«Através do projeto One-Stop Shop, promovido pela EURES-T Reno Superior, os candidatos a emprego de regiões transfronteiriças podem agora submeter os seus pedidos através de correio eletrónico ou de contacto telefónico para os serviços alemães, suíços ou franceses», afirma Beat Britt, Secretário-Geral da EURES-T Reno Superior. «Graças a este sistema de admissão baseado na língua, o contacto inicial entre o candidato a emprego e a EURES-T é feito na sua língua materna».
Assim, se se encontrar na região e quiser mais informações sobre ofertas de emprego na Alemanha, o desemprego, o estatuto dos indivíduos que vivem num país e trabalham noutro, ofertas de emprego na Suíça e estágios transfronteiriços, dispõe agora de um número telefónico geral e de um endereço de correio eletrónico.
Controlo central
Quando os serviços centrais One-Stop Shop recebem um pedido, é criado um registo detalhado que inclui uma avaliação e uma análise da situação. Para conselhos e pedidos de âmbito geral relacionados com o mercado de trabalho transfronteiriço, é competente o serviço central bilingue, que fornece diretamente as respostas solicitadas. Em se tratando de pedidos mais específicos, os mesmos são, contudo, encaminhados para o Conselheiro EURES competente ou para o técnico de estágio transfronteiriço ou outra agência competente. «O projeto One-Stop Shop permite-nos estar permanentemente disponíveis e fornecer respostas atempadas», afirma Beat Britt.
Os pedidos provenientes das quatro regiões são direcionados para os serviços centrais One-Stop Shop, onde são registados, avaliados e analisados. Para conselhos e pedidos de âmbito geral relacionados com o mercado de trabalho transfronteiriço, é competente o serviço central bilingue, que fornece diretamente as respostas solicitadas. Em se tratando de pedidos mais específicos, os mesmos são encaminhados para o Conselheiro EURES competente ou para o técnico de estágio transfronteiriço ou outra agência competente.
Vantagens para todos
O novo sistema beneficia quer os candidatos a emprego, quer os empregadores. De acordo com Beat Britt, uma vez que o projeto One-Stop Shop assegura o encaminhamento dos pedidos para as pessoas certas do ponto de vista das competências e aptidões linguísticas, os candidatos a emprego podem beneficiar de melhor acesso a informação atualizada sobre as condições de vida e de trabalho em toda a região. «Desde o início do processo, o candidato a emprego tem imediatamente acesso ao melhor contacto EURES/EURES-T, um nível de acessibilidade que é mantido ao longo de todo o tempo que permanece connosco», garante o Secretário-Geral.
Os empregadores também beneficiam do sistema. «Os empregadores procuram frequentemente informações específicas sobre o potencial da mão de obra do mercado de trabalho transfronteiriço, e o serviço One-Stop Shop encaminha diretamente as suas questões para o contacto EURES-T mais bem preparado para fornecer as informações solicitadas», acrescenta Beat Britt.
Ligações úteis:
Informações adicionais:
Encontrar um Conselheiro EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Bases de dados de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de Eventos da EURES
Próximos Eventos online
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
A EURES no Google+
Informação detalhada
- Data de publicação
- 7 de março de 2017
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Caixa de ferramentas da UE para mobilidade
- Melhor prática EURES
- Notícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidade
- Notícias/relatórios/estatísticas
- Seções relacionadas
- Ajuda e Apoio
- Vida & Trabalho
- Setor
- Accomodation and food service activities
- Activities of extraterritorial organisations and bodies
- Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
- Administrative and support service activities
- Agriculture, forestry and fishing
- Arts, entertainment and recreation
- Construction
- Education
- Electricity, gas, steam and air conditioning supply
- Financial and insurance activities
- Human health and social work activities
- Information and communication
- Manufacturing
- Mining and quarrying
- Other service activities
- Professional, scientific and technical activities
- Public administration and defence; compulsory social security
- Real estate activities
- Transportation and storage
- Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
- Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles
