Juliette registou-se na EURES França (Pôle emploi) para obter ajuda na sua procura de um emprego no estrangeiro. Sébastien Faure, funcionário da EURES França, aconselhou-a a pesquisar empresas na Irlanda, as quais contratam muitos jovens de outros países. A EURES França também ajudou Juliette na sua procura de emprego ao ajudá-la a não desistir quando perdia a esperança e prestando-lhe apoio financeiro para participar nas entrevistas.
Juliette recebeu um apoio personalizado de Sébastien, que trabalha no serviço público de emprego francês desde 2007. «Trabalho na unidade de mobilidade e colocação internacional do Pôle emploi, e faço parte da equipa de cerca de 70 funcionários da EURES França,» explica Sébastien. «Prestamos apoio a cerca de 7000 candidatos com projetos de mobilidade e promovemos cerca de 6000 ofertas de emprego por ano em todo o mundo. A nossa missão é apoiar os candidatos com informações sobre condições de vida e de trabalho, e prestar-lhes assistência na procura de emprego na Europa e em todo o mundo. Apoiamos também as empresas europeias e estrangeiras em matéria de recrutamento e serviços digitais.»
Graças ao apoio da EURES, Juliette conseguiu um contrato de trabalho permanente numa plataforma de gestão de relações com os clientes em nuvem (CRM) que ajuda as empresas a interagir com os seus clientes, com sede em Dublim. Começou a trabalhar na empresa em fevereiro de 2019 no âmbito de um programa de pós-graduação em vendas. Trabalhar no estrangeiro permitiu-lhe conhecer novas pessoas e melhorar o seu inglês. «Como fiquei na Europa, posso ver a minha família e os meus amigos com frequência, sem deixar de viver ao máximo a minha experiência de trabalho no estrangeiro», explica.
Para Juliette, as principais dificuldades de ir trabalhar para outro país foram a burocracia e o facto de estar longe da família e amigos, embora estejam à distância de uma breve viagem de avião. Também refere que lhe foi difícil habituar-se ao clima. «No entanto, a Irlanda é um país extraordinário com pessoas fantásticas», afirma. «Dublim é uma cidade muito dinâmica, com muitas pessoas de outros países, o que é muito interessante.»
Qual é o principal conselho que Juliette gostaria de deixar a quem esteja a pensar mudar-se para outro país e viver uma experiência semelhante à sua? «Não hesitem em candidatar-se. Não tenham medo. Viver no estrangeiro é uma experiência fantástica que nos permite desenvolvermo-nos a nível pessoal e adquirirmos novas perspetivas. Recomendo totalmente a EURES.»
Informações adicionais:
Encontre um Conselheiro EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de Eventos EURES
Próximos Eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
Informação detalhada
- Data de publicação
- 13 de setembro de 2019
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Notícias externas EURES
- Histórias de sucesso
- Juventude
- Seções relacionadas
- Setor
- Accomodation and food service activities
- Activities of extraterritorial organisations and bodies
- Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
- Administrative and support service activities
- Agriculture, forestry and fishing
- Arts, entertainment and recreation
- Construction
- Education
- Electricity, gas, steam and air conditioning supply
- Financial and insurance activities
- Human health and social work activities
- Information and communication
- Manufacturing
- Mining and quarrying
- Other service activities
- Professional, scientific and technical activities
- Public administration and defence; compulsory social security
- Real estate activities
- Transportation and storage
- Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
- Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles