricos, muitas pessoas na Grécia optam por estudar sueco e estão abertas à perspetiva de se mudarem para o Norte. A EURES Suécia organiza duas vezes por ano, já há vários anos, o Dia Europeu Comum do Emprego Suécia-Grécia.

O último foi realizado entre 3 e 6 de abril, com o objetivo de apresentar médicos, enfermeiros, engenheiros biomédicos, fisioterapeutas, informáticos e especialistas em ciências da vida a empregadores em toda a Suécia.

Mia Myrgren trabalha em Malmö com concelhos provinciais e regiões de toda a Suécia, e viajou para a Grécia com representantes de três empregadores à procura de trabalhadores: Region Norrbotten, Närhälsan Västra Götaland e o hospital privado Stockholms Sjukhem.

Das 72 candidaturas recebidas pela EURES, os recrutadores selecionaram 31 enfermeiros e médicos para entrevistar no local. Outras 13 pessoas foram entrevistadas após terem apresentado uma candidatura espontânea no «Open Space» do evento. Os empregadores irão agora convidar aproximadamente dez candidatos da Suécia para uma segunda fase de seleção.

Os CV dos candidatos que não foram entrevistados no próprio dia irão circular pelos outros empregadores do setor nos próximos meses.

«No ano passado, colocámos cerca de 20 médicos e enfermeiros da Grécia no Norte da Suécia», afirmou Mia Myrgren. «No total, colocámos 67 médicos e enfermeiros em todo o país, o que revela um enorme interesse por parte dos gregos em trabalharem aqui.»

Recentemente, as autoridades suecas reforçaram as regras relativas às competências linguísticas que os candidatos têm de comprovar possuir para poderem obter uma licença para exercerem medicina. Normalmente, os empregadores que recrutam candidatos da Semana Sueca oferecem-lhes formação em línguas em Atenas e Salónica. Assim que os candidatos alcançam o nível B1 ou B2, são contratados como assistentes, antes de receberem uma licença para exercer em sueco.

 

Ligações úteis

Dia Europeu Comum do Emprego Suécia-Grécia para profissionais de saúde

Viver e trabalhar na Suécia

 

Informações adicionais

Encontrar um Conselheiro EURES

Viver e trabalhar nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

A EURES no Google+

Informação detalhada

Tópicos
Melhor prática EURESPartes interessadas externasDias de Trabalho/EventosNotícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidadeTendências de recrutamentoMídia social
Seções relacionadas
Vida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.