
Há dez anos, Darren Kelly mudou-se da Irlanda para a Alemanha em busca de uma carreira no setor do desenvolvimento de jogos, com o apoio da EURES. Atualmente, ocupa o cargo de programador principal, com 10 anos de experiência adquirida em estúdios sediados em Berlim e Munique. Darren está agora a planear regressar à Irlanda e iniciar a sua própria empresa, e entrou em contacto para agradecer à EURES o apoio recebido no início do seu percurso.
«Gostaria apenas de agradecer à EURES por me ter ajudado a dar os primeiros passos no setor dos videojogos», afirma Darren. «É um setor manifestamente difícil para quem está a começar e não tem experiência. Não sei como teria sido o rumo da minha vida sem essa ajuda inicial tão importante.»
Da Irlanda para a Alemanha
Darren, com 31 anos, de Clane, no condado de Kildare, contactou pela primeira vez a EURES em 2015, pouco depois de concluir a licenciatura em Programação de Jogos Digitais na South East Technological University, em Carlow, estando então à procura do seu primeiro emprego no setor dos videojogos. Quando Darren não conseguiu encontrar o que procurava na Irlanda, começou a explorar opções no estrangeiro, tendo participado num programa EURES direcionado para as áreas de animação e programação de jogos. Foi graças a este programa que conseguiu o seu primeiro emprego no setor dos videojogos, em Berlim.
Nessa altura, a EURES Irlanda mantinha uma cooperação estabelecida com várias empresas europeias do setor dos videojogos e da animação, que disponibilizavam vagas para recém-licenciados. Ao abrigo do projeto, a EURES Irlanda comparticipava alguns dos custos associados à deslocação. Darren foi um dos participantes irlandeses a quem foi oferecida uma colocação na Alemanha.
«Foi esta oportunidade que me permitiu entrar no mercado e iniciar a minha carreira no setor», afirma Darren. Embora tivesse inicialmente planeado frequentar um curso de línguas com o apoio da EURES antes de se mudar para a Alemanha, a empresa que lhe ofereceu o emprego queria que começasse o mais rapidamente possível. Embora utilizasse o inglês no ambiente de trabalho, aprender alemão através de cursos frequentados na Alemanha ajudou-o a lidar com mais facilidade com as situações do quotidiano.
Durante os primeiros dois anos e meio, Darren viveu e trabalhou em Berlim. Posteriormente, mudou-se para Munique, na Baviera, e atualmente trabalha remotamente a partir de casa, em Augsburgo. Ao longo da última década, a sua carreira evoluiu de forma significativa e, atualmente, é programador principal, com um sólido conjunto de competências técnicas e uma vasta experiência no setor.
«Foi uma experiência de que gostei verdadeiramente», afirma Darren. «Recomendo vivamente. Transformou-me positivamente enquanto pessoa. Cresci de formas que, sinceramente, não creio que teria alcançado se tivesse permanecido sempre na Irlanda, tanto ao nível da minha independência, como da carreira e da vida pessoal.»
Planos para o futuro
Darren tem agora planos para regressar à Irlanda, país que está, neste momento, a investir no crescimento do seu setor de jogos digitais, através de várias medidas, nomeadamente incentivos fiscais. O seu objetivo passa por abrir um estúdio de videojogos. «Gostaria de começar de forma modesta», refere, «construindo excelentes ferramentas e tecnologia para jogos que possa comercializar, enquanto desenvolvemos os nossos próprios jogos.»
Acrescenta ainda: «Nunca há um momento ideal para lançar uma empresa, mas chega sempre a altura em que é preciso dar o salto! Vou começar de forma gradual e tentar criar fontes de receita com as ferramentas que tenho vindo a desenvolver, antes de me dedicar totalmente a este sonho ambicioso.»
«Acredito que as competências técnicas e a experiência única que adquiri ao longo da minha carreira me ensinaram bastante sobre como criar e operar jogos em larga escala e quais as ferramentas necessárias para o fazer. Tenho também conhecimentos valiosos sobre como desenvolver ferramentas para o motor de jogo Unity que permitirão à minha empresa destacar-se e acelerar progressivamente o processo de desenvolvimento.»
Como a EURES pode ajudar atualmente
Os candidatos a emprego europeus como Darren podem beneficiar do EURES Targeted Mobility Scheme. Ao abrigo deste programa, os cidadãos da UE que se deslocam para trabalhar noutro país da UE podem receber apoio financeiro para cobrir as despesas de deslocação para entrevistas, recolocação, formação linguística e reconhecimento das suas qualificações.
Kamila Weglicka de Carvalho, do Gabinete de Coordenação da EURES Irlanda, afirma: «Dar o passo de se mudar para um novo país para começar um novo emprego e um novo estilo de vida é uma grande decisão. A EURES pode tornar esse processo um pouco mais fácil, ao ajudar a garantir um emprego antes da partida e ao disponibilizar apoio financeiro para cobrir os custos da recolocação.»
Clique para ler mais sobre a estratégia de crescimento da Irlanda no setor dos jogos digitais.
Ligações úteis:
Estratégia de crescimento do setor dos jogos digitais da Irlanda
Informações adicionais:
Procurar Conselheiros EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de eventos EURES
Próximos eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no X
A EURES no LinkedIn
A EURES no Instagram
Informação detalhada
- Data de publicação
- 12 de maio de 2025
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Negócios / Empreendedorismo
- Caixa de ferramentas da UE para mobilidade
- Formação EURES
- Sugestões e Dicas
- Notícias internas da EURES
- Notícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidade
- Notícias/relatórios/estatísticas
- Tendências de recrutamento
- Juventude
- Seções relacionadas
- Serviços EURES
- Ajuda e Apoio
- Sugestões e Dicas
- Informações sobre o mercado de trabalho
- Vida & Trabalho
- Setor
- Arts, entertainment and recreation
- Education
- Information and communication
- Other service activities