Conhecer-se mutuamente
Para estabelecer uma boa relação de trabalho com o mentorando, é importante conhecer-se primeiro. Seja numa sala de reunião, numa área de descanso ou na cozinha do escritório, reserve tempo para saber mais sobre o mentorando, de onde é, o que o levou a candidatar-se ao programa, quais os seus interesses e aspirações. Fale-lhe também sobre si. Isto fará com que ambas as partes se sintam mais à vontade umas com as outras, o que «quebrará o gelo».
Construir uma parceria
Explique ao mentorando que não é o seu chefe ou professor. Ao invés, é o seu parceiro nesta experiência e está aqui para o ajudar a tirar o máximo partido do programa de mentoria.
Criar objetivos personalizados
Qualquer programa de mentoria deve ter objetivos claros. Trabalhe em conjunto com o mentorando para definir os seus objetivos. Pergunte-lhe o que pretende obter desta mentoria, quais as competências e experiências que pretende adquirir. A definição de objetivos personalizados mantê-lo-á motivado e tornará a sua experiência mais meritória.
Estabelecer uma comunicação diária
Ser um mentor pode, por vezes, parecer um fardo, pois muitas vezes é uma função que está no topo da sua lista de tarefas. Independentemente do volume de trabalho que tiver, certifique-se de que dispõe de um intervalo dedicado para falar com o mentorando pelo menos uma vez por dia. Nunca permita que se sinta um estorvo.
Ensinar o mentorando a encontrar o seu caminho
Um bom mentor utiliza uma combinação de conselhos e perguntas de orientação. Por vezes, orientar mentorandos para que eles próprios encontrem a resposta pode ser mais valioso do que dar-lhes apenas a solução.
Não ter medo de dizer «não sei»
Pode nem sempre ter a resposta certa para a pergunta do mentorando. Não tenha medo de dizer «não sei» e peça conselhos a outros colegas. Isto ensinará ao mentorando uma lição valiosa sobre trabalho de equipa e honestidade.
Manter a mente aberta
Por vezes, uma perspetiva exterior pode proporcionar melhorias a processos de trabalho arcaicos. O seu mentorando poderá detetar um erro no seu trabalho ou assinalar uma forma de melhorar os métodos que utiliza. Assumir a responsabilidade pelas suas deficiências aumentará a confiança na relação com a pessoa que está a orientar.
Ser positivo
Assegure-se de ser sempre construtivo nas suas observações. Reconheça sempre que o seu mentorando faz um bom trabalho. Estas pequenas afirmações ajudarão a desenvolver a sua confiança.
Ser empático
Não esqueça que também já foi inexperiente. Novo ambiente de trabalho, tarefas desconhecidas e novos colegas — tudo isto pode contribuir para uma experiência stressante. Certifique-se de que o seu mentorando se sente confortável no local de trabalho e fale sobre as inseguranças que possa ter.
Dar o exemplo
Escusado será dizer que um bom mentor também deve ser um exemplo a seguir. Se espera que o seu mentorando venha trabalhar a horas e que se mantenha concentrado no decorrer de todo o dia, tem de seguir os seus próprios conselhos. Seja o trabalhador que pretende que o mentorando venha a ser.
Um programa de estágio bem concebido pode trazer muitas vantagens, tanto para a sua empresa como para o estagiário. Veja as nossas sugestões sobre como se destacar da concorrência enquanto empregador de referência para estagiários.
Ligações relacionadas:
Como criar um programa de estágios competitivo para a sua empresa
Informações adicionais
Procurar Conselheiros EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de eventos EURES
Próximos eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
Informação detalhada
- Data de publicação
- 8 de março de 2023
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Sugestões e Dicas
- Seções relacionadas
- Sugestões e Dicas
- Setor
- Accomodation and food service activities
- Activities of extraterritorial organisations and bodies
- Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
- Administrative and support service activities
- Agriculture, forestry and fishing
- Arts, entertainment and recreation
- Construction
- Education
- Electricity, gas, steam and air conditioning supply
- Financial and insurance activities
- Human health and social work activities
- Information and communication
- Manufacturing
- Mining and quarrying
- Other service activities
- Professional, scientific and technical activities
- Public administration and defence; compulsory social security
- Real estate activities
- Transportation and storage
- Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
- Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles