Etapa 1: Antes do evento da rede de contactos
Procure o evento certo para si
Existem muitos eventos para estabelecimento de contactos e muitos estarão concebidos à medida para temas, sectores ou países específicos. Certifique-se de que escolhe um que tenha a ver consigo e no qual tenha interesse, de modo a poder partilhar as suas opiniões com as pessoas que vai encontrar. O sítio Web das Jornadas Europeias do Emprego é um bom ponto de partida se pretende saber quais os eventos que vão ter lugar.
Prepare o seu «discurso de elevador»
Embora a interação numa rede de contactos não tenha apenas a ver com a venda da sua imagem, pode ser uma boa ideia ter uma breve apresentação preparada sobre quem é e o que poderia fazer de si uma mais-valia para um potencial empregador. Concentre-se nas qualificações e experiência relevantes, mas também naquilo que o/a distingue de todos os outros.
Certifique-se de que o seu perfil no LinkedIn está atualizado
Se as pessoas que encontrou quiserem saber mais sobre si, o LinkedIn será provavelmente o primeiro lugar onde vão procurar. Manter o seu perfil no LinkedIn atualizado vai ajudar a garantir que causa a melhor impressão possível e que divulga amplamente as suas qualificações e experiência.
Verifique a lista de oradores e participantes (se disponível)
Saber quem mais vai participar no evento pode ajudá-lo(a) a planear com antecedência a forma como emprega o seu tempo. Pode identificar determinadas pessoas com quem gostaria de falar ou sessões específicas em que gostaria de participar, algo que o/a pode ajudar a garantir que tira o maior partido possível do evento.
Etapa 2: Durante o evento da rede de contactos
Participe
Interagir numa rede de contactos pode ser uma experiência assustadora, mas o que se obtém em troca compensa o risco, portanto não deixe que os nervos levem a melhor! Assegure-se de que contacta com as pessoas e que começa a estabelecer aquelas ligações preciosas que são, afinal, o motivo pelo qual se encontra no evento. Se o evento tiver uma etiqueta (hashtag) específica, o envolvimento através das redes sociais pode ser também uma excelente forma de interagir com as pessoas à sua volta.
Quebre o gelo
É possível que conheça as pessoas com quem está a interagir, mas também pode ser que não. Em todo o caso, uma boa forma de quebrar o gelo pode ser questioná-las sobre o trabalho que têm ou sobre a sua empresa e manifestar interesse naquilo que fazem. Naturalmente que, a um dado momento, vai querer dar a conhecer a sua experiência e aptidões, mas será sensato não lançar de imediato o seu «discurso de elevador», pois pode haver quem considere essa abordagem desmotivante.
Peça – e distribua – cartões de visita
Algumas pessoas vão entregar-lhe diretamente os seus cartões de visita, mas outras não o farão. Por isso, não tenha receio de pedir, em especial se for a alguém por quem tenha um real interesse. Ficar na posse das informações de contacto dessas pessoas é uma componente essencial do pós-evento.
De igual modo, certifique-se de que entrega o seu cartão para que os seus interlocutores disponham da sua informação de contacto e de um lembrete sobre a sua pessoa!
Etapa 3: Após o evento da rede de contactos
Seguimento
Este é provavelmente o ponto mais importante de todos – se não der seguimento aos contactos que fez, todo o esforço que investiu ao participar no evento e ao estabelecer contactos poderá ficar reduzido a nada. Tire partido dos cartões de visita que reuniu e não deixe a conversa esmorecer!
Ligação no LinkedIn
O LinkedIn é uma gigantesca rede de contactos em linha e é também uma das mais importantes plataformas de recrutamento da Internet. Ao estar ligado(a) a pessoas que conheceu, vai poder demonstrar o seu interesse por elas e pelo seu trabalho, acolhendo em simultâneo os contactos destas na sua própria rede. Também vale a pena enviar-lhes uma mensagem personalizada que tenha a ver com o evento, de modo a permitir-lhes identificar de onde o/a conhecem e a impulsionar a continuidade da vossa conversa.
Se está a interrogar-se sobre os benefícios de criar uma rede de contactos, leia o artigo O que pode uma rede de contactos fazer por mim? E, se a sua rede de contactos o fez chegar a uma entrevista, 5 dicas para obter nota máxima na entrevista será uma excelente leitura.
Informações adicionais:
Encontrar um Conselheiro EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de Eventos EURES
Próximos Eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
A EURES no Google+
Informação detalhada
- Data de publicação
- 7 de junho de 2017
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Negócios / Empreendedorismo
- Melhor prática EURES
- Tendências de recrutamento
- Juventude
- Seções relacionadas
- Setor
- Accomodation and food service activities
- Activities of extraterritorial organisations and bodies
- Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
- Administrative and support service activities
- Agriculture, forestry and fishing
- Arts, entertainment and recreation
- Construction
- Education
- Electricity, gas, steam and air conditioning supply
- Financial and insurance activities
- Human health and social work activities
- Information and communication
- Manufacturing
- Mining and quarrying
- Other service activities
- Professional, scientific and technical activities
- Public administration and defence; compulsory social security
- Real estate activities
- Transportation and storage
- Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
- Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles