«Eu e a minha colega conduzimos 750 km em quatro dias, desde Rauma, no Sul, até Honkajoki, no Norte», afirma Taina. «A nossa viagem centrou-se em reunir com as empresas que sabíamos terem contratado trabalhadores estrangeiros, algo bastante raro na maior parte do território finlandês», acrescentou.
Satakunta, a sua região, é palco de uma economia em plena expansão, com ofertas de emprego em todos os setores, desde trabalhadores portuários a médicos e enfermeiros. Noutra região não muito distante, a Valmet Automotive pretende recrutar 1000 novos trabalhadores em 2017, sobretudo montadores de automóveis, sendo provável, por isso, que venha a recrutar alguns no estrangeiro.
«No nosso acolhedor minibus, recebemos representantes de 22 empresas, desde metalúrgicas a explorações agrícolas que empregam até 90 trabalhadores sazonais todos os anos», explica Taina.
Cada reunião durou no máximo uma hora, normalmente com o gestor de recursos humanos. Com a ajuda de folhetos e de uma conversa amigável, acompanhada por café e bolinhos, os participantes ficaram a conhecer melhor a EURES e as formas como a organização pode ajudá-los a recrutar ou reter trabalhadores estrangeiros.
Cursos de línguas
A colega de Taina, Anne Helin, que conduziu o minibus, trabalha no ELY Centre para a região do sudoeste da Finlândia, destinado a apoiar a economia regional. O papel de Anne na viagem consistiu em descrever às empresas os benefícios que podem retirar dos cursos de língua finlandesa disponíveis na Finlândia até 2020 ao abrigo do projeto Mobilidade Laboral na Europa do Fundo Social Europeu (FSE).
Parceiro-chave da EURES, o FSE cofinancia e disponibiliza cursos de línguas a trabalhadores estrangeiros de outros países da UE/do EEE antes de estes entrarem na Finlândia ou já em contexto laboral. Cada curso (com duração máxima de 380 horas) está orientado para um emprego ou setor específicos, tais como a saúde, transmitindo simultaneamente regras básicas de finlandês e informações sobre o trabalho e a cultura do país.
Os cursos ministrados nas empresas finlandesas (com duração máxima de 120 horas) destinam-se aos trabalhadores estrangeiros dos vários setores. Disponíveis nas línguas finlandesa ou sueca, os cursos abrangem vocabulário técnico e podem ainda incluir testes de competência profissional.
Comunicação bilateral
«Todos ficaram satisfeitos com a nossa presença e disseram que o minibus era uma forma inovadora de dar a conhecer a EURES. Foi também uma oportunidade para partilharem connosco as suas necessidades de recrutamento», afirmou Taina.
Outro fator positivo para Taina foi o facto de a viagem ter incentivado várias empresas a pedir à EURES Finlândia e ao FSE que organizassem cursos de línguas para os seus trabalhadores. Outro empregador aguarda que a EURES organize um dia de recrutamento nas instalações da empresa. Por tudo isto, Taina espera repetir a experiência na primavera de 2017, divulgando os serviços EURES junto de mais empresas.
Ligações úteis:
Serviço Público de Emprego finlandês
Viver e trabalhar na Finlândia
Região de Satakunta, Finlândia
Informações adicionais:
Encontrar um conselheiro EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de Eventos da EURES
Próximos eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
A EURES no Google+
Informação detalhada
- Data de publicação
- 1 de março de 2017
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Melhor prática EURES
- Notícias/relatórios/estatísticas
- Seções relacionadas
- Ajuda e Apoio
- Vida & Trabalho
- Setor
- Accomodation and food service activities
- Activities of extraterritorial organisations and bodies
- Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
- Administrative and support service activities
- Agriculture, forestry and fishing
- Arts, entertainment and recreation
- Construction
- Education
- Electricity, gas, steam and air conditioning supply
- Financial and insurance activities
- Human health and social work activities
- Information and communication
- Manufacturing
- Mining and quarrying
- Other service activities
- Professional, scientific and technical activities
- Public administration and defence; compulsory social security
- Real estate activities
- Transportation and storage
- Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
- Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles
