Juan Carlos de la Cruz Pons aprendeu o seu ofício de cozinheiro na ilha Balear de Menorca, onde adquiriu experiência profissional e qualificações em gastronomia e gestão de culinária. Apesar das boas notas obtidas, começou a pensar que precisava de procurar mais além para progredir na sua carreira e teve a ideia de deixar a ilha ou até mesmo Espanha.
Expandir os horizontes
«Tive a sorte de conhecer um grupo de voluntários europeus que passaram um ano em Menorca através do Serviço Voluntário Europeu», explica Juan Carlos. Pensava cada vez mais em ir para fora e esforçou-se por praticar o seu inglês.
«Passados alguns anos, em 2016, decidi interromper os estudos e explorar novos horizontes», recorda. «E então, aconteceu algo mágico: duas grandes amigos minhas, cada uma delas ignorando que a outra me tinha contactado, enviaram-me uma oferta de emprego para trabalhar na Suécia através de um serviço chamado EURES.»
Resposta num dia
Juan Carlos decidiu enviar o seu CV e, para sua surpresa, recebeu uma resposta no espaço de um dia. «Foi incrivelmente rápido. Passei pelo processo de seleção e acabei por ir a Barcelona para entrevistas para vagas em várias empresas suecas; tudo isto foi gerido pela EURES.»
Juan Carlos recebeu três ofertas de emprego: uma em Helsingborg, uma em Gotemburgo e outra em Estocolmo. Foi apoiado ao longo do processo de recrutamento por conselheiros EURES de ambos os países, pagaram-lhe as despesas de viagem e pôde passar algum tempo nas três cidades. Após um período experimental bem-sucedido, Juan Carlos foi selecionado para o cargo em Estocolmo e poucas semanas depois mudou-se para lá.
Apoio contínuo
Infelizmente, após alguns meses, o trabalho em Estocolmo não correu como planeado. Juan Carlos contactou os seus conselheiros EURES, Arnau Soy Massoni (EURES Espanha) e Maria Thoren (EURES Suécia) e explicou a sua situação.
«O apoio foi imediato,» afirma. «Responderam de forma rápida e profissional. Tomaram nota do problema e propuseram várias soluções». Uma das opções era a transferência para outro empregador na Suécia, mas Juan Carlos decidiu fazer uma pausa e voltar para Espanha. Os conselheiros EURES, no entanto, deixaram claro que a porta continuava aberta para os contactar novamente no futuro.
Da segunda vez, teve sorte
Alguns meses depois, Juan Carlos decidiu mudar-se para a Alemanha, que considerou como outra oportunidade para começar uma nova vida - desta vez no país natal da sua companheira. «Decidi contactar novamente os meus conselheiros EURES», conta-nos. «Sabia que também havia a EURES na Alemanha, portanto pensei que talvez houvesse uma possibilidade de procurar trabalho através da rede.»
Com o apoio de Arnau, Juan Carlos contactou o Serviço de Emprego Internacional alemão (ZAV) e encontrou trabalho em duas semanas. Atualmente trabalha como subchefe de cozinha numa cozinha profissional em Saarbrücken e já foi promovido.
O trabalho árduo compensou
«Tive de passar por muita burocracia, preencher formulários e trabalhar arduamente», admite. «Mas não podia estar mais feliz.» Juan Carlos recebeu um apoio valioso do pessoal da EURES em três países e está-lhe extremamente agradecido.
«Atualmente, tenho um emprego e uma vida estáveis noutro país, e tudo isto graças a todas estas pessoas que tornaram possível a minha viagem e transição.»
Visite o Portal EURES para ficar a saber de que forma a EURES o pode apoiar. Pode também ler a história de Juan Carlos na versão original (em espanhol) aqui.
Ligações úteis
Informações adicionais
Encontrar um Conselheiro EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de Eventos EURES
Próximos Eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
Informação detalhada
- Data de publicação
- 12 de novembro de 2018
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Histórias de sucesso
- Juventude
- Seções relacionadas
- Setor
- Accomodation and food service activities
- Activities of extraterritorial organisations and bodies
- Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
- Administrative and support service activities
- Agriculture, forestry and fishing
- Arts, entertainment and recreation
- Construction
- Education
- Electricity, gas, steam and air conditioning supply
- Financial and insurance activities
- Human health and social work activities
- Information and communication
- Manufacturing
- Mining and quarrying
- Other service activities
- Professional, scientific and technical activities
- Public administration and defence; compulsory social security
- Real estate activities
- Transportation and storage
- Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
- Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles