
Há cerca de 10 ou 20 anos, alguns destes empregos não existiam. Outros já existiam, mas pareciam ser muito diferentes. À medida que tentamos proteger o futuro do nosso planeta, as competências verdes tornam-se cada vez mais importantes.
Embora seja difícil definir um trabalho «verde», por norma referimo-nos àqueles que se centram no ambiente, ou seja, que protegem os recursos naturais e os espaços do planeta, limitando simultaneamente as emissões e os impactos nocivos. Eis alguns dos empregos mais procurados neste momento.
Engenheiro de energias renováveis
As empresas do setor da energia sempre necessitaram de engenheiros qualificados. No passado, a maior parte dos postos de trabalho situava-se nos setores do petróleo, do carvão e do gás. À medida que o setor das energias renováveis cresce, o número de postos de trabalho no domínio da energia verde também está a aumentar. Por exemplo, poderia trabalhar como instalador de painéis solares ou técnico de turbinas eólicas. Muitas competências serão úteis nestas diferentes funções, pelo que, com as competências adequadas, terá uma elevada procura.
Técnico de engenharia civil
Enquanto engenheiro civil, projetará edifícios e outras estruturas. Hoje em dia, as regras de sustentabilidade significam que os projetos de construção devem evitar o desperdício de energia e de outros recursos. Se a conceção de edifícios não for o seu ponto forte, o planeamento urbano sustentável poderia ser uma boa escolha. Os urbanistas olham mais amplamente para os espaços urbanos para os tornar mais ecológicos e «circulares», o que significa que reutilizam recursos e evitam resíduos. Poderia também trabalhar como gestor de projetos, liderando projetos de construção diária.
Cientista
Como cientista ambiental, irá recolher, analisar e apresentar informações para ajudar a proteger o planeta. O seu trabalho pode ajudar a encontrar respostas para alguns dos maiores desafios do mundo, como as alterações climáticas. Poderá também centrar-se em aspetos específicos, como a água, o solo ou a qualidade do ar. Pode também trabalhar como conselheiro ou consultor, no âmbito do qual o seu trabalho consistiria em ajudar as organizações a tornarem-se mais ecológicas e sustentáveis.
Gestor de pescas
Um trabalho de gestão de projetos mais específico poderia ser como gestor de pescas. Nesta função, terá de gerir as unidades populacionais de peixes, que são importantes para a biodiversidade. Pode também lidar com aspetos legais e até mesmo emergências, como derrames de petróleo.
Arborista
Se gostar de estar ativo e ao ar livre, o arborismo poderia ser algo para si. Esta carreira não se prende apenas com o corte de árvores. Tem também um grande enfoque ambiental. O arborismo envolve a plantação de novas árvores e arbustos, cuidados a ter com árvores insalubres e, de um modo geral, a proteção do ambiente natural. Do mesmo modo, os silvicultores conservam e regeneram as florestas, incluindo a sua proteção contra doenças e incêndios florestais e o combate à desflorestação.
Conceção de produtos
Os criadores de produtos têm de criar produtos que durem mais tempo, trabalhem de forma mais eficiente e tenham um menor impacto ambiental. Os produtos podem variar consideravelmente, desde embalagens recicláveis a automóveis elétricos. Outro exemplo interessante é o vestuário. Para que isto reduza o seu impacto, incluindo os resíduos da «moda rápida», é necessário que os designers de moda façam vestuário que dure mais tempo e utilizem materiais reciclados.
Este exemplo mostra que, embora algumas carreiras possam não parecer empregos «verdes» típicos, existem muitas formas de encontrar uma carreira com um impacto ambiental positivo, independentemente dos seus pontos fortes ou do setor em que trabalham.
Mantenha a mente aberta e tenha em mente os seus objetivos – há muitos empregos verdes que podem ser para si!
Em parceria com o EURES, Portal Europeu da Mobilidade Profissional.
Informações adicionais:
Procurar Conselheiros EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Eventos EURES CALENDAr
Próximos eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
Informação detalhada
- Data de publicação
- 6 de junho de 2023
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Sugestões e Dicas
- Notícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidade
- Notícias/relatórios/estatísticas
- Tendências de recrutamento
- Juventude
- Seções relacionadas
- Sugestões e Dicas
- Informações sobre o mercado de trabalho
- Setor
- Administrative and support service activities
- Agriculture, forestry and fishing
- Electricity, gas, steam and air conditioning supply
- Information and communication
- Manufacturing
- Other service activities
- Professional, scientific and technical activities
- Real estate activities
- Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
- Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles