O que é a base de dados Skills for Jobs?
Lançada em 2017 pela OCDE, a base Skills for Jobs faculta informação sobre a escassez e o excedente de competências em 40 países, assim como sobre desequilíbrios profissionais.
A base de dados analisa competências cognitivas, sociais e físicas, e pode ajudá-lo(a) a compreender quais as competências difíceis de encontrar e quais existem em excesso - seja um candidato a emprego que procura otimizar o seu conjunto de competências, ou um empregador que tenta encontrar trabalhadores qualificados.
Por que motivo é importante?
Se for um trabalhador com competências existentes em excesso, pode acabar por ter de aceitar trabalho numa área não relacionada com a sua especialização ou abaixo do seu nível de qualificação, o que pode levar a insatisfação. De igual modo, caso não possua as competências necessárias para a sua carreira de eleição, pode ser difícil encontrar um trabalho satisfatório.
Enquanto empregador, pode ter dificuldades em preencher posições em aberto ou arrisca-se a ser ultrapassado quando tem de adotar novas tecnologias se não se mantiver a par das informações mais recentes sobre competências.
A base de dados Skills for Jobs pode ajudá-lo(a) a compreender melhor os desequilíbrios de competências e de que forma estes podem prejudicá-lo(a) ou ajudá-lo(a) e ao seu negócio.
Quais são então os empregos e as competências mais procurados e quais existem em excesso?
Nos países da OCDE (que incluem 21 Estados-Membros da UE), mais de 5 em 10 dos empregos «difíceis de preencher» dizem respeito a profissões altamente especializadas. Em contrapartida, menos de 1 em 10 dos empregos «difíceis de preencher» dizem respeito a profissões pouco especializadas.
Em termos de setores, a educação, a informática e os cuidados de saúde registam os níveis mais elevados de escassez de profissionais. Os setores do comércio por grosso, do comércio a retalho e da construção estão particularmente sobrecarregados, com um misto de excesso de trabalhadores e de procura reduzida.
Os conhecimentos de informática e eletrónica (por ex.: programação) estão no topo da lista de competências com elevada procura, seguidos de perto pela capacidade de discernimento e tomada de decisões, bem como as competências verbais e de comunicação associadas à resolução de problemas.
De que forma os desequilíbrios de competências afetam os trabalhadores?
Em média, mais de um terço (36 %) dos trabalhadores nos países da OCDE são sobrequalificados ou subqualificados para as suas funções (17 % e 19 %, respetivamente), o que reflete tanto uma fraca procura de competências como uma oferta insuficiente de trabalhadores qualificados.
Se for licenciado em humanidades ou em artes, é bastante provável que tenha um emprego não relacionado com a sua especialização, o que sucede também com os licenciados em ciências e agricultura. Em contrapartida, se for licenciado em ciências sociais, gestão, direito, saúde ou serviço social, tem mais oportunidades de trabalhar na área de estudo que escolheu.
De que forma a base de dados Skills for Jobs pode ajudar-me?
A base de dados oferece uma série de recursos.
Se está a pensar em mudar de carreira, a ferramenta Mudar de carreira? permite-lhe comparar o seu emprego atual com o que pretende, a fim de identificar as cinco principais competências, capacidades e conhecimentos de que poderá precisar.
A funcionalidade Desequilíbrios de competências apresenta as competências mais procuradas e as mais sobrecarregadas em 40 países. Clicando numa competência obtém uma definição e informação detalhada sobre as profissões relacionadas. Também é possível comparar os resultados de diferentes países e, em alguns países, de diferentes regiões.
A secção Imprensa e publicações é particularmente útil para empregadores, pois contém uma visão global dos desequilíbrios de competências em cada um dos 40 países, facultando um instantâneo útil das situações nacionais. Como tal, pode ajudá-lo(a) a melhor utilizar as competências disponíveis na mão-de-obra do seu país.
Ligações úteis:
Base de dados Skills for Jobs
Desequilíbrios de competências
Informações adicionais:
Encontrar um Conselheiro EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços da EURES para empregadores
Calendário de Eventos EURES
Próximos Eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
Informação detalhada
- Data de publicação
- 24 de janeiro de 2019
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Notícias externas EURES
- Sugestões e Dicas
- Notícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidade
- Notícias/relatórios/estatísticas
- Tendências de recrutamento
- Juventude
- Setor
- Accomodation and food service activities
- Activities of extraterritorial organisations and bodies
- Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
- Administrative and support service activities
- Agriculture, forestry and fishing
- Arts, entertainment and recreation
- Construction
- Education
- Electricity, gas, steam and air conditioning supply
- Financial and insurance activities
- Human health and social work activities
- Information and communication
- Manufacturing
- Mining and quarrying
- Other service activities
- Professional, scientific and technical activities
- Public administration and defence; compulsory social security
- Real estate activities
- Transportation and storage
- Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
- Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles