Acredite na sua visão: Apresentar a sua ideia ao mundo é fácil quando acredita verdadeiramente nela. Quanto mais mostrar aos outros a sua paixão e o seu entusiasmo, mais eles reconhecerão a sua sinceridade, acolherão favoravelmente a sua ideia e contribuirão para o seu sucesso. Este sentimento dar-lhe-á também o impulso de que necessita para ultrapassar os obstáculos que vai encontrar ao longo do caminho, já que provavelmente não desistirá de algo em que acredita.
Rede de contactos: Trata-se de conhecer as pessoas certas. Quanto mais se mostrar e falar com as pessoas sobre a sua ideia, maior é a probabilidade de conhecer as que o podem ajudar a transformá-la numa realidade. Tal significa participar em eventos para conhecer potenciais investidores e a dar-se a conhecer. Apresente-se sempre a título profissional quando estiver a criar uma rede de contactos para garantir que é levado a sério. Vale também a pena praticar o que vai dizer com antecedência (por ex., o seu «discurso de elevador»), para que possa transmitir a sua ideia da forma mais clara e confiante possível.
Pesquisa: Conheça o seu mercado. Quanto mais atualizado estiver no domínio em que está a tentar entrar, melhor conhecerá as suas perspetivas. Familiarize-se com a concorrência, os métodos atuais que funcionam e não funcionam, bem como com os produtos e as pessoas que o rodeiam. Tal contribuirá para melhorar a sua ideia e dialogar com outros intervenientes do setor.
Planeamento: Tenha um plano... mas não dependa dele. Embora um plano possa ser uma ótima forma de se orientar e proporcionar uma estrutura, nem tudo vai para correr como espera. Obstáculos — e oportunidades — imprevistos podem surgir a qualquer momento, por isso esteja disposto a adaptar, ajustar e reorientar o seu plano.
Insucesso: Todos falhamos alguma vez. Leia a biografia de qualquer um dos empresários de topo atuais e verá que o seu passado tem tanto de insucesso como de sucesso. E tudo bem, porque é o que se aprende com o insucesso que realmente importa. Utilize-o como uma experiência de aprendizagem ou um teste e volte a tentar. Tal como os atores que fazem centenas de audições até obterem o papel que lança a sua carreira, os empresários podem tirar partido dos seus insucessos e voltar mais fortes.
Mantenha-se ativo: Aproveite todas as oportunidades que surjam, mesmo se estiver cansado e for a última coisa que lhe apetece fazer. Deixar passar uma oportunidade pode fazer a diferença entre fazer avançar o seu negócio para o nível seguinte ou dar um passo atrás. Ser tão produtivo quanto possível também pode melhorar significativamente as suas possibilidades de êxito e isso é algo em que as pessoas em seu redor irão notar.
Fixar objetivos realistas: É necessário algum tempo para construir credibilidade e uma grande reputação, por isso não deite a perder todo o trabalho árduo fazendo promessas que não pode cumprir. Defina metas realistas e as pessoas respeitá-lo-ão e confiarão em si se as cumprir de forma coerente.
Seja paciente: O sucesso nem sempre surge de um dia para o outro — pode exigir anos de trabalho árduo. Não desanime com a espera! Continue a trabalhar e um dia será recompensado com o êxito que merece.
Estas são 8 das nossas dicas mais importantes para tornar-se um jovem empresário de sucesso. Boa sorte a pô-las em prática!
Artigo elaborado em parceria com EURES, o Portal Europeu da Mobilidade Profissional.
Informações adicionais
Procurar Conselheiros EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de Eventos EURES
Próximos Eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
Informação detalhada
- Data de publicação
- 19 de fevereiro de 2020
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Negócios / Empreendedorismo
- Sugestões e Dicas
- Juventude
- Setor
- Accomodation and food service activities
- Activities of extraterritorial organisations and bodies
- Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
- Administrative and support service activities
- Agriculture, forestry and fishing
- Arts, entertainment and recreation
- Construction
- Education
- Electricity, gas, steam and air conditioning supply
- Financial and insurance activities
- Human health and social work activities
- Information and communication
- Manufacturing
- Mining and quarrying
- Other service activities
- Professional, scientific and technical activities
- Public administration and defence; compulsory social security
- Real estate activities
- Transportation and storage
- Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
- Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles