Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia8 de outubro de 2020Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

EURES ajuda Pere a iniciar uma nova carreira no estrangeiro

A participação num evento de informação em Espanha foi o início da viagem de Pere com a EURES. Desde essa altura, Pere mudou-se para a Alemanha e concluiu o seu primeiro ano de formação profissional.

EURES helps Pere begin a new career abroad
Pere Castellvell

Tendo tido vários empregos em diferentes áreas no seu país de origem, Pere Castellvell estava à procura de emprego no setor da hotelaria e da restauração quando participou no evento «Viver e Trabalhar na Alemanha», realizado na Catalunha, em Espanha.

No evento, Pere manifestou interesse em potenciais oportunidades na Alemanha e puseram-no em contacto com Sofia Tornikidou, conselheira EURES do serviço de colocações internacionais (Zentrale Ausland- und Fachvermittlung, ZAV), um departamento da Agência Federal de Emprego alemã.

Conselheira EURES ajuda a identificar oportunidades de formação profissional

Sofia começou a ajudar Pere a procurar oportunidades de emprego na Alemanha. Até essa altura, Pere tinha-se centrado no setor da hotelaria e da restauração, mas não tinha conseguido encontrar muitas oportunidades por não ter habilitações e experiência pertinentes. Sofia incentivou-o a alargar a pesquisa e a procurar um programa de aprendizagem para se especializar numa área diferente. A Alemanha é famosa pelo ensino e formação profissionais e Sofia sabia que haveria oportunidades para Pere no país.

«Como conselheira de orientação profissional, informei-o sobre as oportunidades de formação profissional para jovens na Alemanha», recorda. «Depois de lhe explicar como funciona o sistema de ensino alemão, sugeri que se candidatasse a programas de aprendizagem. Revimos os documentos de candidatura em conjunto e falámos sobre as oportunidades de financiamento.»

Apoio financeiro no âmbito da iniciativa «O teu primeiro emprego EURES»

Com a ajuda de Sofia, Pere conseguiu um programa de aprendizagem como operador de armazém numa empresa em Estugarda, na Alemanha. Sofia também o ajudou a receber apoio financeiro através do programa «O teu primeiro emprego EURES». «O teu primeiro emprego EURES» é um programa de mobilidade profissional dirigido a cidadãos da UE com idades entre os 18 e os 35 anos que procuram oportunidades de emprego ou de formação noutro Estado-Membro da UE. Através deste programa, Pere obteve apoio financeiro para se mudar para a Alemanha.

Prosseguir a sua nova carreira numa função especializada

Quando Pere concluiu o seu programa de aprendizagem em 2019, a empresa ofereceu-lhe a oportunidade de prosseguir a sua carreira com uma formação de especialista em logística de armazém. Pere está ciente da evolução profissional que teve desde que se mudou para a Alemanha e está grato à EURES por todo o apoio. «Obrigada EURES e ZAV. Estou muito grato e feliz por poder aproveitar esta oportunidade fantástica que a Europa me deu», diz Pere. «Congratulo-me com esta oportunidade e recomendo a formação profissional.»

Com o apoio da EURES, Pere adquiriu novas competências e uma qualificação profissional. Deseja agora continuar a avançar na sua carreira e está a aperfeiçoar os conhecimentos de alemão e inglês para se preparar para novos desafios. «Posso progredir ainda mais», afirma.

Se também tiveres entre 18 e 35 anos e estiveres interessado em encontrar uma oportunidade de emprego ou formação noutro país da UE, na Noruega ou na Islândia, «O teu primeiro emprego EURES» pode ajudar-te. Para mais informações, contacta um conselheiro EURES ou aceda a: https://www.yourfirsteuresjob.eu/

 

Ligações úteis

O teu primeiro emprego EURES

 

Informações adicionais

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços da EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Histórias de sucessoJuventude
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.