O portal EURES contém muitas informações sobre a vida e o trabalho na UE, com factos e números discriminados por país e apenas a um clique de distância. A EURES pretende ser o seu primeiro ponto de contacto para ajudar na procura de emprego noutro país da UE e poderá encaminhá-lo para as fontes de ajuda mais adequadas.
Uma boa fonte de informação para além do sítio Web EURES para candidatos a emprego que pretendem encontrar trabalho na Alemanha é www.make-it-in-germany.com, o sítio Web do governo federal alemão para profissionais estrangeiros qualificados.
Contém versões em inglês, francês e espanhol, com informações limitadas em 10 outras línguas, incluindo o italiano e o português. O sítio Web contém informação de base sobre a formação, os impostos e o emprego, bem como estudos de casos de trabalhadores internacionais qualificados que se mudaram para a Alemanha.
Poderão ser colocadas perguntas adicionais através de uma linha telefónica direta, de uma mensagem de correio eletrónico ou de um chat em texto. Uma das agências que se encontra por trás destas opções de contacto é o Serviço de Recrutamento Internacional e Especializado (Zentrale Auslands- und Fachvermittlung, ZAV) da Agência Federal de Emprego Alemã (Bundesagentur für Arbeit). Como parte da rede EURES, o ZAV é o organismo central para todas as questões sobre viver e trabalhar na Alemanha. O pessoal do ZAV está também presente em feiras de emprego internacionais e eventos de informação no seu país de origem e organiza frequentemente Jornadas Europeias do Emprego em linha sobre o trabalho e a vida na Alemanha.
Os empregadores alemães têm grande procura de pessoal altamente qualificado, em especial engenheiros e técnicos, pessoal de TI, médicos e enfermeiros. Além disso, os setores da logística e da construção procuram trabalhadores qualificados. Mais de 90 % das empresas alemãs são pequenas e médias empresas, que representam dois terços do total de postos de trabalho e mais de metade da produção económica da Alemanha. É importante notar que muitas destas empresas, apesar de algumas serem líderes de mercado no seu setor, estão situadas em pequenas cidades ou zonas rurais, e não necessariamente em grandes cidades.
O tipo mais comum de emprego na Alemanha é o contrato de duração indeterminada, a tempo inteiro, com uma semana de trabalho de cerca de 40 horas. No entanto, esta situação tornou-se menos comum e novos tipos de emprego, como o trabalho a termo, o trabalho a tempo parcial e o trabalho temporário, tornaram-se mais frequentes.
As formas de trabalho por conta própria também se tornaram cada vez mais importantes nos últimos anos e o número de trabalhadores por conta própria aumentou acentuadamente. Qualquer pessoa que pretenda criar uma empresa tem de se inscrever no Gewerbeamt (Gabinete de Registo de Empresas) da autoridade local onde terá a sua sede. O trabalhador independente deverá inscrever-se na Finanzamt (Repartição de Finanças). As câmaras da indústria e do comércio, as câmaras de comércio qualificado, as associações profissionais e as instituições financeiras podem prestar aconselhamento sobre os procedimentos.
Ligações úteis
Serviço Internacional de Emprego
Informações adicionais
Encontre um Conselheiro EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de dados de ofertas de empregoEURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de Eventos EURES
Próximos Eventos em Linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
Informação detalhada
- Data de publicação
- 10 de maio de 2019
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Negócios / Empreendedorismo
- Notícias externas EURES
- Sugestões e Dicas
- Notícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidade
- Notícias/relatórios/estatísticas
- Tendências de recrutamento
- Seções relacionadas
- Setor
- Accomodation and food service activities
- Activities of extraterritorial organisations and bodies
- Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
- Administrative and support service activities
- Agriculture, forestry and fishing
- Arts, entertainment and recreation
- Construction
- Education
- Electricity, gas, steam and air conditioning supply
- Financial and insurance activities
- Human health and social work activities
- Information and communication
- Manufacturing
- Mining and quarrying
- Other service activities
- Professional, scientific and technical activities
- Public administration and defence; compulsory social security
- Real estate activities
- Transportation and storage
- Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
- Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles